Axis: O navegador do Yahoo!

Axis é o mais novo navegador web que chega para concorrer com os gigantes já consolidados no mercado. Desenvolvido pelo Yahoo!, bastou um dia de lançamento para “choverem” críticas sobre o mesmo.

Para instalar o programa é preciso acessar o link ao final do artigo, clicar em “Get it Now! Desktop” e concordar com os termos. Para usufruir de todas as funcionalidades é preciso ter uma conta no Yahoo!.

Depois de instalado uma pequena barra de ferramentas aparece no canto inferior esquerdo das páginas visitadas. Posicionando o mouse sobre o campo de pesquisa ela é expandida e no caso das pesquisas, enquanto você digita o termo a ser pesquisado, o mecanismo vai carregando automaticamente os resultados.

Porque tantas críticas?

A primeira crítica é que na verdade o Axis! não é um navegador, ou melhor, ele é um extensão para outros navegadores o que torna o software muito pouco atrativo já que ele depende de um “navegador de verdade” para funcionar. Descrito como um browser pelo desenvolvedor, é nítido que isso não é verdadeiro.

Outras críticas muito comentadas em fóruns de segurança e por hackers como o Nik Cubrilovic, é que a extensão do navegador do Yahoo! para Chrome não possui se quer um arquivo de certificado tornando assim muito fácil a falsificação.

O conhecido site CNET também fez críticas com relação ao lançamento já que o “plug-in” não possui “termos de serviço”.

Como se todos esses problemas de segurança citados não fossem o suficiente, a chave secreta utilizada pela empresa para assinar seus softwares foi divulgada publicamente junto com o anúncio do programa.

Enfim, é um programa extremamente fraco e com muitos questionamentos com relação a segurança. Deveria ser muito superior já que trata-se de algo desenvolvido pelo Yahoo!

Na verdade parece mais uma forma desesperada de se conseguir aumentar seus usuários do que um software pensando no usuário. Baixe e tire suas próprias conclusões!

Licença: Freeware (Grátis)
Sistemas: Windows XP/Vista/7
Download: axis.yahoo.com