Código fonte do Kaspersky Antivírus vazou na internet

O código fonte de uma versão Beta do Kaspersky Anti-Virus 8.0 vazou na internet e está disponível em diversos sites de torrent.

Kaspersky

A Kaspersky Lab confirmou que o código foi roubado por um ex-funcionário que foi condenado à três anos de prisão pelo furto. Na época (2009), o código fonte estava sendo vendido no mercado negro.

Ainda segundo a empresa, o programa mudou muito daquela época para cá e o incidente não ameaça a segurança dos utilizadores de seus produtos.

Fonte: safe.cnews.ru/news/top/index.shtml?2011/01/28/425158

10 comments on “Código fonte do Kaspersky Antivírus vazou na internet
  1. Wallace

    Parece até um filme, mas acho que ameaca sim, se o codigo foi descoberto, isso mata a empresa, mesmo exemplo se descobrisse o do windows

  2. Luiz Souza

    @Wallace Talvez tu seja muito jovem! Então… “Código Fonte de Windows é roubado da Microsoft ” http://www.abinformatica.com.br/public/pub_2004_02_17.htm Já a Kaspersky teve seu site hackeado no mínimo duas vezes, ou seja é uma empresa de segurança top de linha, roubarem o códio fonte de seus produtos não surpreende! É bom salientar que não foi a única gigante a ser violada, Medalhões norte americanos (além da M$) passaram pela mesma saia justa, Mcafee é outro exemplo! Possivelmente eles não tinham o AVG e o Comodo Firewall instalados, viu no que deu!

  3. Augusto

    De fato, não altera em nada… Mas que é no mínimo irônico, é. hahahaha

  4. André

    A Symantec é que pelos vistos nunca foi hackeada! Para mim, apesar de adorar o Kaspersky, a Symantec é a melhor empresa de segurança do mundo. Pelo menos é a mais rica neste ramo!

  5. Luiz Souza

    @André Cuidado não confia em tudo que falam e principalmente vendem! 25 November 2009 “Hacker Invaded Symantec Japan Site! http://www.secpoint.com/Hacker-Invaded-Symantec-Japan-Site.html Alguns ITs amigos e sites chapa branca disseram que não houve ataque, mas “tentativa de invasão”, mas história não é bem essa, principalmente porque empresas dessa calibre se acham invulneráveis!

  6. Augusto

    O fato é que ter o código fonte liberado não significa falta de segurança… GNU/Linux é quase que puramente código aberto, é inseguro por isso?

  7. Luiz Souza

    Perfeito, Augusto, então porque Adobe, Microsoft, Acronis, Paragon e principalmente empresas focadas na segurança não liberam seus códigos? Exatamente para não serem clonadas e/ou exporem seus furos (todo software é defeituoso, mesmo os que não deveriam ser)! São empresas privadas, capitalistas e que nesse contexto corretamente visam o lucro e vivem da credibilidade em suas corporações/produtos! Comparar plataforma Windows com plataforma Linux é forçar uma barra e tanto. As distribuições e atualizações “unix” são mantidas quase em sua totalidade por ajuda entre programadores do mundo inteiro, a segurança é para eles também, portanto o software não pode ser inseguro e o principal: porque não compartilhar? Windows e “unix” possuem filosofias de criação e manutenção absolutamente diferentes! Então é cada SO dentro do seu escopo! Se eu fosse programador Windows e quisesse ganhar dinheiro jamais colocaria meu trabalho (ou código fonte) para outros copiarem 😉

    • Joel

      O vazamento do código em questão não atingi nenhum usuario como a própria Kaspersky tem relatado em seu fórum, não vai sair lançando nada para corrigir isso porque nao é uma falha de segurança, e esse tipo de coisa pode acontencer a qualquer momento com outras empresas que venha a ter empregados descontentes e nesse caso oque eles vão fazer? ainda nao existe robôs para fazer esse trabalho por isso as empresas vão sempre correr esse risco.

    • Augusto

      Veja só… Não me referi a ideologias. Meu comentário se refere apenas à questão da segurança. Na minha opinião o fato de empresas privadas terem seus softwares proprietários está muito mais ligado ao fator econômico da coisa do que propriamente a uma possível falta de segurança.

  8. Luiz Souza

    Concordo, não houve nada, apenas sumiram algumas coisinhas de dentro dos computadores da Kaspersky e ela corretamente acalmou suas ovelhinhas de dentro de seu forum! Eu faria o mesmo! Don’t worry Be Happy! A questão não é ideologica! Podemos usar Windows ou Linux em um parque de máquinas, a questão é simplesmente técnica: qual irá dar melhor retorno! Não é um assunto Capitalista X Comunista, o objetivo no final será sempre o lucro (normalmente receita – despesa), aquele que vai pagar as contas no fim do mês!

Comments are closed.