Como fazer logon automático no Windows 8

A primeira coisa que a maioria das pessoas fazem depois de instalar o Windows é configurar o logon automático ou “login direto”.

Este é um processo que visa ignorar a tela de logon do Windows antes de carregar o sistema. É um recurso extremamente útil para pessoas que não compartilham a máquina, mas nem tão útil para computadores com vários usuários.

O fato é que assim como as versões anteriores do sistema, o Windows 8 permite que facilmente o usuário configure sua conta para realizar o logon automático.

Para realizar a configuração inicie o Windows 8 e use a combinação “Win + R” digite netplwiz e dê ENTER. Opcionalmente você pode realizar esta mesmo ação digitando netplwiz na caixa de pesquisa e selecionando o utilitário de mesmo nome.

Como fazer logon automático no Windows 8

Feito isso, selecione a opção “User must enter a username and password to use this computer” e clique em “OK”.

Como fazer logon automático no Windows 8

Uma nova janelinha irá se abrir, então, basta escolher uma senha para o usuário selecionado e novamente clicar em “OK”. Não se esqueça de guardar esta senha em um local seguro para o caso de você precisar usá-la posteriormente.

Como fazer logon automático no Windows 8

É recomendado que você reinicie o computador para conferir se realmente a tela de logon desapareceu. Caso ocorra qualquer problema você pode abrir o Painel de Contas e verificar se as alterações foram realmente guardadas.

Vale ressaltar novamente que utilizando este procedimento qualquer pessoa poderá usar o computador sem a necessidade de digitar o nome de usuário e senha, o que pode ser um problema de segurança apesar de ser bastante confortável para usuários que não compartilham a máquina.

2 comments on “Como fazer logon automático no Windows 8
  1. Samuel

    Eu uso essa dica do logon automático juntamente com o bloqueio automático. Assim o windows liga, faz o logon e depois se bloqueia sozinho, enquanto isso as configurações do usuário vão carregando com a tela bloqueada. Para isso, basta criar um arquivo *.bat, colocar essa linha “rundll32.exe user32.dll,LockWorkStation” e colar o arquivo em Menu Iniciar>Startup.

  2. Eduvivone

    Vlw Samuel… Dica Boa!!! já to usando em todos os meus micros…

Comments are closed.