Como instalar o Windows 8.1 utilizando um pendrive

Atualizar o seu Windows 8 para a versão 8.1 não exige grandes conhecimentos de informática. É um passo a passo intuitivo e que não deve oferecer resistência ao consumidor comum, bastando acessar o site e permitir a atualização. No entanto, há quem tenha interesse em instalar diretamente a nova versão do sistema operacional em outro computador. Aí, sim, as coisas se complicam um bocado, principalmente pela exigência de uma mídia de instalação com os arquivos – detalhe que esse específico consumidor possa passar batido.

Para isso, é possível fazer a gravação de uma imagem ISO do Windows. Em primeiro lugar, no entanto, é preciso ter a chave de instalação para realizar o download do arquivo (trata-se de uma medida da Microsoft para impedir falsificações). Ela garante que se acesse o sistema no site da Microsoft e possa baixar o arquivo ISO necessário.

Abaixo, você confere algumas dicas para realizar o procedimento por completo e sem grandes entraves para ter o seu popular sistema operacional atualizado do 8 para o 8.1:

* Acesse o site da Microsoft e selecione o sistema que você deseja baixar (Windows 8 ou 8.1). Acesse o gerenciador de downloads e insira, quando solicitado, a tal chave de instalação. Depois, é só escolher se deseja gravar o arquivo em um DVD ou pendrive.

Veja como instalar o Windows 8.1 utilizando um pendrive

Para os que já possuem o arquivo

A arte aqui é transformar o seu pendrive em um dispositivo de instalação. Sem muitos segredos e dificuldades. Mas, para isso, deve-se seguir os seguintes passos:
1. Instale o programa Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool;
2. Selecione o arquivo ISO do Windows 8.1 e, depois, clique em USB Device, finalizando o processo ao selecionar a opção Begin Copying.

Instalando o Windows 8.1

Com o seu pendrive já formatado e com a ISO já instalada nele, é hora de chegar aos finalmentes do processo, que é instalar a versão mais recente do Windows no seu computador. Para isso, siga as orientações abaixo para que o programa seja instalado com sucesso:
1. O primeiro passo é reiniciar o computador e, ao fazê-lo, é preciso entrar na tela de Setup;
2. O passo seguinte é se certificar de que o seu pendrive está apontado como a primeira opção de boot. Caso esta opção não esteja marcada é preciso alterar a ordem para que a unidade USB seja a primeira a ser reconhecida. A opção para entra na tela de boot varia de fabricante para fabricante, mas geralmente usa-se a tecla Del, F2 ou F8 repetidamente durante a inicialização do sistema (é melhor consultar o manual).
3. Instale através do passo a passo simplificado, salve as alterações e reinicie, uma vez mais. Isso fará com que, ao carregar mais uma vez as configurações do sistema, o computador vai detectar os arquivos de atualização do Windows 8.1.

Pronto. Com isso, a atualização é feita e o sistema, quando completamente carregado, já irá exibir o Windows 8.1 na sua máquina.

Vale lembrar que o processo pode ser realizado, também, em muitos casos, para instalar outras versões do Windows, fazendo do pendrive um item de inicialização.

2 comments on “Como instalar o Windows 8.1 utilizando um pendrive
  1. Neucile

    Desculpe. Tenho o Windows 8, mas odiei a atualização pela loja. Precisei formatar o PC e desistir de reinstalar o Windows 8.1 e voltei para o Windows 7. Quando vi esta matéria fiquei radiante, porém não localizei os links do gerenciador e muito menos da imagem do Windows 8.1 para download.

  2. Eduardo Erick

    Olá pessoal, estou com um grande problema. Seguir as dicar de um tutorial a respeito de aumento da resolução de tela do meu netbook no REGEDIT. Acontece que ao mudar a configuração do DISPLAY1_DOWNSCALINGSUPPORTED de 0 para 1, ao reiniciar o PC, apareceu a tela inicial da placa da intel, apareceu a janelinha do windows 8.1 e as bolinhas, mostrando que estava carregando, mas após isso a tela ficou preta, fiz a mesma coisa novamente, e aconteceu de novo. Se alguém puder me auxiliar, agradeço desde já. Abraço, Eduardo Erick

Comments are closed.