Como criptografar arquivos de texto com o Notepad++

Já faz algum tempo que a criptografia é usada por muitos profissionais pelo fato de adicionar uma camada extra de segurança aos dados a serem compartilhados.

A boa notícia é que isso pode ser feito diretamente do Notepad++, um dos mais famosos editores de textos e códigos fonte da atualidade.

O NotePad++ possui uma série de plugins disponibilizados pelo desenvolvedor que permitem adicionar novas funções ao programa, dentre eles o SecurePad que adiciona a função de encriptação.

Você pode adicionar este complemento diretamente da tela do Notepad++, para isso, clique na aba “Plugins-> Plugin Manager-> Show Plugin Manager”.

Notepad++

Na lista que aparecer procure por “SecurePad”, selecione-o e clique no botão “Install”.

Notepad++

Automaticamente o programa conecta-se aos servidores do desenvolvedor e baixa o complemento. Ao término do processo clique em “Sim” e aguarde que o programa seja reiniciado.

Reiniciado o Notepad++ você poderá facilmente poderá criptografar ou descriptografar documentos de forma total ou parcial destacando a parte desejada. Para iniciar o processo é só acessar a aba “Plugins-> SecurePad” e selecionar “Encrypt Document” para encriptar todo o arquivo ou “Encrypt selected text” para encriptar apenas o texto selecionado. Em seguida é só escolher uma senha e clicar em “OK”. À partir desse momento seu documento torna-se inelegível.

Notepad++

Para descriptografar o arquivo é só abrir o texto encriptado, selecionar “Decrypt Document” e digitar a senha.

One comment on “Como criptografar arquivos de texto com o Notepad++
  1. Debora Morzza

    Oi colega. Basta você ir em propriedades do arquivo e, no campo atributos, clicar em avançado. Você terá entre as opções a criptografia, que criará uma identidade para ser aberta apenas em sua máquina. No Word, é possível ir nas opções da caixa salvar e definir a criptografia desejada. Um abs.

Comments are closed.