Como rodar programas sem instalar com o SandBoxie

Se você baixa softwares de sites suspeitos, é interessante executá-los de maneira independente do sistema para não correr riscos.

A primeira coisa que vem a cabeça quando pensamos nesse tipo de procedimento é virtualizar o sistema operacional, no entanto, este é um recurso que consome muitos da máquina e não funciona de maneira satisfatória em computadores modestos.

Diante de tudo isso, uma opção rápida e descomplicada de testar um programa suspeito sem comprometer o Windows é o Sandboxie, que basicamente serve para criar uma zona virtual que quando o usuário desliga é eliminada sem interferir no sistema. É verdade que alguns softwares atuais como o Comodo e o Avast dispõe de um recurso similar, mas do modo “tradicional” ele é bem mais completo, eficaz e com mais recursos.

O programa é gratuito para uso pessoal e o download pode ser feito no site oficial.

Depois de baixar e dar um duplo clique sobre o instalado você poderá selecionar o idioma de instalação, incluindo o português. Ao término do processo a janela do aplicativo é aberta, geralmente lhe interrogando sobre a compatibilidade com certos programas. Você pode adicionar alguns aplicativos para que tenham maior compatibilidade com o Sandboxie ou simplesmente fechar a janela.

Rodar programas sem instalar

Após isso mais uma janela é aberta lhe oferecendo o tutorial do programa. Você pode abrir esse tutorial dentro ou fora do aplicativo – é possível também pular o tutorial clicando em “Cancelar”.

Rodar programas sem instalar com o SandBoxie

Você pode realizar o primeiro teste clicando com o botão direito do mouse sobre “Caixa de Areia Defaltbox” e selecionando “Rodar nesta caixa-> Rodar o Navegador Web” ou o leitor de e-mail ou qualquer outro.

Rodando programas já instalados

A opção “Rodar Qualquer programa” permite rodar qualquer programa instalado em seu computador, para tanto, basta digitar o nome do aplicativo e clicar em OK. Alternadamente você pode clicar no último botão direito da interface e selecionar o atalho do aplicativo a ser executado.

ccleaner no sandboxie

Alguns programas exigem privilégios de administrador. Para rodá-los basta clicar em “Sim” no painel do UAC.

Você poderá notar que todos os programas executados pelo Sandboxie possuem em seu título “#”. Além disso, sempre que você coloca o ponteiro do mouse sobre o programa em execução seu contorno fica amarelo.

Você pode a qualquer momento criar novas zonas virtuais chamadas “Caixas de Areia” através da aba “Caixa-> Criar nova Caixa de Areia”.

Como rodar programas sem instalar com o SandBoxie

Clicando com o botão direito sobre uma determinada caixa de areia você poderá terminar programas, apagar e explorar o conteúdo entre outras ações.

Simulando a instalação de um programa

Assim como executar programas, o Sandboxie permite simular a instalação de aplicativo, para isso, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer caixa de areia do programa e selecione “Rodar nesta caixa-> Rodar qualquer programa” e no último botão (do lado direito) clique em “Procurar”, selecione o executável e “instale” o programa como de praxe.

Como rodar programas sem instalar com o SandBoxie

Para encerrar o programa instalado é só expandir a “Caixa de Areia”, clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Terminar Programa-> Sim”.

Instalar programas no Sandboxie

Feito isso seu programa “instalado” some como simplesmente nunca tivesse existido.

4 comments on “Como rodar programas sem instalar com o SandBoxie
  1. Ivan

    Não sabia que ele era gratuito!

  2. Luiz Souza

    Não é freeware, mas funciona com limitações após 30 dias e é perfeitamente usável: Sandboxie freeware or shareware? * A. Sandboxie is shareware software. The free version is missing a few features which are available in the paid version. After 30 days of use, the free version displays reminders to upgrade to the paid version, but remains functional. For personal use, you are encouraged, but not required, to upgrade to the paid version. • For non-personal use (including commercial, eductional, governmental, and not-for-profit use), Sandboxie must be properly licensed. See Commercial Licensing. http://www.sandboxie.com/index.php?FAQ_Licensing

  3. Phlávio.g

    Blz. Atualizando…..Já uso e é mto bom. Qdo instala cria um atalho chamado “Navegador web em uma caixa” e dá p visitar sites suspeitos, ‘impróprios’ e assistir vídeos o online ou baixar vídeos e assistir s medo. Qdo baixa 1 vídeo, p. ex., vai p msm pasta usado normalmente p download do seu navegador (Chrome,FF, IE). Só q saindo do Sandboxie e acessar o pasta de download, vc não vai ver esse vídeo. Mas tá lá. “Cercado” p SB. P assistir novamente acione o programa. A não ser q vc retire, recorte o vídeo e coloque em s pasta usual. Aí o risco é seu. Obrigado Jhonny.

  4. Phlávio.g

    Qdo disse aí q programa baixado p SB só roda dentro dele; na verdade ele tm uma opção: ‘Rodar Fora da Caixa’. Mas aí ele avisa que é s/ supervisão/controle do SB….

Comments are closed.