Como exibir os arquivos ocultos nos Windows 7 e 8

Arquivos ocultos são aqueles que se escondem das vistas ao abrir o conteúdo de uma pasta. Discretos, mas, ainda assim, ocupando o espaço do seu disco rígido, eles só ficam visíveis seguindo alguns comandos ou sabendo como procurá-los, especificamente.

No Windows 8 é possível ter acesso a esses arquivos, e mantê-los aparentes ao listar todo o conteúdo em uma pasta, por exemplo. Isso facilita para você manter controle do que há em cada pasta do seu computador, realizar alguma personalização no sistema ou mesmo uma correção.

Confira, abaixo, um passo a passo simplificado para que você consiga exibi-los como um arquivo normal nas versões 7, 8 e 8.1 do Windows.

Como exibir os arquivos ocultos nos Windows 7 e 8

Exibindo os arquivos ocultos no Windows 7

– Acesse o seu Windows Explorer – uma dica válida: já abra-o na pasta em que deseja visualizar todos os arquivos;

– Selecione, no menu, Organizar e, depois, clique em Opções de pasta e pesquisa;

– Após abrir uma janela, acesse a guia de Modo de Exibição e assinale a opção Mostrar Arquivos, Pastas e Unidades Ocultas;

– Pronto. Ao clicar em OK, as alterações surtem efeito e, para que você possa diferenciar os arquivos ocultos dos usualmente visíveis, basta reparar que esses aparecem translúcidos na sua tela, diferentemente dos arquivos sempre visíveis;

Outros arquivos, por questões de segurança do seu próprio sistema, continuam ocultos mesmo quando você segue os passos anteriores. Para que eles, também, surjam diante dos seus olhos, basta seguir o procedimento abaixo:

– Abra o Windows Explorer, siga para o menu Organizar e, por fim, clique em Opções de pasta e pesquisa;

– Desmarque a opção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional;

– Clique em “sim” para a mensagem que surgir, caso esteja, de fato, de acordo, e clique em OK para aplicar as alterações no sistema.

Outra realização possível de se realizar é fazer com que um arquivo deixe de ser, permanentemente, oculto, e se transforme em um arquivo sempre visível. Para isso, o procedimento é o seguinte:

– Clique com o botão direito do mouse no arquivo oculto, mas visível, e clique em Propriedades;

– Desmarque a opção Oculto na pasta que se abrir e confirme as alterações (caso, em vez de um arquivo, você deseje fazer isso em uma pasta, basta escolher se deseja as alterações somente a ela ou também a todo o conteúdo dela).

Exibindo os arquivos ocultos no Windows 8 e 8.1

– Em primeiro lugar, acesse o Explorador de Arquivos do Windows – uma dica válida: já abra-o na pasta em que deseja visualizar todos os arquivos;

– Selecione Opções, vá até a guia de Exibir e, por fim, assinale a opção Itens Ocultos;

– Pronto. O caminho é o mesmo tanto para o Windows 8 quanto para a sua versão renovada, o 8.1.

– Lembrando que isso passa a valer, por consequência, em todas as pastas, deixando todos os seus arquivos visíveis.