Como instalar o Windows XP com o Vista já instalado

Esta é uma pergunta muito comum e a explicação abaixo deverá ser muito útil para quem comprou um PC com o Vista instalado mas não quer deixar de lado o bom e velho XP.

*Vale ressaltar que este não é um tutorial para iniciantes e qualquer erro pode acarretar na perda dos seus arquivos. Note também que o Windows Vista utitlizado no tutorial está em inglês.

Caso você tenha apenas 1 HD você terá que particioná-lo, e com o Windows Vista já instalado no computador basta utilizar a ferramenta “Shrink Volume” bastando ir em Control Panel-> System and Maintenance-> Administrative Tools->Computer Management.

Como instalar o Windows XP com o Vista já instalado

Depois de encontrar a tela como acima escolha a opção Storage-> Disk Management – clicar com o botão direito do disco rígido e escolher a opção Shrink Volume.

Windows XP com o Vista

Você poderá escolher o valor que quiser, o padrão é o número 10000 que significa 10 GB.

XP com o Vista

O próximo passo é alterar a unidade de CD-ROM’s já que no caso de criarmos uma partição com o nome “D” e o CD-ROM também tiver o nome “D” ele não irá funcionar. Para solucionar o problema basta clicar em “Change Drive Letter and Paths”.

Agora deveremos mudá-lo para uma letra que não está sendo utilizada, aqui no caso a “E”:

Volte na janela das partições e clique com o botão direito em qualquer área livre e depois em “New Simple Volume” e certifique que a letra marcada esta correta no caso a “D” já que o volume principal(Vista) é a “C” e o CD-ROM é a “E”.

novo volume

Reinicie o computador e logo depois de iniciado vá ao menu iniciar e novamente na unidade que deverá ser instalado o XP no meu caso a “D” e dê um nome como “XP” para sua unidade.

Vista já instalado

Agora basta instalar o XP através do disco de boot certificando-se que o sistema será instalado na unidade correta:

XP BOOT

Depois do sistema instalado você perderá a capacidade de arranque do Windows Vista e então deverá instalar um gerenciador de boot como o VistaBootPro, o programa é gratuito e o download pode ser feito aqui – instale o programa seguindo a figura abaixo:

VistaBootPro

Neste ponto, o Windows Vista bootloader estará instalado e você poderá só iniciar o Windows Vista, para corrigigr isto basta clicar no menu “Diagnostics” e depois em “Run Diagnostics”.

VistaBootPro

O programa automaticamente analiza o HD e preenche com a versão do XP, clique em “Manage OS Entries” clique na caixa de texto de Entrada e renomeie-o com o nome como “Windows XP” e logo depois em “Apply Updates”.

Manage OS Entries

Ao reiniciar o computador você deverá se deparar com a tela abaixo:

Parabéns!, este é seu gerenciador de boot – basta escolher o sistema a ser inicializado e clicar em Enter”.

gerenciador de boot

Possível Erro:
* Caso se depare com a possívem menssagem de erro “unable to find ntldr” ao tentar iniciar o XP, Localize os arquivos ocultos “ntldr e ntdetect.com” que estão na raiz do Windows Vista e copie-os para a raiz da sua unidade do Windows XP.

PARTIÇÕES DO HD

119 comments on “Como instalar o Windows XP com o Vista já instalado
  1. pedro carlos

    pcarlos21@hotmail.com. quero participar num curso gratis e online de hardware de pcs «desktop/laptops»,por fvr eniam-me uma dica

  2. maurindo de sa

    quero estala wuidows xp e nao sei como estala,estou com virus

    • ...

      ow animal…o certo é windows

    • Laurindo Littbarski da Costa

      Meu caro, primeiramente seria INSTALAR e não estalar. Segundo, no seu caso, como deve ser leigo, leve á um técnico especializado. Este artigo é para pessoas com um certo conhecimento, me desculpe.

  3. maurindo de sa

    quero estala e esta com virus meu windows xp

    • ...

      ow animal (2) .. hehe.. tenta estalar os dedos e ver o que acontece.

  4. Anderson Araujo

    Pessoall, estou com Win 7 64BITs instalado. Jah tenho particiçoes em meus HDs (1 tera e 500 Gb), tenho vontade de instalar o XP para poder voltar a utilizar meu scanner e placa de TV, que nao sao reconhecidos pelo Seven. Como meu sistema eh um AMD 4 nucleos, chipset AMD e placa ATI integrada, 8GB de ram, sei que eh favoravel para instalação de um MAC OS. Pergunto: se instalo o MAC OS, em seguida instalo o XP, e por ultimo um Linux(via Wubi no windows xp), automaticamente o linux (Ubuntu) vai configurar o Boot, sem que eu faça mais nada???

    • Anônimo

      Na verdade nao, o problema é o possivel conflito entre o MAC e os outros S.O :/

    • eu

      vc quer tudo, hein?!

  5. Matheus Silva

    Por favor, alguém saberia me informar onde encontro a “Raiz do Windows” ? Não estou conseguindo encontrar os arquivos ntldr e ntdetect. Agradeço desde já.

    • eu

      ow animal (3), raíz é a pasta principal, ou seja C:\Windows . Essa é a raíz

    • brincadeira

      só faltava isso, pesquise no menu iniciar, poxa, vai me dizer que nao sabe entao é melhor fazer um curso de informatica

  6. luiscarlos

    GOSTARIA DE3 FORMATAR MEU HD COM O XP …… VISTA E O WINDOWS 7!!!!!!!! COM 2 GB DE MEMÓRIA ,DDR 2 , PROCESSADOR 1.6 INTEL ,QUANTO PRECISAREI DE HD ? SERÁ QUE NÃO VAI TRAVAR? UM ANTI VIRUS EM CADA? SE ALGUÉM TIVER A RESPÓSTA! MUITO OBRIGADUUUUU! LUIS CARLOS …..

  7. Henrique

    Eu posso instalar o win xp em D: pq eu tenho o win7 e quero usar os dois

  8. Christian

    Cara vc pode me dar uma ajuda eu instalei o XP na partição como vc passou ai no tutorial no meu not com Vista, instalei tbm o vistabootpro mais só consigo entrar no xp se eu mudar na bios para “ATA” e para entrar no Vista tem que mudar para “AHCI”. Isso é assim mesmo ou foi alguma coisa errada que eu fiz? grato

  9. gui2012

    o melhor excelente

  10. ADILSON

    amigo consegui particionar , fiz todos os procedimentos, ta tudo ok , só que meu pc ainda não lê o cd de instalaçãop do xp, o que devo fazer ???

  11. Diego

    Estou com o mesmo problema do Adilson meu pc fica com uma mensagem e pergunta se isso foi a primeira vez que aconteceu e fala que pode ser um virus..

  12. reginaldo

    tenho o win 7 instalado e já particionei o hd e quando dou boot com o cd do win xp,aparece uma tela de erro dizendo q a partição pode estar corrompida e precisa passar o chkdsk nela e já fiz esse procedimento e mesmo assim persiste o problema

Comments are closed.