Como utilizar mais de 3 GB de RAM no Windows 32 bits

Acho que todos já sabem que as versões 32 bits do Windows não conseguem gerenciar mais de 3 GB de memória RAM.

Se você possui mais memória RAM do que seu sistema pode gerenciar, uma boa dica é utilizar o ramdisk para armazenar arquivos temporários frequentemente acessados, arrumar “serviço” para essa memória “parada” e aumentar a velocidade do seu sistema.

Baixe o programa aqui, ele é gratuito e para instalá-lo basta dar um duplo clique sobre o executável “ramdisk.exe” e logo em seguida clicar em “Install RamDisk”:

Como utilizar mais de 3 GB de RAM no Windows 32 bits

Como utilizar mais de 3 GB de RAM no Windows 32 bits

Feito os passos acima ficarão ativas as opções “Disk Size” e “Driver Letter” o qual você deverá modificar de acordo com suas exigências.

Em “Media Type” selecione a opção “Fixed Media”, logo depois clique em “Apply” e “Ok”:

memória ram

Esse processo poderá demorar um pouco e depois de completo e a janela de confirmação ter aparecido você poderá ver “RAMDisk” através do “Meu Computador”.

Agora o RamDisk já pode ser utilizado como um “hd virtual na memória” com velocidade de escrita e leitura muito superior a de um HD ou memória flash(pen drives e SSD’s).

Vamos agora utilizá-lo nos arquivos de paginação, para isto navegue(no Windows XP) até “Painel de Controle-> Sistema-> Avançado e em “desempenho” clique em “Configurações-> Avançado-> e em “Memória Virtual” clique em “Alterar”, selecione o “RamDisk” e defina a paginação que atenderá suas necessidades:

Windows 32 bits

Windows 32 bits

Note que caso o utilitário não reconheça toda a memória instalada, talvez seja necessário você ativar o modo PAE o qual pode acarretar problemas na compatibilidade de drivers. Se mesmo assim você quiser ativá-lo, faça o seguinte:

Modo PAE no Windows XP:

Clique com o botão direito em Meu Computador-> Propriedades-> Avançado e em “Inicialização e recuperação” clique em “Configurações”-> “Editar”.

No bloco de notas abrirá o arquivo “boot.ini”, a linha “multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS=”Microsoft Windows XP” /noexecute=optin /fastdetect deve ser alterada para “multi (0) disk (0) rdisk (0) partition (1) \ WINDOWS = “Microsoft Windows XP” / noexecute = OptIn / PAE

Salve e pronto.

Modo PAE no Windows Vista:

Pressione as teclas “Windows + R”, digite cmd e tecle ENTER.
Pressione Ctrl + Shift + Enter e execute o prompt em modo de administrador
Digite então o comando Bcdedit? Set PAE forceenable e tecle ENTER.

27 comments on “Como utilizar mais de 3 GB de RAM no Windows 32 bits
  1. Leonardo

    Jhonny, tira uma dúvida: já que ele criou, no meu caso, um ramdisk de 16mb, e sendo o mínimo de 2mb para disco virtual… eu tentei criar no modo automático e ele queria, no meu caso, uma página virtual de 760mb, evidentemente, não deu… então criei um de 2mb no mínimo e, já que o ramdisk foi de 16mb, o máximo eu deixei em 14mb, está certo? Isso vai ajudar em algo? Abração e obrigado pela dica, mais uma vez.

  2. Jhonny Costa

    @Leonardo: Isto vai muito da necessidade de cada um, da memória que você tem sobrando etc.. Existe outro programa muito bom (melhor do que o do tutorial) para criar um drive virtual na memória RAM só que leva a desvantagem de ser pago, o nome dele é Virtual Hard Drive Pro, se você quiser fazer um teste com ele, o link é o que segue abaixo: http://www.farstone.com/software/virtual-hard-drive.htm Forte abraço!

  3. Leonardo

    Obrigado, vou testar. Grato. Forte abraço pra vc tb.

  4. Rodolfo

    Fica realmente rapido como no video.Alguem testou.Funciona mesmo?

  5. Diego Alves

    Isto tutorial funciona mesmo? e Não afeta os drivers?

  6. Jhonny Costa

    @Diego Alves: Se você não ativar o modo PAE não, com o modo PAE ativado corre um certo risco sim. Abç

  7. Zifin

    Eu não entendi direito como este programa funciona… Ele é melhor que o Readyboost do Vista? Corro o risco de estragar o/os pentes de memória ou danificar o computador? Qual a eficácia do programa para o photoshop ou jogos? Obrigado pelos posts.

  8. Jhonny Costa

    @Zifin: 1. Não tem nada a ver com o Readyboost. 2. Não corre risco algum de danificar seu equipamento. 3. No Photoshop ou jogos a melhoria deverá ser pouca ou nenhuma. Abç

  9. Gabriel henrique

    Baixei e instalei o Ramdisk seguindo as instruções mas sem utilizar o modo PAE.Deu problema de despejo de memória e o micro ficava reinicializando. Tive q mandar formatar o micro. Não teve problema com os pentes de memória. Fiz algo errado?

  10. Jhonny Costa

    @Gabriel henrique: Provavelmente sim. Mas formatar o micro por causa disto?, acho que foi uma atitude muito precipitada porque você não desinstalou o programa ou em um caso extremo restaurou o sistema? Abç

  11. Gabriel Henrique

    Jhonny, Devo ter feito algo errado.Qto a desinstalar o programa, qdo abria o Win aparecia uma tela azul e já reinicializava automaticamente.E ponto de restauração eu nunca consegui restaurar qdo precisava. Sabe de alguma dica ou melhor programa pra restaurar o sistema?

  12. Jhonny Costa

    @Gabriel Henrique: Nesse caso então você deveria ter tentado entrar em modo seguro ou reparar o sistema. Não conheço nenhum programa que restaure o sistema, a dica é aquela de sempre: Sempre criar um ponto de restauração antes de fazer uma “manobra” arriscada. Abç

  13. Pingback: As Melhores da Semana Volume 3 | ProBlogando

  14. mauricio

    essas porcarias atrapalham o funcionamento aou invés de ajudar isto é conversa fiada quanto mais memória ram você tem mais ele consome basta saber configurar não precisa de programa nenhum.

  15. Gabriel Henrique

    Mauricio, Tem alguma dica de configuração ou algum caminho onde possa encontrar? Tenho um quad Q6600 com 4GB ram – win XP professional 32bits.

  16. Rafael

    Olá Jhonny, Bom dia a todos! Gostei muito do tutorial, Acabei de ler um artigo sobre o limite dos 3gb nos sistemas operacionais. Minha duvida é: Com o que vc está ensinando, se eu tenho 4gb de ram, e crio uma partição de 512mb, a partição virtual irá usar a memória abandonada pelo sistema ou irá usar a memória que o sistema operacional já está utilizando? Existe alguma forma de forçar o uso da memoria nao utilizada pelo SO? Obrigado a todos!

  17. Jhonny Costa

    @Rafael A ideia é utilizar a memória “abandonada” pelo sistema. Não conheço e acredito que não exista nenhum método de “forçar” o uso de mais de 3 GB pelo sistema. Lembrando que o modo PAE faz ele reconhecer 4 GB. Isto tudo gera muito polêmica e debate e depende da necessidade de cada. Abç

  18. Marco Mendonça

    Não funcinou. Não criou o drive virtual.

  19. Levy

    O uso do RAMdisk impede ou atrapalha o funcionamento do dual channel?

  20. Jhonny Costa

    @Levy: O RAMdisk não intervém no funcionamento do dual channel. Abç

  21. Zifin

    Olá Jhonny, instalei o Virtual Hard Drive Pro, porém não consigo que o Vista reconheça-o para que eu possa utilizá-lo como memória virtual… Como você conseguiu fazer isto? Não vi nenhum tutorial com o mesmo problema… Abraço!

  22. Diego

    Esse troço ai de reinicialização rápida já vi mais ferozes ^^ tem campeonato pra isso, há computadores full over que apartir da hora que vc clica no botão ligar ele demora de 0,8 a 1,5 segindos para ligar ou seja processa ram placa de video HD entre outros periféricos em nano segundos ^^ Vc diz o ideal eh pegar a memória avandonada mas se eu usar o modo PAE ele vai reconhecer os 4Gb a não e precisar usar o RamDisk Certo? RamDisk pra quem tem medo de usar o modo PAE certo? Modo PAE reconhece mais de 4Gb? se tenho 4Gb posso colocar 1Gb no RamDisk? se tenho 8Gb Posso colocar 4Gb no RamDisk?

  23. matheus

    não fica igual ao video no meu vista demorou até mais

  24. Jader Souza

    Para utilizar mais do que 3GB em qualquer Computador, é necessário que se instale um sistema operacional de 64bits. Todo sistema operacional 32bits, reconhece no máximo 3GB de memória, por mais que vc tenha mais do que 4GB de memória instalada independente da frequência ou tipo de memória. E todo sistema operacional 64bits reconhece mais do que 4GB que seja instalada no sistema, o que também ajuda a ao computador ter um melhor desempenho se o processador também tiver instruções 64bits! Dica: È aconselhavel que, se vc tem menos de 3GB, use um sistema 32bits, se tem mais que 3GB use um sistema 64bits

  25. Mauro

    Temos um PC de 4 GB com XP instalado que reconhece 3 GB por causa da limitação dos 32 bits. Instalamos um software chamado Eboostr que aproveita esses 1GB não utilizados para cache. O software funciona muito bem e a velocidade de alguns programas como o AutoCAD melhora muito nos trabalhos em 3D. Porém o programa é comercial e só permite ser usado por 2 horas para cada boot. Gostaria de saber se o software Ram Disk também aproveita esses 1 GB não utilizados como cache.

  26. Éverton

    Olá, Infelizmente o Ramdisk não funciona dessa maneira, porque a memoria utilizada é a que o Windows reconhece. Ou seja, o que passa dos 3GB continua inutilizável, e ainda “por cima” ele diminui a RAM disponível. (fail)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>