Como melhorar a latência de rede

Quem joga online sabe da importância de manter a latência de rede baixa para evitar lags ou ser “expulso” do servidor no meio da jogatina.

Latência é a diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que seus efeitos tornam-se perceptíveis. Lag (Latency At Game) é um termo que se refere-se a atrasos que se podem ocorrer na comunicação entre computadores. (Wikipédia)

Para que fique mais fácil a compreensão, podemos dizer que a latência de rede é o tempo que leva a viajem de um pacote da fonte ao destino. Juntos, a latência e largura de banda definem a velocidade e a capacidade de uma rede.

Podemos perceber agora de forma mais clara a importância de manter este tempo o menor possível para quem gosta de jogar online.

É óbvio que não há como fazer algo surpreendente sem que se tenha uma boa conexão, mas na falta desta é possível melhorá-la com a ajuda de alguns programas especialmente se a alta latência for causada por problemas no registro ou configurações do dispositivo de rede.

O mais famoso deles (e talvez o melhor) software para isto é o cFosSpeed é uma pena que seja pago e como sempre acontece, utilizaremos uma alternativa gratuita que apesar de não possuir as mesmas funções do cFosSpeed também promete deixar a latência sempre baixa.

O nome do utilitário é Latency Optimizer. Ele possui uma versão gratuita e outra paga, como de praxe, a gratuita com limitações. O download pode ser feito no site oficial.

Depois de instalado, o programa cria um ícone na área de trabalho e após um duplo clique você já pode utilizá-lo. Logo após aberto você precisa clicar em “Start optimization” para iniciar o processo que é bem rápido. Em seguida é só reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito.

Latency Optimizer

A otimização básica é esta, mas você pode realizar outros ajustes que também estão disponíveis na versão gratuita do programa, por exemplo, “Cleaners” permite remover programas iniciados com o sistema e limpar entradas inválidas no registro e no Windows. Já o botão “Testing” permite realizar testes em sua internet e posteriormente realizar uma comparação.

Outros serviços e programas para diminuir a latência

Leatrix Latency Fix
Zero Ping
Wow Tunnels
smooth Ping

One comment on “Como melhorar a latência de rede
  1. pedro luiz

    …gostei muito das explicacoes, creio que ficou claro porem senti falta de outros meios para se resolver o problema…obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>