Como recuperar a senha de usuário no Windows 7

Memória de paquiderme é um luxo exclusivo dos representantes da espécie. Não à toa, saudosas, mesmo, são as nossas gerações anteriores, que tinham a maior preocupação em decorar não mais do que os números do RG, CPF e de um ou outro telefone.

Com a era digital já enraizada no cotidiano surgiram, também, um manancial de medidas para garantir a segurança de quem intercala a sua rotina física no ambiente virtual, seja com compras, lazer ou mesmo a trabalho. Ou seja: logins e senhas que exigem não apenas o esforço da memória para lembrar de todas – e onde cada uma se encaixa –, mas testá-la com combinações de números, letras e caracteres especiais.

Não é motivo de vergonha, portanto, esquecer a senha do banco, os dígitos para acessar o e-mail ou mesmo a palavra-chave que dá acesso ao seu Windows. Principalmente porque, abaixo, você confere um passo a passo detalhado para recuperar a sua senha de usuário e não ficar mais de olhos arregalados, diante da tela do computador, vasculhando a memória atrás da senha perdida.

Passo a passo para recuperar a sua senha de usuário no Windows 7

Como recuperar a senha de usuário no Windows 7

– Em primeiro lugar, é necessário ter o disco de instalação do seu Windows;

– Reinicie o computador, dando um boot no CD do Windows (para isso, ao reiniciar o computador, pressione a tecla Delete e, na sessão Bios Features, coloque o seu driver de CD como “First Boot Device”) e, após carregar, selecione a opção “Reparar o meu computador”;

– Na sequência, selecione a opção linha de comando (command prompt);

– Insira o seguinte comando, para faze ruma cópia do arquivo de atalhos do teclado:

copy c:\windows\system32\sethc.exe c:\

– Na sequência, insira o comando abaixo e, depois, reinicie o computador

copy c:\windows\system32\cmd.exe c:\windows\system32\sethc.exe

– Ao chegar na tela de login do Windows, pressione cinco vezes a tecla Shift para que uma janela do prompt de comando surgir;

– Nesta parte, insira o comando net user e, na sequência, com espaço entre as palavras, o seu nome de usuário e a nova senha (por exemplo: net user usuário senha);

E pronto. O próximo login que você fizer já responderá pelo novo nome de usuário e senha. Não é um trabalho pesaroso, mas deve dar sustos o suficiente para que a senha do Windows fixe melhor na memória, da próxima vez.

Resta, ainda, restaurar os atalhos do teclado, uma vez que foram copiados no boot anterior. Para isso, siga o primeiro procedimento utilizado para redefinir a sua senha, que é dar um boot no CD de instalação do Windows. Após abri-lo, acesse o prompt de comando novamente e insira o seguinte comando:

c:\sethc.exe file back to c:\windows\system32\sethc.exe

Feito isso, a paz volta a reinar no seu computador (só atente-se ao fato de reconfigurar como estava a ordem de prioridade na sessão Bios Features).