Como recuperar imagens ou arquivos apagados

No intuito de tentar impedir que o usuário apague arquivos acidentalmente, o Windows oferece a Lixeira, no entanto, ela não funciona em drives USB externos, pen drives, memory sticks, ou unidades mapeadas. Felizmente existem outras maneiras de recuperar arquivos deletados.


Restaurando imagens ou arquivos com o Recuva

Dos mesmos criadores do CCleaner, o Recuva é um simples e eficiente software para recuperar arquivos instalados.

O programa possui uma instalação simples e o suporte ao português torna tudo muito fácil para qualquer nível de usuário. Ao término da instalação aparecerá a seguinte janela:

Como recuperar fotos ou arquivos apagados

Clique em “Avançar” e selecione o tipo de arquivo que você pretende recuperar:

Como recuperar fotos ou arquivos apagados

A próxima página refere-se onde exatamente você pretende procurar o arquivo apagado. Se não sabe ao certo, marque ou deixe marcada a opção “Não tenho certeza”.

Como recuperar fotos ou arquivos apagados

Na próxima página você pode habilitar a “verificação profunda”, porém recomenda-se fazer primeiramente uma varredura rápida pois quase sempre esta é capaz de encontrar o arquivo que procuramos. Clique em “Iniciar” para que o processo inicie.

Como recuperar fotos ou arquivos apagados

Se houver um número muito grande de resultados e você saber exatamente quando o arquivo foi criado ou modificado você pode alternar para o modo de exibição avançado onde poderá classificar pela última modificação.

Ao término do processo clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo a ser recuperado e selecione a opção “Recuperar realçado(s)”. Selecione o lugar onde o arquivo deve ser salvo e clique em “OK”.

Como recuperar fotos ou arquivos apagados

Restaurando imagens ou arquivos com o DiskDigger

Se você não teve sucesso com o Recuva poderá experimentar outros softwares como o DiskDigger.

É recomendado ter pelo menos dois softwares da categoria quando precisar recuperar arquivos pois na maioria das vezes eles encontram arquivos diferentes.

Um ponto forte do DiskDigger é que ele é portátil, ou seja, dispensa instalação e é uma ótima ferramenta para ser carregado à partir de uma pendrive. O download do gratuito DiskDigger pode ser feito aqui.

Feito o download, descompacte o arquivo baixado e dê um duplo clique sobre o executável (DiskDigger.exe).

Automaticamente o programa detecta o idioma do sistema operacional e exibe uma tela com as unidades detectadas. Selecione a unidade e clique em “Seguinte”.

Como recuperar fotos ou arquivos apagados

Na próxima janela, assim como no Recuva, você poderá escolher entre uma varredura “funda” ou uma varredura “profunda”. A primeira opção é a mais rápida e eficaz na maioria dos casos. Clique em “Seguinte” e aguarde os resultados.

Como recuperar fotos ou arquivos apagados

Encontre o arquivo que você quer recuperar, clique com o botão direito em cima do mesmo e selecione “Guardar ficheiros selecionados”. Selecione onde o arquivo deve ser salvo e clique em “OK”.

Note que nesse momento o programa vai iniciar um contador. Espere-o zerar e clique em “Continuar sem registro”.

Como recuperar fotos ou arquivos apagados

Pronto!

Outros programas para restaurar arquivos deletados

Se com nenhum dos dois programas acima você conseguiu recuperar seu arquivo, há ainda outros softwares para tal façanha como o O&O Unerase, RecoveryDesk, EASEUS Data Recovery Wizard, Win Data Recovery, UndeleteMyFiles dentre outros.

2 comments on “Como recuperar imagens ou arquivos apagados
  1. Alex

    Olar jhony,coloco na lista também o disk digger um ótimo programa para recuperar coisas apagadas acidentalmente. aH!!! ele é freeware

  2. Pingback: EraserDrop: Lixeira que exclui arquivos definitivamente

Comments are closed.