Como deixar o Windows 8 mais rápido

Após muitos pedidos, aqui está um guia exclusivo de como deixar o Windows 8 mais rápido e eficiente para as tarefas do dia a dia.

Assim como nas versões anteriores do Windows, uma melhor performance pode ser dada ao sistema com a desativação de alguns recursos visuais além de pequenos ajustes no registro. Vamos lá:

Antes de iniciar o procedimento crie um backup do sistema

Tweaks no registro

Poderíamos aqui descrever como fazer esse procedimento manualmente, no entanto, para facilitar tudo isso faça o download deste arquivo, descompacte-o e execute-o como administrador. Confirme e aceite a adição ao registro do sistema.

Basicamente o que isso vai fazer é ajustar algumas configurações no registro do Windows 8 para torná-lo mais rápido reduzindo valores de tempo limite, terminando automaticamente tarefas que não respondem, mostrando menus de maneira bem mais rápida, dentre outros ajustes.

Caso não goste ou por qualquer motivo queira retornar ao estado original é só executar o arquivo “Restaurar ao ORIGINAL” que está dentro do arquivo compactado.

Desative sombras e animações

Por padrão o sistema mostra efeitos e animações muito interessantes para tornar a interface do usuário mais agradável, contudo, para quem quer o Windows 8 mais rápido é interessante desativar esses recursos para acelerar o desempenho do sistema.

Pressione as teclas “Win + R” e ao abrir a caixa de diálogo digite sysdm.cpl e pressione Enter. Na janela de Propriedades do Sistema vá na aba “Avançado-> Configurações-> Desempenho” e em efeitos visuais desmarque tudo aquilo que é dispensável como aimar controles e elementos dentro do Windows, animar janelas quando minimizando e maximizando, salvar miniaturas da barra de tarefas etc.

Recursos desnecessários de pastas

Você pode desabilitar alguns recursos do Windows Explorer para melhorar sua funcionalidade, para tanto, abra “Meu computador” e clique em “Ver-> Opções” e no final abra opções de pasta. Na guia “Exibir” desmarque as opções de Exibir informações de tamanho do arquivo, Ocultar unidades vazias na pasta Computador, Ocultar extensões dos tipos de arquivo conhecidos, Mostrar arquivos NTFS criptografados ou compactados em cores e Mostrar descrição pop-up para itens de pasta e desktop.

Clique em “Aplicar” e feche a janela.

Desative programas desnecessários na inicialização do Windows

Pressione as teclas “Ctrl + Shift + Esc” juntas e vá para a aba “Startup” e então clique sobre o itens indesejados que deseja remover da inicialização.

Remova notificações sonoras

Por padrão o Windows reproduz sons para diversos eventos como mensagens de erro, status da bateria etc. Esse grande número de processos pode causar uma lentidão, então, vamos desativá-las!

Abra o Painel de Controle e clique no ícone de som. Vá na guia “Sons” guia e clique no evento que você deseja desativar e, em seguida, selecione “(Nenhum)” e aplique.

Para desativar tudo selecione “Nenhum som” na caixa de “Esquema de Som”.

Mais algumas coisas a serem feitas

* Através dos “Gerenciador de Serviços” desative tudo o que é desnecessário na inicialização do sistema.
* Baixe e instale as últimas atualizações usando o Windows Update.
* Use sempre os drivers mais recentes para seu hardware.
* Instale apenas os softwares necessários.
* Não instale temas muito menos pacotes de transformação.
* Use um antivírus leve em conjunto com o firewall padrão do sistema.

19 comments on “Como deixar o Windows 8 mais rápido
  1. Nivaldo

    é uma piada esse tutorial, vc quer beleza, visual caprichado, ai ele lerdeia, e vc tira tudo
    é igual vc comprar um carro, e para economizar combustivel , vc o coloca em ponto morto e vai vc emprurrando, ai ele faz uns 1.000Km/ litro , isso se vc aguentar, rs rs rsr s rs rs
    cada uma

    • Fabrício

      KKKKKK

  2. Blasfemer

    EU SEMPRE DEIXEI O WINDOWS DO MEU JEITO PELO
    GPEDIT.MSC NUNCA DEU PAU!
    UMA CONFIGURAÇAO DO USUARIO/ TODAS AS CONFIGURAÇOES

    REMOVER RECURSOS DE GRAVAÇÃO DE CD – HABILITADO

    IE 10 CONFIGURADO FICA UMA BALA!

  3. Anderson

    Gostei.
    Guia do Windows, sei que vai dar trabalho mas seria muito interessante identificar a funcionalidade dos “services” para desabilita-los conforme a necessidade de cada usuário. Daria um gás também.

  4. Fábio

    Sou Técnico formado na Etec e atuo na área há 2 anos e posso dizer que é um post genial. Parabéns!!!!

    • KKKKKK

      BELA FORMAÇÃO! KKKKKK

  5. Gilberto_

    Muito bom …

  6. Gilberto_

    Tambem sou Técnico quem quiser dicas pergunte ai ?

    se quiser me ligar (62) 41018747

    • silas

      o meu computador e um notebook hd de 500 gb e ram de 4gb e to com ele a uns 2 meses e ele deu uma caida da cama e depois ele começou a reiniciar algumas vezes sozinho
      voce sabe como fazer pra saber se estragou algo?

    • silas

      a tambem esqueci de perguntar como reativo o readyboost pq diz:
      “Este dispositivo não pode ser usado para o readyboost

      o readyboost nao esta habilitado porque o serviço responsavel por ele (manutenção do sistema) foi desativado neste computador. o administrador pode reativar o serviço de manutenção do sistema”
      e e isso se puder me ajudar plz e windows 8 meu notebook

  7. willian

    meu notebook e mto podre,

    i7 3630,
    12 gb 1600 ,
    500 hd + 128 SSD
    gtx 660,
    windows 8,
    ta demorando 7 segundos p liga,.
    kkkkkkk

    • Anônimo

      E…?

  8. marcelo

    valeu pela dica, pra min foi muito util!!!!!!!

  9. cristiano

    faltou algumas dicas como por exemplo Winsat – Windows System Assessment Tool, ou seja, Ferramenta de Avaliação do Sistema. Esse recurso prejudica muito o sistema principalmente quando está sendo executado algum programa/game muito pesado, pois ela constantemente faz avaliações de desempenho do PC.
    Vamos lá, para desativar siga os passos:
    1 – Windows + R (Executar) e digite “taskschd.msc” sem aspas e dê Ok.
    2 – No menu da esquerda, navegue até Microsoft > Windows > Maintenance.
    3 – Do lado direito você logo verá Winsat no topo da página, daí é so clicar com o botão direito em cima e clicar em Desabilitar/Desativar.

  10. Eu reiniciei o pc desde da fabrica tantas vezes e vai dar sempre os mesmos GB.
    O meu pc neste momento tem 89.00 GB livres, é windows 8 e nao tem quase nada de aplicações instaladas.
    Ate o pc do meu pai que é windows 7, tem 300 GB livres, tem bem mais aplicações instaladas do que meu e a velocidade do pc do meu pai è 10 vezes mais rapido do que o meu pc

    • Eu reiniciei o pc desde da fabrica tantas vezes e vai dar sempre os mesmos GB. O meu pc neste momento tem 89.00 GB livres, é windows 8 e nao tem quase nada de aplicações instaladas. Ate o pc do meu pai que é windows 7, tem 300 tal GB livres, tem bem mais aplicações instaladas do que meu e a velocidade do pc do meu pai è 10 vezes mais rapido do que o meu pc

  11. Acha isto normal?
    Um windows 7 mais rapido do que o windows 8
    Estranho né?

Comments are closed.