Como remover a integração do Office 2013 com a nuvem

A nuvem chegou não com intenções nebulosas – com o perdão do trocadilho –, mas para clarear o horizonte dos usuários de computador, que querem ter sempre em mãos os seus arquivos sem depender de mídias removíveis para poder acessá-los ou editá-los em algum lugar que não seja o computador onde se encontra o arquivo original.

Por outro lado, da mesma forma que um videogame que ofereça infinitas possibilidades multiplayers não atraia um ou outro jogador, a nuvem pode não ser o desejo de consumo de muita gente. E, nisso, a indiferença de um esbarra no que parece a exigência de outro, como é o caso do Microsoft Office 2013.

Como se sabe, a versão 2013 dos programas presentes no pacote Office dispõe de inúmeras novidades e funcionalidades que visam, por prioridade, agilizar e facilitar a vida dos seus usuários. Entre elas, está a integração simultânea com a nuvem.

Isso significa que o usuário pode alterar o documento original e ter a mesma alteração realizada no arquivo flutuante da nuvem – isso se o usuário estiver conectado com a internet –, além de utilizar serviços diversos, como o SkyDrive e sincronize as suas informações com outros computadores, entre outros. No entanto, como nem todo adepto do pacote Office se sente à vontade com tanta sincronia virtual e prefere fazer às coisas à sua moda, a Microsoft deixou à disposição do usuário uma configuração para remover essa integração automática com a nuvem.

Abaixo, você confere um passo a passo para remover a configuração e, assim, poder retomá-la quando quiser. Confira:

Aprenda a remover a integração do Office 2013 com a nuvem

Como remover a integração entre o Office 2013 e a nuvem

– Em primeiro lugar, abra o Bloco de Notas e cole o texto abaixo, salvando-o como um arquivo .reg (atente-se de altear o campo “Tipo” para “Todos os Arquivos”):

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Office\15.0\Common\SignIn]

“SignInOptions”=dword:00000003

– Salve o arquivo com extensão .reg e, depois, clique sobre o ícone do arquivo com o botão direito do mouse e selecione a opção de Mesclar;

– A sua alteração tomará efeito de imediato e, ao abrir qualquer arquivo compatível com o pacote Office 2013, você poderá perceber que toda e qualquer integração existente com a nuvem não mais existirá no seu sistema.

Agora, caso você tenha encontrado utilidades profissionais ou pessoais para a nuvem e os seus arquivos do pacote Office 2013, e queira, portanto, desfazer o comando para que a integração volte a ocorrer entre ambas as plataformas, basta seguir os passos abaixo:

Como recolocar a integração entre o Office 2013 e a nuvem

– Em primeiro lugar, abra o Bloco de Notas e cole o texto abaixo, salvando-o como um arquivo .reg (atente-se de altear o campo “Tipo” para “Todos os Arquivos”):

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Office\15.0\Common\SignIn]

“SignInOptions”=dword:00000000

– Salve o arquivo com extensão .reg e, depois, clique sobre o ícone do arquivo com o botão direito do mouse e selecione a opção de Mesclar.