Como usar o navegador como leitor PDF padrão

Esta é uma dica muito simples mas poderá ser útil para quem quer extirpar softwares como o Adobe Reader e deixar que o próprio navegador se encarregue de tudo.

Esta dica foi publicada inicialmente pelo DownloadSquad e tinha como objetivo mostrar como tornar o Google Chrome como leitor PDF padrão do sistema, mas funciona com qualquer navegador desde que esteja com seus plugins devidamente instalados e atualizados. Aqui está a dica com alguns ajustes para que fique mais fácil e em dois métodos:

1º método

Este método é muito mais simples do que se imagina. Clique com o botão direito do mouse em cima de qualquer arquivo PDFe selecione a opção “Abrir com…-> Escolher programa padrão”.

Clique em “procurar” selecione o atalho do navegador desejado e clique em “OK”. Pronto, o documento PDF via ser aberto pelo navegador e qualquer outro PDF que você der um duplo clique também será aberto por ele.

Como usar o navegador como leitor PDF padrão

2º método

Vá na caixa de pesquisa do sistema digite associado e dê ENTER. No Windows XP, abra o Menu Iniciar, clique em “Run”, digite control folders e na janela que abrir vá na guia “types”.

Como usar o navegador como leitor PDF padrão

Nesta janela dê um duplo clique sobre a extensão .pdf, selecione o seu navegador preferido e clique em “OK”.

Esta alternativa de visualizar documento PDF no navegador é interessante porque facilita a vida de quem usa o navegador para quase tudo e além disso, com as novas tecnologias, eles abrem rapidamente e consomem poucos recursos.