Como remover o Portal dos Sites como página inicial do Goggle Chrome

Pragas são implacáveis e, principalmente, mutáveis, adequando-se ao tempo e às necessidades da humanidade e a mais atual e contemporânea de todas não poderia ser diferente e fez morada no mundo virtual, esse labirinto de conexões e infinitas possibilidades convergentes que é a internet.

Obviamente, seu impacto é menos doloroso na pele, mas causa boas dores de cabeça àqueles que praticamente batem seus cartões de ponto com os olhos vidrados na tela de um computador.

Atualmente, uma pequena praga que tem se disseminado por entre computadores desprotegidos são essas páginas que se instalam na surdina como página inicial do seu navegador e não saem nem por decreto, simpatia ou seguindo processos convencionais, como excluí-las, nas configurações.

O Portal dos Sites é uma dessas páginas, entre tantas, que florescem malignamente ao instalar um programa e, inadvertidamente, concordar com o que está escrito na tela. Entretanto, desfazer-se dele é menos simples do que simplesmente aceitar os termos de uma instalação –  mas nada que exija conhecimentos profundos em informática ou uma noite em claro em virtuais perseguições de extermínio.

Abaixo, você confere um passo a passo sem delongas para que você se vacine contra a praga que é o Portal dos Sites.

Como remover o Portal dos Sites como página inicial do Goggle Chrome

Como remover o Portal dos Sites como página inicial do Goggle Chrome

1. Localize o ícone do seu navegador (neste caso, especificamente, o processo é feito no Google Chrome, mas o caminho é similar entre os grandes navegadores) na barra de ferramentas, caso ele fique fixado ali, e clique com o botão direito do mouse sobre ele, acessando as Propriedades do Chrome.

2. Ao abrir a tela, procure pelo campo “Destino”. Lá, você irá encontra um endereço com extensão “.exe”. Apague tudo o que estiver escrito após as aspas (exemplo: Chrome\Application\chrome.exe”). Clique em “Aplicar” e feche essa janela.

3. Para se certificar que o Portal dos Sites não volte para assombrar de outra forma, acesse o Google Chrome e entre em “Configurações”.

4. Acesse a sessão de “Pesquisa” da página e, então, clique no botão “Gerenciar mecanismos de pesquisa…”. Procure pelo ícone do Portal dos Sites para, enfim, excluí-lo clicando no botão “x”.

5. Outra dica válida é clicar, ainda na página de “Configurações”, em “Configurar páginas”, na sessão de “Inicialização”, para checar se o Portal dos Sites consta como página inicial do seu navegador.

Pronto! Isso deve dar cabo do Portal dos Sites de uma vez por todas, quando você abrir o seu navegador.

O que pode ser de grande valia, para que ele não retorne como se nunca tivesse sido expulso do seu sistema, é checar atentamente as informações que surgem na tela ao instalar um programa novo.

Lembrando, em todo caso, que tanto o Portal dos Sites quanto seus genéricos mais famosos, atualmente, como Hao123, qv06 e Babylon, entre outros que têm feito a enxaqueca de muita gente, podem surgir à toa, por acaso, trazendo uma boa carga de frustração para o seu dia. Mas, ao menos, você sabe como se livrar deles, agora.

2 comments on “Como remover o Portal dos Sites como página inicial do Goggle Chrome
  1. Fernando

    Eu tenho usado o SPYbot Search & Destroy, semanalmente, só que tenho que fazer isso manualmente. Seria esse um bom processo também.

  2. Flavio.g

    ôpa! tô precisando extmte dessa dica. Principalmente pela praga do Hao123. Vlw! obrigado. abç

Comments are closed.