Como remover drivers antigos do Windows

Suponhamos que você tem um computador com uma placa de vídeo da NVIDIA e resolve fazer um upgrade para uma placa da ATI. Mesmo que você utilize o desinstalador padrão do desenvolvedor, é comum ficar alguns drives ocultos no Windows que podem causar uma série de problemas.

Drivers são pequenos softwares que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional da máquina e o Hardware. (Wiipédia)

Entre os softwares gratuitos capazes de detectar e remover esses “restos de drivers” merece destaque o Driver Sweeper. Apesar de ser um software que foi descontinuado recentemente ele ainda pode ser baixado através desta página e continua funcional.

É preciso apenas tomar cuidado durante a instalação do programa e desmarcar a opção de instalação da barra “Linkury Smartbar” conforme a figura abaixo:

Driver Sweeper

O programinha possui uma interface muito simples, minimalista e agradável. Para iniciar o processo de varredura é só selecionar os fabricantes e clicar em “Analyze”. Para eliminar os arquivos encontrados é só selecioná-los e clicar em “Clean”.

Basta um clique para remover todos os arquivos selecionados. Talvez seja necessário reiniciar o sistema para concluir o processo. Um backup é criado automaticamente e permite você restaurar os arquivos de driver caso necessite posteriormente.

Driver Sweeper

Você pode deixar a interface do Driver Sweeper em português selecionando a opção “Language-> Brazilian Portuguese-> Apply” o que torna todo o processo ainda mais fácil para usuários pouco experientes.

Driver Sweeper

É possível ainda remover ícones do desktop, utilizar um filtro customizado, visualizar logs, restaurar backups, mudar o tema (Opções-> Tema) e atualizar automaticamente o Driver Sweeper.

Claro que existem outros recursos para remover drivers antigos do Windows, mas este é muito simples e funcional.

2 comments on “Como remover drivers antigos do Windows
  1. Marcos J

    Eu estava precisando de um software destes, mas não conhecia nenhum programa com este recurso de remover drivers de dispositivos ocultos. Lembro que no windows 2000 era possível remover os drivers de dispositivos ocultos através do adicionar/remover hardware (se não me engano) do próprio sistema operacional, mas não sei por que este recurso foi excluído do windows XP (bom, pelo menos eu não sei se existe!). Obrigado mais uma vez Jhonny.

  2. Itamar

    Interessante e útil opção. Obrigado pessoal do GDW.

Comments are closed.