Como usar o Firefox Final, Beta, Aurora e Nightly simultaneamente

Já saiu a versão final do Firefox 6, o Firefox 7 está em estágio Beta, o Firefox 8 está disponível no canal Aurora e há pouco saiu a primeira versão de testes do Firefox 9.

Se por um lado há a tentação de experimentar todas as versões do navegador, por outro há um certo receio de uma versão interferir em outra. Veja abaixo como contornar o problema!

O primeiro passo é certificar que você tem as últimas versões instaladas. Para tanto, os canais disponibilizados pela Mozilla são:

Estável: www.mozilla.com/pt-BR/firefox/all
Beta: www.mozilla.com/pt-BR/firefox/all-beta
Aurora: www.mozilla.com/pt-BR/firefox/channel
Nightly: nightly.mozilla.org

Atenção

É recomendado instalar cada uma das versões em diferentes pastas do sistema (com exceção do Beta que instala na pasta da versão estável). Isso deve ser feito personalizando a instalação. Além disso, certifique-se de criar atalhos na área de trabalho para que fique mais fácil os passos seguintes.

Criando perfis

Baixe o Profile Manager através desta página e execute-o.

Crie um perfil para cada versão do navegador clicando em “New”. Em “Name” coloque o nome de usuário (para que fique melhor para identificar você pode colocar a versão do navegador como nome) e em “Version” a versão do programa a ser executado.

Profile Manager do Firefox

Feito isso, quando você quiser abrir qualquer versão do navegador é só abrir o Profile Manager, selecioná-lo e clicar no botão “Start Firefox” ou alternadamente dar um clique sobre qualquer um dos ícones da área de trabalho, selecionar o perfil e iniciar o programa.

Profile Manager gerenciando perfis

Caso você queria excluir qualquer um dos perfis depois de ter eliminado o Profile Manager é só fazer isso através das opções que aparecem antes do navegador ser iniciado.

Notas

* Um perfil não interfere no outro, por exemplo, as extensões e configurações de um não são utilizados em outro.
* Muito cuidado ao desinstalar qualquer versão do navegador porque por padrão ele exibe uma caixa de seleção para excluir tudo, o que inclui perfis, histórico, extensões etc.

Mozilla Firefox usados simultaneamente

2 comments on “Como usar o Firefox Final, Beta, Aurora e Nightly simultaneamente
  1. Luiz Souza

    Excelente dica para quem precisa testar suas páginas em diferentes versões: webmasters e afins. A Fundação Mozilla tá pisando na bola e matando o diferencial do seu navegador que são os add-ons. Se tirar as extensões imediatamente migraremos para o Chrome! Ontem fiz um ‘downgrade’ para a versão 4!

  2. ivan

    Também podem usar as versões portáteis da portableapps.com…

Comments are closed.