Arcade Game Studio: Criar jogos de Arcade é fácil!

Se você sempre quis criar os seus próprios jogos de videogame mas acha os programas disponíveis muito complicados, uma boa dica é conferir o Arcade Game Studio, uma ferramenta que permite ao usuário criar facilmente um jogo no estio Arcade. O programa realmente é muito mais simples do que a maioria dos outros programas e permite ainda uma série de recursos realmente muito interessantes.

Como o programa é realmente é mais voltado para as pessoas que estão começando na área de programação, ele permite que se escolham determinados elementos que já estão configurados no sistemas. Mas é claro que além de escolher determinados elementos que estão prontos no sistema, o usuário também poderá fazer uma série de personalizações para deixar o game com a cara que o usuário deseja.

Fazendo o seu game

É claro que, apesar de ser mais simples do que a maioria dos outros programas que permitem com que se faça um game, é necessário ter um pouco de conhecimento ou pelo menos bastante paciência para conseguir realmente testar todas as possibilidades que o game oferece. Mas o interessante do programa e que dentro dele mesmo existem alguns tutoriais que ensinam os caminhos para quem está começando e também mostram como usar alguns dos principais efeitos e recursos do programa.

Arcade Game Studio

Na tela inicial o jogador encontra diversas divisões, como um todo (“Game”), a jogabilidade (“Gameplay”), sons gerais (“General sound”), personagens (“Charsets”), vida extras (“Extra life”) e fim de jogo (“Game end”). Esses grupos contêm várias entradas que podem ser modificadas individualmente.

O jogador poderá definir ainda o estilo da jogabilidade final do game, sendo que é possível escolher entre os games no estilo scrooling shooter vertical ou horizontal, labirinto, plataforma, dentre outros.

Licença: Freeware (Grátis)
Sistemas: Windows XP/Vista/7/8
Download: www.arcadegamestudio.com/download

6 comments on “Arcade Game Studio: Criar jogos de Arcade é fácil!
  1. marcos vinicius

    e muito difícil usar este programa

  2. Paulo Andrés

    É relativamente fácil usar o programa sim. Estou a 6 meses fazendo meu game nele, e já completei 50% deste, trabalhando sempre nas horas vagas (madrugadas e alguns feriados). Pra quem quiser conferir o andamento do projeto mantenho um blog com atualizações constantes: http://zebaldinho.blogspot.com.br/ Valeu.

    • Jorge

      Prezado! Excelente o teu Projeto. Quero desenvolver o meu Projeto Educacional no ambiente AGS e gostaria de ajuda em algumas dúvidas. Poderias me ajudar? Obrigado, Jorge.

      • Paulo Andrés.

        Olá, Jorge. Sim, está nos meus planos, até o final do ano, traduzir do inglês para o português o manual do ARGS. É um programa com suas limitações (infelizmente, só roda em ambiente windows, e os jogos tem o limite da resolução 256X256, que é baixa para os padrões atuais). No entanto, melhor isso do que nada para quem não sabe programar, ou quem quer baratear e tornar possível fazer algum game. Esse ano coloquei no meu planejamento do Ensino Médio (onde dou aula de Artes nos períodos noturnos) De tentar realizar um game curto e simples com meus alunos, vai ser minha primeira experiência nesse sentido, de produção compartilhada de um game usando o ARGS. Se quiser entrar em contato me procure no facebook.

    • Jorge

      Prezado: Poderias dar um apoio aos iniciantes nesta Ferramenta? Obrigado.

  3. Jorge

    Falta um Forum de Discussões para o AGR, e um Passo a Passo detalhado, para ensinar o funcionamento do mesmo. Eu baixei e dei olhada. Não deve ser muito difícil o uso, mas é preciso algum material de apoio para o início. Sugiro a criação de um blog para troca de idéias e apoio aos usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>