Como corrigir ou reparar problemas na inicialização (boot) do Windows 8

O Windows 8 recebeu uma boa quantidade de melhorias em diversos setores do sistema de comparado a seus antecessores. O gerenciamento de atualizações do sistema e os recursos de restauração e reparo são algumas dessas melhorias, contudo, a longa história de problemas de dual boot quando instalada diferentes versões do sistema em uma só máquina, problemas relacionados a MBR corrompida além de problemas variados no BCD é algo crônico nos sistemas da Microsoft, apesar da solução agora estar mais simples de ser resolvida do que nunca.

Sempre que nos deparamos com problemas na inicialização do sistema é algo extremamente desagradável, pois isso impede a utilização do computador e o acesso a dados e documentos importantes. Qualquer dual boot mal sucedido ou configuração inadequada na configuração de inicialização do computador pode ser fatal.

Como corrigir ou reparar problemas na inicialização boot do Windows 8

Como corrigir problemas na inicialização do Windows 8

Uma das maneiras mais simples de corrigir quaisquer problemas na inicialização do novo sistema da Microsoft é através do DVD de instalação ou um pendrive bootável do Windows 8. Aqui está o tutorial para criar o pendrive bootável e no final desta página é possível baixar a ISO trial do Windows 8, suficiente para esta finalidade.

De posse com o DVD ou pendrive do Windows 8, inicie o computador com o pendrive ou o DVD como prioridade (isso pode ser feito através da configuração da BIOS sendo que muda de computador para computador), embora possa funcionar sem nenhuma configuração adicional na BIOS.

Assim que o instalador iniciar configure o idioma e o layout do teclado e clique em “Avançar”. Na tela conforme figura abaixo selecione a opção “Reparar o computador” ou “Repair you computer” no caso do sistema estar em inglês.

Como corrigir ou reparar problemas na inicialização boot do Windows 8

O próximo passo é escolher a opção “Solução de problemas” (Troubleshoot) e depois e “Opções Avançadas” (Advanced options).

corrigir problemas inicialização Windows 8

A primeira tentativa aqui é tentar a opção “Reparo Automático” (Automatic Repair).

Se isso resolveu seu problema, parabéns! Caso contrário, continue lendo:

Volte para as opções avançadas e escolha o “Prompt de Comando”. Indo para o caminho mais fácil para resolver o problema, digite os seguintes quatro comandos no prompt:

bootrec /fixmbr
bootrec /fixboot
bootrec /scanos
bootrec /rebuildbcd

problemas na inicialização do Windows 8

Recebida a confirmação reinicie a máquina.

O problema não foi resolvido. E agora?

Volte novamente ao Prompt de comando e tente o seguinte:

Digite o comando “bcdedit”. A lista de itens aparecerá no Gerenciador de Inicialização do Windows e no Windows Boot Loader. Procure por problemas no “Under Windows Boot Manager” e Under Windows Boot Loader”. Execute os seguintes três comandos para corrigir as configurações:

bcdedit / set {default} device partition = c:
bcdedit / set {default} osdevice partition = c:
bcdedit / set {bootmgr} device partition = c:

Se nenhuma dessas alternativas conseguiu resolver o problema, talvez o problema esteja parte física da máquina.

28 comments on “Como corrigir ou reparar problemas na inicialização (boot) do Windows 8
  1. Joao

    os comandos não funcionaram nenhum deles bcdedit / set {default} device partition = c: bcdedit / set {default} osdevice partition = c: bcdedit / set {bootmgr} device partition = c:

    • Willian

      João, o Correto é; bcdedit /set {default} device partition=c: bcdedit /set {default} osdevice partition=c: bcdedit /set {bootmgr} device partition=c: Vc deve ter colocado espaços desnecessários, como: bcdedit / set {default} device partition = c: bcdedit / set {default} osdevice partition = c: bcdedit / set {bootmgr} device partition = c:

      • Janete

        Willian, vc merece um bj, respeitosamente falando… 😉

  2. Guilherme

    Muito obrigado! tentei de tudo e não conseguia, nenhum SO aparecia no windows boot manager e o disco de inicialização dava erro. Ao entrar no prompt e digitar os comandos, um a um, o sistema confirmava que estava sendo corrigido. Ao reiniciar tive acesso normal ao SO e depois foi só configurar a tela de inicialização com o EasyBCD. 100% RESOLVIDO, novamente agradeço!

  3. naty

    o comando nºao funcionou, volta tudo para o boot e nºao consigo sair do boot

  4. Vevel

    Minha dica é = na hora de instalar escolha a instalação personalizada e desmarque o módulo comportamento e finalize a instalação. simples simples simples!

  5. Paulo Fontes

    Muito obrigado pela dica depois de atualizar o Windows 8 tive problemas e sua ajuda foi bem importante.

  6. Herriot

    Amigos (E o Willian), As linhas digitadas geram o erro (qualquer uma delas): “Não foi possível abrir o repositório de dados de configuração da inicialização. Não é possível localizar o dispositivo de sistema solicitado.” Fazendo o comando bcdedit /? existe um mundo de comandos, todos obscuros nas suas explicações. Inclusive explica que antigamente os comando ficavam no boot.ini, e que foram migrados para essa estrutura. Mas ao fim, não ajuda muito. Poderia pelo menos ter um arquivo de exemplo básico … Aparentemente esta sentindo falta de um arquivo ou de dados nesse arquivo, não permitindo bootar. Não gostaria de ter que reformatar e perder o padrão da Sony VAIO … Alguem poderia dar uma ajuda? Grato pela atenção!

  7. Roberto

    Muito bom…obrigado

  8. Felipe Fernandes

    Quando ligo o notbook, não sai do reparo automático, consigo entrar no setup, mas ele volta pro reparo como se não tivesse reconhecido o DVD.

  9. Filipe

    O meu problema é quando eu digito o comando bootrec/fixboot. Sempre aparece a mensagem “Parâmetro incorreto”. Socorro! Tenho o Windows 8 e a mensagem de que “falta o bootmrg” está impedindo o windows de iniciar! O comando bootrec/fixmbr funciona perfeitamente, mas o comando seguinte não dá certo!

    • Anônimo

      FILIPE o ananais, te oriente e da um espaço entre o comando e o parametro

  10. Bruno Ramos

    Muito bom o post, parabéns ao dono do Site e por quem fez o post. Queria poder conversar com o criador para podermos conversar. Qualquer coisa se possivel entrar em contato através do e-mail. Abraços a todos.

  11. Luiz Alves

    Caramba ainda não funcionou…

  12. Robert

    Entao fiz todo o procedimento mas depois da tela de boot ela fica preto e nao passa disso .gostaria de saber oque posso fazer para corrigir esse erro!. Obrigado desde já

  13. Nelson

    Muito obrigado, deu tudo certo, estava desesperado pensando em formatar a maquina.

  14. kaio

    n estou conseguindo dar boot no pen drive eu configuro mas o windows vai sempre para a tela azul

  15. Renata

    Muito obrigada! Eu fui testar um HD no meu PC e na hora de testar a formatação, exclui as 2 partições do HD principal. Já estava arrancando os cabelos e ao usar as 4 funções do bootrec… recuperei tudooooooo! \o/

  16. Nilton bonilha

    Meu funcionou perfeitamente. Voltou a inicializar.

  17. Iberno

    Obrigado! As informações foram úteis e resolveu meu problema.

  18. Linux30

    O suporte técnico da Asus depois de analisar a msg pediu pra eu entrar no site gerar uma solicitação aguardar 48 horas pra recber um código postal e depois enviar o notebook pra eles e aguardar 30 dias. com sua dica resolvi em 5 min e não perdi nenhuma informação. Muito obrigado Asus seus incompetentes ==> aprendam com o cara.

  19. Leandro Pacheco

    Boa tarde.. Tenho u Ultrabook Acer com windows 8. e apos uma atualização que foi interrompida não carregou mais. Realizei os comandos que o amigo passou acima funcionou e esta carregando normalmente.. Obrigado!

  20. Wilker Oliveira

    A primeira opção em que são quatro comandos pequenos funcionou comigo. Digitei todos os quatro um por um seguido de “Enter” sem reiniciar pois, não entendi muito bem o texto “digite os seguintes quatro comandos no prompt”. Minha dúvida é, era pra eu ter digitado um só e reiniciado ou, acabei fazendo o certo?

  21. Nilton

    Os comandos funcionaram perfeitamente no meu caso – havia perdido o boot do w8.1 após instalar e configurar o EasyBCD para acertar o dual boot do ubuntu – não sei o que deu errado mas as suas dicas resolveram o problema. Obrigado.

  22. Janete

    Jhonny e Willian, tks, pelas respectivas ajudas, o note tava bichadaço, quase que não consigo arrumar. Só consegui fazê-lo voltar com os últimos comandos…que Deus os abençoe sempre e muito.

  23. Eder

    Tutorial muito bom, o notebook voltou a funcionar. Bom trabalho.

  24. Hudson Oliveira

    Me salvaram. Passei o dia todo tentando resolver esse problema. Valeu msm

  25. Patricia Lima

    Tenho um not samsung core i3 com windows 8…dai fui no app atualizar para windows 8.1….acho qe acabou a bateria durante a atualizacao pois qdo pus p carregar…nao inicializa…fica numa tela dizendo tentando recuperar versao anterior do windows depois pula pra uma tela azul…com msg de estamos coletandi infirmacoes e depois reiniciaremos p vc…e nao da tempo de ler o restante…qe faço??? Pois nao tenho cd de instalacao nem pen drive…

Comments are closed.