Alternativas gratuitas ao AUTOCAD

O AUTOCAD é o software líder do mercado quando o assunto CAD, mas o problema é que nem todas as pessoas tem mais de US$4.000,00 para pagar pelo programa ou querem utilizar “métodos alternativos” para ativá-lo, pensando nisto, aqui estão algumas boas alternativas gratuitas.

1. CoCreate Modeling Personal Edition 2.0: Sistema CAD 3D que suporta um conjuntos com até 60 peças além de ser muito leve e flexível.

2. Alibre Design Xpress: Possui diversos recursos para você começar um projeto em 3D para seus negócios. A interface de fácil compreensão promete ajudar principalmente os novatos no uso das ferramentas.

3. DoubleCAD XT: Lançado em fevereiro deste ano, o programa traz uma bom número de ferramentas sendo semelhante ao AutoCAD 2008 até mesmo na interface.

4. progeCAD 2008 Smart!: Outra alternativa gratuita para uso pessoal e com diversas funcionalidades de uma ferramenta CAD avançada. Um único ponto negativo do programa é que ele imprimi os documentos com uma pequena marca d’agua que pode ser removida com esta ferramenta.

É isso aí!, se alguém conhecer outras alternativas gratuitas ao AUTOCAD, sinta-se a vontade para indicá-las nos comentários.

14 comments on “Alternativas gratuitas ao AUTOCAD
  1. marcelo

    Uso e indico também o MSCad, um software brasileiro, gratuito, tamanho minúsculo (apenas 4 mb), mas com inúmeras funções semelhantes ao famoso AutoCad. Vale a pena conferir. Quem já é acostumado com o AutoCad se impressiona ao ver a qualidade e quantidade de funções do MSCad. É uma alternativa à altura do famoso AutoCad. Veja as principais características do MSCad: – Utilização completamente livre e gratuita; – Abre, edita, salva e imprime *.dwg e *.dxf nas versões 2.5 à 2007; – Extensão nativa própria *.msc extremamente compacta e otimizada; – Todos os comandos usuais básicos para edição e visualização; – Cria e edita textos, linhas, polígonos, arcos, círculos, elipses, cotas, hachuras, imagens etc; – Comandos mover, espelhar, escalar, girar, apagar, offset, trim, extend, stretch, from, auxiliar etc; – Mede distâncias e áreas interativamente; – Snap e Ortogonal; – Janela de Navegador com vista aérea e janela de Zoom localizado; – Janela de propriedades e atributos por elemento selecionado; – Inclui conversor integrado para converter em lote bidirecionalmente entre *.dwg e *.dxf; – Permite a rápida verificação de novas versões disponíveis para download; – Gerencia níveis e páginas, no model ou paperspace; – Pré-visualização de arquivos; – Lista de comandos de fácil acesso; – Vistas em perspectivas isométricas e genéricas; – Suporta duas e três dimensões; – Pode converter versões e formatos de arquivos; – Interface amigável e intuitiva; – Extremamente leve e rápido; – Todos os comandos e funções em português; – Instalação e funcionamento independentes de outros sistemas; – É portátil, podendo ser executado diretamente de um dispositivo USB, como um pen-drive; – Suporte técnico gratuito diretamente com o desenvolvedor; Link para download: http://www.daciocarvalho.com.br/click.php?url=www.daciocarvalho.com.br/downloads/MSCad.zip

  2. Jhonny Costa

    @marcelo: Obrigado pela contribuição amigo, não conhecia este programa. Abç

  3. alexandre maia

    Algum desses programas tem compatibilidade com Mac OS?

  4. Celso Catelani (Aranha)

    Muito boa tarde! Realmente o MSCad é fenomenal, testei com vários arquivos dwg e fiquei muito bem impressionado com o software, que permite a geração de trabalhos avançados de forma livre e com compatibilidade total nos arquivos gerados. É um projeto brasileiro suportado por contribuições de usuários. Façam o download, experimentem, comprovem, contribuam e registrem sua cópia. Eu vou contribuir e registrar a minha.

  5. sergio dias

    …é verdade, o mscad é muito bom mesmo. leve e bastante estável. vale a pena conferir. além de ser atualizado quase todo dia, com correções ou melhorias sempre tornando-se melhor, sem contar ainda a facilidade de conseguí-lo e da sua atualização automática ! experimentem !

  6. Manuel

    Eu uso o progecad e estou muito satisfeito. A versão 2010 está brutal. Já nem falando da importação directa de pdf e exportação para o google. Eu fiz o download progecad http://loja.zalox.com Só falta dar em linux.

    • Manuel

      Já foi lançada a nova versão do progeCAD 2011 que tem suporte para dwg 2012. http://loja.zalox.com foi onde comprei. Enviaram a chave no mesmo dia.

  7. Márcio Fão

    Com certeza, o QUe mais se assemelha ao Autocad em comandos e interface foi o projecad. pra conseguir instalar o 2009 no win7 foi necessário aticvar a compatibilidade XPsp3. O MS cad tb é um que quebra o galho direitinho, mas tem algumas limitações que doem na versão free.

  8. Marcio Almeida

    O ZWCad é o programa que mais se assemelha ao AutoCad. Foi construído sobre a plataforma Windows. Portanto funciona em Windows XP, Vista, 7. Existe até versão no idioma Português.

  9. Ricardo Caldas

    Eu também comprei o progesoft progecad na promoção em loja.zalox.com e acho que é a melhor alternativa ao autocad. Ainda por cima só custa 245 Euros + Iva.

  10. Netto

    O MSCad não é gratuito, se foi não já não é mais… apesar de barato eu achei ele muito ruim em relação ao DraftSight e o visual dele é uma agressão aos olhos. ODIEI

  11. Claudio

    O MSCAD deixou de ser gratuito. A melhor opção hoje é o DRAFTSIGTH, da sessault systems. Gratuito, importa e exporta, os mesmos atalhos de teclado do AutoCad, mas só funciona em 2D;

  12. Joao

    Aconselho o GstarCAD 2012 ou o GstarCAD 8 é compatível com o AutoCAD 2014. Para mim o software de CAD alternativo mais completo e semelhante. Também é low-cost.

  13. Vitor

    Existe em alternativa ao autocad, o zwcad (software pago, cerca de 400/500€) faz quase tudo o que o original faz, os comandos e variáveis são a mesma coisa…aconselho!

Comments are closed.