Chrome Connectivity Diagnostics: Verifica conexões de rede

A vida moderna está em constante conexão na internet na qual estão inseridos os e-mails, sites, sistemas gerenciais e todo tipo de mecanismo para funcionamento da sociedade e por isso garantir boas conexões de rede é essencial por meio de diferentes ferramentas como o Chrome Connectivity Diagnostics.

Quando a sua internet flui e funciona de maneira perfeita, eficiente e bem rápida este tipo de mecanismo tecnológico pode ser considerado desnecessário, mas no momento seguinte pode ser que você passe a ter problemas no acesso à grande rede em situações nas quais seu roteador sem fio não te ajuda muito.

Chrome Connectivity Diagnostics

Princípios de funcionamento do Chrome Connectivity Diagnostics

Este dispositivo pode ser utilizado por quem usa o browser de internet Chrome e Chrome OS fazendo um teste bem rápido e de forma simples de como está a sua conectividade identificando os problemas bem como oferecendo as principais formas para conseguir solucionar os mesmos.

Os testes que este programa realiza são relacionados com problemas comuns na ligação à internet como bloqueio de portas ou ainda a latência da rede em virtude de conexões com serviços de internet por vias como UDP, TCP, HTTP e HTTPS.

Maneira de obter o Chrome Connectivity Diagnostics

Para conseguir obter este aplicativo do Chrome é necessário, inicialmente, fazer o seu download a partir do site chrome.google.com/webstore/detail/chrome-connectivity-diagn.

Logo depois de baixar completamente a extensão basta iniciar o uso do aplicativo que os seus testes serão efetuados de forma automática e quando a testarem estiver completa serão apresentados todos os problemas de conexão verificados.

Neste caso, as alterações são mostradas determinando o seu nome – como a resolução DNS sendo muito longa – com a explicação deste problema bem como a maneira mais adequada para a sua resolução. Caso as informações não te satisfaçam podem ser obtidos dados mais detalhados por meio do acesso do ícone Gear no canto superior direito da tela escolhendo em seguida a opção “Show Passing Tests” o qual irá mostrar em detalhes os testes realizados.

Com isso serão mostrados os resultados dos testes de maneira individual podendo conferir os logs específicos de cada um deles para mais informações.

Recurso adicionais oferecidos pelo Chrome Connectivity Diagnostics

Para que você fique ciente de todos os tipos de questões da conexão à internet que são verificadas por este aplicativo ele verifica a disponibilidade de conexão na rede local, disponibilidade ou latência do servidor DNS e ainda se o gateway padrão está acessível.

Existe ainda formas de conferir sobre o cachê DNS, realização de tráfego da internet por meio de HTTP ou firewalls, intensidade do canal de Wi-Fi bem como o desempenho de sites do Google e a disponibilidade dos serviços do tipo Google Hangouts.

Conclusão

Com o Chrome Connectivity Diagnostics é possível conseguir identificar os problemas que existam em sua conexão com a internet resolvendo de maneira bem eficiente as alterações encontradas sem maiores problemas no seu uso da grande rede de computadores.

Licença: Freeware
Sistemas: Windows XP/Vista/7/8/8.1
Download: chrome.google.com/webstore/detail/chrome-connectivity-diagn

One comment on “Chrome Connectivity Diagnostics: Verifica conexões de rede
  1. EddAraujoYogi

    Este aplicativo parece legal mas ainda estou só no começo de experimentá-lo…

Comments are closed.