Como automatizar a verificação de discos no Windows 7

O Windows conta com um recurso que permite facilmente o usuário verificar erros no disco rígido para que possam ser reparados. Muita gente não sabe, mas esta é uma tarefa que pode ser facilmente automatizada através do Agendador de Tarefas.

Sabendo que é algo muito difícil alguém lembrar de realizar a verificação de discos frequentemente e que é um cuidado altamente recomendado, passamos a entender o quanto é interessante programar para que esta tarefa seja automaticamente executada em intervalos pré-definidos.

Automatizando a verificação de discos

Para começar digite da caixa de pesquisa do Windows “Agendador de Tarefas” ou, opcionalmente coloque na caixa de pesquisa %windir%\system32\taskschd.msc /s e dê ENTER.

Agendador de tarefas do Windows

O Agendador de tarefas será aberto, do lado direito clique em “Criar Tarefa”.

Agendador de tarefas do Windows

Em “Nome” coloque o nome da tarefa e a descrição. Neste caso, não precisamos especificar uma localização para a tarefa, apenas em “Configurar Para” selecionar o sistema operacional usado.

Agendador de tarefas Verificação de discos Windows

Feito isso clique na aba “Ações” e a seguinte janela lhe será apresentada:

Agendador de tarefas Verificação de discos Windows

Clique em “Novo”, selecione a opção “Iniciar um programa” e em “Programas/Script” coloque chkdsk.exe/ R / C: levando em consideração que a unidade a ser verificada é a “C:”.

Agendador de tarefas Verificação de discos Windows

O argumento / R depois de chkdsk.exe garante que o computador é reiniciado após o término da tarefa. Você pode remover este argumento, no entanto, será preciso ligar manualmente a máquina ao término do processo.

Logo após clicar em “OK” você será interrogado se deseja incluir novos argumentos, clique em “Sim”.

Clique na aba “Geral” e certifique-se de configurar corretamente o sistema operacional usado. Se estiver correto dê “OK”.

O último passo é clicar na aba “Disparadores” e botão “Novo”. Este é o local onde você poderá definir a frequência da verificação de discos. Uma verificação por mês já é mais que suficiente. Clique em “OK” e pronto!

Agendador de tarefas Verificação de discos Windows

* Note que para ativar o agendamento mensal você precisa selecionar o meses clicando em “Meses”.

Se futuramente você quiser desativar o recurso é só abrir novamente o Gerenciador de Tarefas e na parte superior da ferramenta clicar com o botão direito sobre o nome que você deu a tarefa e clicar em “Excluir.

One comment on “Como automatizar a verificação de discos no Windows 7
  1. Thiago

    Obrigado pela dica! Tive que fazer o Scan Disk depois de começar a travar o meu notebook e aproveite e automatizei para uma vez por mês.

Comments are closed.