Como proteger os Favoritos do Firefox com senha

Os Favoritos no Firefox podem ser acessados por qualquer usuário que utilizar o computador. Se por qualquer motivo você quiser bloquear o acesso de outras pessoas aos seus sites favoritos, saiba que isto é possível através da extensão Link Password.

O download da extensão pode ser feito diretamente do site oficial. Depois de instalado, o complemento adiciona duas novas opções ao menu de contexto quando você clicar com o botão direito do mouse sobre um site favorito. Estas opções aparecem tanto no Gerenciador de Favoritos como na lista padrão.

Como proteger os Favoritos do Firefox com senha

Selecionando a opção “Encrypt this link” você poderá facilmente criptografar o link com senha. Você pode obscurecer o marcador evitando a identificação do destino selecionando a opção “Rename Links”.
Assim que você seleciona a opção de criptografar, uma nova janela é exibida solicitando que uma senha seja digitada.
Da mesma forma que “Encrypt this link” encripta uma página guardada em seus favoritos, a opção “Decrypt this link” serve para reverter o processo decriptando o link.

Como proteger os Favoritos do Firefox com senha

Quando qualquer pessoa tentar abrir o Favorito protegido, uma senha será solicitada para que só assim o link seja decriptado.

Como proteger os Favoritos do Firefox com senha

Apesar do Link Password ser uma solução eficaz, talvez ele seja inconveniente se você tiver uma grande quantidade de favoritos no Firefox e precisar digitar a senha toda vez que você abrir o navegador.

Seria interessante se outras opções fossem adicionadas ao plugin como por exemplo, armazenar a senha para uma sessão do navegador e proteger todos os favoritos com uma única senha, assim seria muito mais confortável a utilização do complemento. Quem sabe estas opções sejam adicionadas nas próximas versões.