Armazenamento em nuvem: Qual é a melhor opção?

Os serviços de armazenamento em nuvem estão se tornando cada vez mais comuns entre os usuários modernos por poderem guardar de forma prática e fácil grande quantidade de informações.

Por isso existem à disposição uma série de opções para esta modalidade de atuação eletrônica havendo a necessidade de comparar as mais buscadas alternativas como iremos mostrar a seguir neste artigo.

Serviço do OneDrive: vantagens e benefícios

O OneDrive oferece um espaço de 7 GB para armazenamento gratuito de mídias como textos, documentos, fotos, vídeos e outros podendo ser usada não apenas em computadores normais, mas em dispositivos móveis como os que sejam Windows Phone.

De forma exclusiva o OneDrive permite a integração ao Windows 8.1 com a transferência de arquivos do seu PC para a nuvem podendo navegar no mesmo por meio do aplicativo especialmente feito para ele.

Outro ponto exclusivo deste tipo de mecanismo é o fato de contar com arquivos inteligentes com os quais todos os arquivos podem ser vistos offline ou online em virtude da sincronia feita com os metadados dos arquivos e cria uma hierarquia dos mesmos como arquivos reais ocupando, desta maneira, menos espaço.

Conta ainda com alternativa de salvar janelas no OneDrive diretamente da App Store, cópia de segurança da Câmera Roll a qual permite a delimitação de uma imagem melhor ou boa para seus arquivos de mídia e tem um espaço adicional de 3 GB.

Existem ainda opções como organizar as configurações do dispositivo para a sincronia com o seu computador como aplicativos, tela iniciar bem como os favoritos no Internet Explorer.

Comparação do OneDrive com outros tipos de nuvem

Ao considerar o manuseio de diferentes tipos de arquivos no iCloud são permitidos apenas os arquivos de fotos gratuitas sendo que os documentos de texto precisam ser colocados em aplicativos do tipo iWork separados.

Já o Google Drive é específico para o armazenamento de documentos sendo que nos casos de compartilhamento de informações e fotos é preciso utilizar outros dispositivos como o Google+ e o Picasa.

Com relação a esta questão o OneDrive possui a última versão do Microsoft Office permitindo criar, editar, compartilhar e até acompanhar as mudanças feitas de forma rápida e instantânea.

Ao considerar as fotos este aplicativo em nuvem permite a alternativa de criar, guardar, arquivar, compartilhar e ainda manter os textos existentes em suas fotos sem a necessidade de utilizar outro programa.

Além disso, o OneDrive possibilita aos interessados a criação de notas como se fosse um caderno normal com escrita, captura de áudio, vídeos, desenho e recortes feitos diretamente da internet.

Podem ainda ser vistos vídeos com velocidades diferenciadas de conexão a partir dele bem como a criação de planilhas e levantamento de dados variados com o acesso do Excell a partir do OneDrive.

Conclusão

Desta forma, fica nítido que dentre os serviços de armazenamento em nuvem caso você possua uma demanda específica outras opções como o Google Drive ou iCloud podem ser mais interessantes, mas se você desejar unir diferentes tipos de documentos e mídias a alternativa mais completa é com certeza o OneDrive. Escolha e aproveite!