App File Associations no Windows 8.1: Maneiras de configurar, importar e exportar arquivos

As configurações de arquivos contam com possibilidades bem diversificadas em seu uso e manejo à medida que novas versões dos sistemas operacionais são criadas e isto também ocorre com o sistema da Microsoft através da App File Associations no Windows 8.1.

Com relação a este assunto, nas versões do Windows 7 era possível criar e alterar associações de arquivos para configuração através do uso do painel de controle do computador por meio do ícone “Programas Padrão”.

No Windows 8 e 8.1 esse mecanismo também pode ser utilizado através do link “Configurações do PC” identificando e associando as diferentes extensões dos arquivos – como .doc, .jpg e outros – que serão abertos pelo sistema operacional.

App File Associations no Windows 8.1: maneiras de configurar, importar e exportar

Como configurar as associações de arquivos no Windows 8.1

Neste aspecto a primeira ação importante se refere a configurar como desejado a maneira das associações de arquivos no Windows 8.1 que pode ser obtida por meio de um clique inicial na barra Charms selecionando logo depois Configurações escolhendo em seguida “Alterar configurações do PC”.

A partir deste ponto escolha no lado esquerdo da tela Pesquisar e aplicativos no qual a sua opção será Padrões ou Defaults e neste momento será preciso que você escolha o padrão de aplicativo que será modificado.

É possível neste ponto clicar no aplicativo de forma específica para mudar o seu padrão de funcionamento ou ainda clicar em “Escolher um padrão” párea verificar as melhores possibilidades de novo padrão do aplicativo desejado por você.

Existe ainda neste caso a alternativa de escolher os aplicativos padrão por tipo de link ou protocolo a ser utilizado e nesta situação basta selecionar a interface Moderna UI ou Desktop para ocorrer a nova definição de padrão desejada.

Além disso, pode acontecer a configuração para a escolha de aplicativo padrão por protocolo na qual ocorre a associação de protocolos relacionados com aplicativos específicos de determinada ação ou programa.

Maneira de exportar e importar associação de arquivos no Windows 8.1

Agora que já foram definidas e delimitadas todas as configurações para associação de arquivos é possível exportar e salvar as mudanças feitas sendo esta ação de grande validade quando as novas configurações forem relacionadas com uma rede de computadores que precisam todos receberem os mesmos roteiros de funcionamento.

A exportação das associações de arquivos podem ser realizadas no Windows 8.1 por meio da abertura de um comando Prompt elevado digitando o código Dism.exe /Online /Export-DefaultAppAssociations:C:\FileAssociations.xml e clicando “Enter” logo em seguida surgindo assim um arquivo no seu Disco C com o nome “FileAssociations.xml.

E caso você deseje importar estas configurações para associação de arquivos em outra máquina basta utilizar o código Dism.exe /Online /Import-DefaultAppAssociations:C:\FileAssociations.xml e acionar o “Enter” logo em seguida ficando os mapas de listas prontos para serem utilizados.

Conclusão

Assim, o mecanismo de App File Associations no Windows 8.1 se refere a uma ferramenta importante de mudança das configurações de seu sistema permitindo a associação de diferentes tipos de arquivos a serem usados de acordo com suas principais demandas e necessidades.