32% dos computadores de todo o mundo estão infectados

Segundo relatório da PandaLabs, cerca de 32% dos computadores de todo o mundo estão infectados por malwares. Certamente um número muito alto e que chama atenção.

Segundo o relatório, o número de ameaças online no banco de dados da Panda em 2012 foi de 125 milhões. O número de pragas virtuais criadas a cada dia chega a ultrapassar a casa dos 70 mil sendo que desses, os trojans representando a maioria. O relatório aponta ainda que o grande aumento dessas pragas deve-se principalmente pelo uso de kits automatizados como o Black Hole.

Com relação aos locais com maior número de contaminação, como sempre a China está no topo da lista com 55% dos computadores estão infectados, seguido pela Coreia do Sul com 54% e Taiwan com 42%. O Brasil está na “média”, com 32% dos computadores analisados infectados.

32% dos computadores de todo o mundo estão infectados

A PandaLabs revelou ainda que os principais alvos dos criminosos são os softwares populares como Java, Adobe Acrobat Reader e Flash. O Java que é instalado em milhões de dispositivos e frequentemente sofre com ataques graças as suas múltiplas falhas de segurança.

Como já era esperado, o estudo apontou também que as redes sociais estão na mira de cibercriminosos pois à partir delas é fácil enganar usuários desavisados. O Skype que agora substituiu o velho MSN/Messenger também é um alvo que deverá ser muito explorado.

Não podemos também deixar de citar o sistema Android do Google que se tornou dominante em smartphones e está sendo usado também por Smart TVs. Certamente passará a ser um dos principais alvos de ataque nos próximos anos.

9 comments on “32% dos computadores de todo o mundo estão infectados
  1. Émerson

    Realmente por isso existem tanto antivírus que até é difícil escolher um que nos agrade.

  2. Virus

    O melhor antivírus é o usuário…

    • José

      Com é chato ler isso! Todo texto sobre vírus tem alguém que escreve: – O melhor antivírus é o usuário – Uso Linux, não me preocupo com vírus Comentários infantis!

      • Virus

        Obrigado, adulto.

  3. Anderson

    Creio que os vírus são criados em grande parte pelas empresas desenvolvedoras de sistemas de segurança, para testá-los e pelas empresas de anti-vírus, para desabilitá-los.

  4. Fred

    José, você acha que os crackers vão criar vírus para o sistema Linux onde detém +- 2% de mercado enquanto o windows tem a fatia de 95% do mercado. Os caras não tem interesse no linux por não quererem perder tempo com coisa pequena. O dia que o linux crescer substancialmente no mercado aí você vai ver que não existe sistema que os caras não penetrem.

    • Helio

      Tambem concordo com vc Fred, essa de dizer que o linux não pega virus é tremenda balela. Os caras não vão perder tempo com um SO pouco usado, uns criam e outros destroem e todo mundo ganha. Uso linux e windows e não me descuido.

  5. Walter Mendes

    Se o melhor antivírus fosse o usuário como é propagado por aí, os antivírus de pessoas que navegam em sites seguros não ficariam infectados! Hoje há arquivos maliciosos em qualquer página da internet! Java, arquivos de supostas atualizações flash entre tantos infectam máquinas todos os dias. O Facebook e o Orkut são vírus em si! Portanto, há a necessidade de um antivírus sim!

  6. leo

    99% das falhas não tem como negar são dos usuarios, como certa vez um professor de ensino medio disse sou bastante observador. citarei alguns exemplos mesmo de profissionais de TI, não tem o costume de ler pop up de supostas atualizações, clicam em links fraudulentos em seus emails ou o famoso você é 999 acaba de ganhar u m premio. alguns sites cde donwloads contribui pra a disseminação de malwares, posso citar aqui o mais famoso site do brasil o baixaki. as pessoas veem aquelas barras de ferramentas, acabam se acostumando e achando normal. já peguei computadores que tinha metade da tela só com toolbars.

Comments are closed.