Como deixar a inicialização do Firefox mais rápida

O Mozilla Firefox é um dos melhores navegadores da atualidade, mas os usuários costumam reclamar muito do consumo de memória e também do tempo em que ele leva para inicializar. O desenvolvedor promete minimizar o primeiro problema nas próximas versões do programa, já o segundo você pode resolver com esta dica.

Além desse ser um problema antigo do programa, outras causas que tornam a inicialização ainda mais lenta são a quantidade de addons instalados e no caso da restauração, a quantidade de abas restauradas.

Para tornar o arranque do navegador mais veloz usaremos o Firefox Preloader, um complemento gratuito que realiza algumas modificações no navegador e pré-carrega partes do programa armazenadas na memória durante o boot do Windows.

Como se trata de uma extensão nova e em fase de testes é preciso um procedimento um tanto quanto incomum, mas seguindo os passos abaixo você poderá fazer tudo sem maiores problemas.

Após instalar o Firefox Preloader é necessário realizar uma pequena modificação no atalho do navegador. Se você não tem um atalho em sua área de trabalho você pode criar uma à partir de onde o programa foi instalado que é “C:\Arquivos de Programas\Mozilla Firefox\” para sistemas 32 bits ou “C:\Arquivos de Programas(x86)\Mozilla Firefox\” para sistemas de 64 bits, considerando “C” a letra de sua unidade de disco, clique com o botão direito do mouse sobre o executável e selecione “Criar Atalho-> Sim”.

Com o atalho na área de tabalho clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo, selecione “Propriedades-> Atalho” e logo após Mozilla Firefox\firefox.exe” dê espaço e adicione -preloader e clique em “Aplicar”.

inicialização do Firefox mais rápida

Feito isso, adicione este atalho modificado a pasta “Inicializar” que fica geralmente no Menu Iniciar do Windows. Se ela não estiver neste local, clique em “Todos os Programas” que você vai localizá-la. Para conseguir adicionar o atalho, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta “Inicializar” para que a pasta seja aberta, aí é só arrastar o atalho para dentro dela.

Feito o procedimento acima está terminado: agora todas as vezes que o Windows iniciar o navegador vai “pré inicializar” com ele.

Para conferir se o procedimento foi feito com êxito você pode digitar na caixa de pesquisa msconfig e abrir o programa nativo do sistema que aparece na pesquisa. Verifique se o Firefox está marcado na aba “Inicialização de Programas”.

inicialização do Firefox mais rápida

É verdade que o processo é um tanto quanto chato, mas no site da Mozilla muitos usuários relatam uma melhora significativa. Vale a tentativa!