Como atualizar o firmware de DVD

Fimware também conhecido como software embarcado, trata-se de um software que controla o hardware diretamente. É armazenado permanentemente em um chip de memória de hardware, como uma ROM ou EPROM.

firmware

A grosso modo é um programa interno que determina o modo de funcionamento e identificação do hardware. Este “camarada” está dentro dos drives óticos de CD, DVD, DVD players, câmeras fotográficas digitais, filmadoras e etc. Fazendo uma comparação simplificada, é como a Bios da placa mãe (Mother Board ou MoBo, para os íntimos). Então fica claro que este programa fica fixo no aparelho e mesmo mudando de micro ou formatando e re-instalando o sistema operacional, o firmware permanece o mesmo.

Porque devo atualizar isto?
Pelo mesmo motivo que devemos atualizar a Bios, uma vez sendo atualizada, se está corrigindo possíveis “bugs” e no caso dos gravadores óticos de DVD, se atualiza a lista de mídias e suas velocidades de gravação/leitura.

Como faço a atualização?
É um processo que pode variar de fabricante para fabricante, mas de um modo em geral, costuma ser fornecido pelo site oficial do fabricante em forma de um arquivo executável.
É altamente recomendado que o arquivo seja baixado diretamente no “site oficial” do fabricante do seu gravador. Somente ali, você terá segurança e certeza que tudo vai funcionar bem.

A questão da Região:
Quando compramos um gravador novo, ele vem sem o código de área definido. Sabe aquele código de região 4 para o Brasil, 1 para os Americanos, 2 para os Europeus e etc? Então, quando instalamos no micro e colocamos o primeiro disco pra rodar, o gravador assume como seu código de área o que esta na mídia, no nosso caso região 4. Esse valor pode ser confirmado no Windows ou outro programa de informação de sua preferência,como o DVD InfoPro

dvdinfo pro

Clique na imagem para amplia-la,veja no detalhe, o código RPC-2, que nos indica que o controle de região está ativo

É importante alertar que se pode trocar a região do aparelho um número de vezes limitado e quando se atinge este limite, não se poderá trocar mais, deixando o mesmo fixo na última região marcada.

Como a maioria usa os aparelhos da LG, vou usar este site como exemplo:
Site oficial LG USA: http://us.lgservice.com/index_b2c.jsp

Também se pode procurar no site do Canadá: http://ca.lgservice.com/index_b2c.jsp


Site LG USA – Procure o link “Device Driver”


Procure o link“DVD-ROM (Writer)”


Procure o modelo e a última versão disponível.Clique e baixe o arquivo, salvando no HD para ser usado mais tarde.

Nesta página se pode ver os modelos, as versões de firmware disponíveis, para quais sistemas operacionais são recomendados e o tamanho de cada arquivo que não passa de 2Mb,não se esqueça de baixar a versão mais recente do driver!!

Os demais procedimentos são colocados no site, mas vou comentar aqui.

1. O drive deve estar na IDE secundária e “jampeado” como Máster.

2. Todos os programas devem estar fechados, isso inclui Screen saver e antivírus. Aconselho a não estar conectado a internet também.

3. Feito isso abra o arquivo de firmware, pois se trata de um executável.

4.Após feita a instalação,reinicie o micro.

2 comments on “Como atualizar o firmware de DVD
  1. AAFFF

    Aff, noob só fala bos**!

  2. sebastião soares martins

    Li com atenção, o tutorial . Mas visitando o support da LG-USA, o modelo mais próximo encontrado do que tenho, é GDR8163, sendo que, o modelo de minha propriedade é GDR8161. Gostaria de uma sugestão do que posso fazer, uma vez que meu gravador só lê cd ou DVD, mas não grava mais.

Comments are closed.