Como assinar um documento digital em PDF

Muitas pessoas se “enrolam” ao receber por fax ou e-mail um documento que precisa ser assinado. De fato, este é um processo chato, especialmente quando não se tem os devidos equipamentos. Aqui estão alguns softwares e serviços que ajudarão você à capturar sua assinatura sem a necessidade de tinta e papel.


1º passo: Criar uma imagem digital da sua assinatura


Se você tem um iPhone, iPod ou outro dispositivo móvel sensível ao toque poderá usar o aplicativo “Fountain Pen”(caneta) ou “Sketch Pad” para fazer sua assinatura até mesmo com os dedos para posteriormente enviá-la para seu computador. Outra opção é assinar um papel em branco e capturar a imagem com um webcam ou até mesmo um celular.

Agora, se você não tem um celular, webcam, iPhone nem nada, então resta como opção o My Live Signature, um serviço online e gratuito que permite criar nossa assinatura através de uma mesa digitalizadora ou com o próprio mouse.

Para usar o My Live Signature basta acessar o serviço clicar em “Start Over”, criar sua assinatura e por fim clicar em “Create Signature” para realizar o download da imagem em formato JPG.

Como assinar um documento digital em PDF

2º Passo: “Assinar” o documento

De posse com a imagem de sua assinatura, é hora de importá-la para o documento.

Uma boa pedida é o PDF X-Change, um software de edição PDF que permite o usuário importar a imagem da assinatura para a paleta “Carimbos”. Abra o arquivo que deseja assinar e utilize a ferramenta de selo.

Como assinar um documento digital em PDF

Se você tem o OpenOffice instalado poderá utilizar esta extensão que funciona como um editor PDF.

Depois de instalar o complemento, para utilizá-lo não há segredo: clique no ícone do OpenOffice e abra o documento PDF que automaticamente ele irá parar na tela de edição. Feito isso, selecione “Inserir-> Imagem->” para inserir a imagem com sua assinatura para qualquer parte do arquivo PDF.

Serviços online úteis

EchoSign, Right Signature e Esign da Adobe são também uma opção.

O método mais fácil (porém, não o mais correto)

Se você estiver com pressa e precisar assinar um documento pouco importante, a dica é a seguinte:

Baixe e instale o PDF Xchange Viewer.

Execute o aplicativo, vá na aba “Ferramentas-> Notas e marcação-> Nota com linha livre-> Modelo Padronizado”.

O ruim deste método é que se você tiver apenas um mouse à disposição deverá ter bastante coordenação motora.

Feito o rabisco, digo, a assinatura é só em “Arquivo-> Salvar” e pronto!

assinar documento em PDF

2 comments on “Como assinar um documento digital em PDF
  1. Gilmar Coimbra

    Não gostei! – Ou não entendi bem! Sem a caneta “Fountain Pen” fica uma porcaria a imagem! Nuéh pussível que não exista um programa mais ‘capacitado’ para fazer tal coisa com mais ‘capricho’!!!! Sempre quis ter a minha, mas fazer o trem com a mão é ‘insano’! – Judia de mim, judia….!!!

  2. HUGO PERISSE

    USE UM SCANNER

Comments are closed.