Como saber quais programas estão usando a internet

Para saber quais programas estão usando a internet não é difícil. Qualquer firewall que se preze (Sygate, Comodo, ZoneAlarm etc) fornece estas informações ao usuário, mas nem todos fornecem detalhes ou opções de encerrar e verificar os processos.

Um bom programa para exibir não só quais programas estão acessando a internet mas também sua localização no sistema, endereço que eles estão acessando e muitas outras informações é o gratuito TCPEye.

A instalação do programinha é simplificada e depois de instalado, logo na primeira execução ele exibe tudo a respeito das conexões ativas no sistema.

Como saber quais programas estão usando a internet

Tudo é exibido de forma bem clara e até mesmo os usuários com pouca experiência poderão decifrar o que for exibido sendo que em “Process” é exibido o nome do processo executável, “Local Adress” a porta que o programa está conectado, “Remote Adress” o IP que os programas estão conectados, “State” se a conexão está ativa ou pausada (quando estiver verde é que está ativa), “Protocol” exibe o protocolo usado, “Country” o país e “Process Patch” a pasta em que o programa está localizado no Windows.

O interessante do TCPEye é que clicando com o botão direito sobre um determinado processo você poderá escolher “Resolv IP” para ver o endereço web que o programa está acessando (ex: google.com), encerrar a conexão através da opção “Closed Connection”, encerrar o processo através de “End Process”, checar o arquivo no site de múltipla detecção VirusTotal (Cechk With VirusTotal), verificar as propriedades (Properties), verificar onde está hospedado o site em que seu programa está conectado (Whois IP) entre outras pequenas funções.

Como saber quais programas estão usando a internet

Há ainda outros programas similares ao TCPEye como TCPView e o CurrPorts que abordaremos suas funções em outra oportunidade.

6 comments on “Como saber quais programas estão usando a internet
  1. Marcos J

    Valeu Jhonny!!! Estava procurando um programa deste tipo há muito tempo, mas eu não conhecia nenhum que fizesse algo parecido.

  2. Agnaldo

    No Windows existe um comando chamado netstat -b que mostra todos os programas conectados a Internet…

  3. Jhonson

    Sygate ora ora pois pois.

  4. Gilmar

    Já tenho ‘esse cara’, quer dizer, programa! Bão pacas!

  5. Felipe_warlike

    bom eu uso o a2HiJackFreeSetup para esse tipo de assunto gosto da empresa e do software mas vou dar um abaixada pra dar uma comferida xD

  6. dorian

    O por gama serve para conto a rede está com ip automático

Comments are closed.