Como otimizar e encontrar espaços não utilizados no disco rígido

De fato, os discos rígidos atuais contribuíram à sua maneira para diminuir a bagunça nos quartos. Isso porque, agora, suas enormes capacidades de armazenamento coloca alguns dos seus itens indispensáveis do dia a dia bem guardadinhos na bagunça virtual das suas pastas do computador.

Mesmo assim, não é raro ver que a quantidade de memória deles parece não ser o suficiente. São em momentos assim, para privilegiar arquivos novos, que todo usuário faz uma varredura em todos os cantos do seu computador, à procura de algo que ocupe muito espaço no disco rígido e pouca utilidade na sua vida.

Uma curiosa dica é estar sempre atento como o seu disco rígido anda ocupando o seu tempo – e espaço – no computador. Uma matemática rápida que pode se revezar em descobrir se tais aplicativos que você instala são mesmo necessários e se você já não possui um que possa suprir a mesma necessidade – ou substituí-lo pelo que deseja baixar –, entre outras dicas que economizam preciosos Mega Bytes, quando eles se fazem necessários.

Outra opção, essa menos dispendiosa, é o aplicativo Meinplatz, que se encarrega da missão de fazer uma ‘faxina’ no seu disco rígido, a fim de encontrar espaços onde a memória está sendo ocupada sem desnecessário excesso.

Descubra formas de otimizar e encontrar espaços não utilizados do seu disco rígido

Passo a passo de como otimizar e encontrar espaços no disco rígido

Confira, abaixo, como utilizar o Meinplatz e, assim, otimizar os  espaços do seu disco rígido que têm sido, somente, um peso morto nos labirintos virtuais do seu computador:

  1. Instale o programa no seu computador e familiarize-se com a interface do Meinplatz – limpa e intuitiva, de uma maneira geral, com a árvore de diretórios localizada na lateral esquerda, as opções e resultados das suas verificações, do lado direito, e a barra de ferramentas, na parte superior da tela.
  2. Agora, escolha o local para análise e clique sobre ele. Isso já é o suficiente para que ele leia todos os arquivos no diretório escolhido, revelando o seu nome, tamanho e o percentual de espaço ocupado, com relação ao local onde está instalado, entre outras informações.
  3. Com isso, você tem uma visão mais focada e detalhada do espaço utilizado no seu computador, podendo visualizar, expandir, alterar e até mesmo excluir determinados itens (é possível, também, exportar os resultados fornecidos pelo programa nos formatos HTML, TXT, DOC, XLS e CSV clicando na opção Xport).

Isso deve ser o suficiente para quem deseja ver de perto como anda a otimização de espaço no seu computador e limpar os excessos, evitando que você delete arquivos dos quais sentirá falta, futuramente.

Duas considerações finais: cuidado com o que você apaga. Nem tudo que você acha realmente inútil é, de fato, inútil. Pode se tratar de um componente importante do sistema. Faça o escaneamento e tenha a plena certeza e consciência do que você está excluindo permanentemente do seu disco rígido, para que nenhuma dor de cabeça acompanhe a sua rotina, posteriormente.

One comment on “Como otimizar e encontrar espaços não utilizados no disco rígido
  1. itamar

    Tema muito importante! Normalmente não levamos em consideração até que o problema de espaço se pronuncie e aí nos vemos a eliminar o que não nos interessa realmente.

Comments are closed.