Como criar GIFs animados à partir de vídeos

Nesse mini tutorial você vai aprender como rapidamente criar GIFs animados à partir de qualquer vídeo salvo no seu computador, incluindo aqueles do YouTube.

Os GIFs animados são figuras amplamente utilizadas na internet para produzir imagens em movimento. Na verdade, a imagem animada é resultado da compactação de outras imagens estáticas que são exibidas pelo navegador rapidamente e em ordem. Com certeza você já viu aquelas imagens ou figuras que ficam se movendo, brilhando ou piscando em determinados sites.

Os GIFs animados se tornaram tão populares que hoje eles são usados também para reproduzir pequenos trechos (geralmente as mais engraçados) de filmes. Se quiser aprender como criar sua própria animação é só seguir os passos abaixo.

Depois de baixar o programa Free Video to Gif Converter no link ao final do artigo é só clicar em “Browse” e selecionar o vídeo que será usado como base. Caso você ainda não tem um vídeo para criar seu GIF, uma boa opção é baixar vídeos do YouTube através do keephd.com. Os formatos suportados pelo aplicativo são o AVI, WMV, MPEG, FLV, MOV, MP4, 3GP, VOB e MKV.

Na primeira aba do programa você pode realizar alguns ajustes referentes ao início e fim em que as imagens serão capturadas (“From” e “To”), largura e altura (“Width” e “Height”) e frames por segundo (logo após “Extract”). Feito isso clique em “Next” ou na segundo aba localizada na parte superior do aplicativo para partir para a próxima etapa.

É importante ressaltar que o espaço de tempo não pode ser muito longo porque o programa demora para carregar e fica complicado para depois configurar os frames. No geral de 3 à 10 segundos já é o suficiente.

Como criar GIFs animados à partir de vídeos

Na próxima tela do Free Video to Gif é onde você deve selecionar quais imagens capturadas do vídeo devem integrar seu GIF animado removendo as desejadas à partir da lista localizada abaixo de “Frame list”.

Em “Color Matching” você escolhe a qualidade desejada e em “Play Speed” a velocidade em que uma imagem estática passa para outro. Tudo pronto? Clique em “Make Gif” escolha um local para salvar sua criação, dê um nome a ela e pronto. Molezinha!!!

Vale a ressalva de quanto maior o GIF mais pesado ele fica e consequentemente mais tempo ele leva para ser reproduzido em sua velocidade normal (geralmente fica lento ou travando).

Licença: Freeware (Grátis)
Sistemas: Windows XP/Vista/7
Download: www.video-gif-converter.com/download [8,7 MB]