Conheça e aprenda a usar o WinRE, o ambiente de recuperação do Windows

O computador e seus sistemas operacionais e funcionalidades múltiplas são as muletas do século 21, sendo os responsáveis por quase tudo que interfere e compõe o nosso cotidiano – desde o preguiçoso despertar à última luz que se apaga, tarde da noite. No entanto, essa dependência que se soma desde o trabalho a atividades de lazer pode tornar cada indivíduo em um refém do bom humor – e funcionamento – da tecnologia e seus periféricos.

Acontece que o seu computador pode ter a tendência de ser tão temperamental quanto qualquer pessoa e, uma bela manhã, ele pode se recusar a iniciar o Windows, um sistema operacional que dispensa apresentações, e, aí, o seu dia já começa de ponta cabeça.

Quando essa tela de erro, ou a novíssima tela azul do Windows que diz o seu computador não pode ser iniciado, a solução reside no WinRE, cuja sigla em inglês resume as palavras Windows Recovery Environment, um programa que auxilia você a justamente buscar os arquivos, dados ou informações necessárias quando essas telas se fazem inconvenientes no seu dia a dia e inicialização do Windows.

O programa chegou com tudo ainda na época do Windows Vista e, atualmente, é um acessível produto que dispõe de ferramentas diversas para que o usuário tenha acesso ao sistema mesmo se o Windows se recusar a dar as boas-vindas.

Por isso, que tal um passo a passo rápido para que você se familiarize com esse acessório do Windows e não se alarme se a tal tela azul surgir despretensiosa na tela do seu computador? Confira abaixo como utilizar o WinRE:

Conheça e aprenda a usar o WinRE, o ambiente de recuperação do Windows

Aprenda a utilizar o WinRE, o ambiente de recuperação do Windows 8

– Acesse o sistema a partir do pendrive ou DVD de instalação do seu Windows e selecione a opção “Reparar o computador”.
– Selecione a opção  Solução de Problemas e clique, em seguida, em Opções avançadas.
– Por fim, escolha a opção Reparo automático (não, ela não substitui o técnico especializado, mas é uma alternativa eficaz para muitos dos problemas corriqueiros que podem acometer o Windows 8).
– Se der certo, muito bem. Caso ainda não funcione, outra opção é restaurar o sistema a uma data anterior à do início dos seus problemas virtuais.
– o caminho é similar ao primeiro: acesse Solução de Problemas e Opções avançadas. Depois, acesse Restauração do sistema.
– Siga as instruções e selecione o ponto de restauração desejado.

Outras funções do WinRE

Se ambas as opções não surtiram o efeito desejado, o WinRE oferece alternativas mais extremas, como acessar o Prompt de comando (para quem entende do assunto e deseja se arriscar por aí, o caminho começa em Solução de Problemas, passa por Opções Avançadas e se encerra em Prompt de comando) ou restaurando um backup do sistema (caso você tenha um) ou mesmo a reinstalação do sistema sem que você perca os seus arquivos.

Acessando Solução de Problemas, Opções Avançadas e Recuperação da Imagem do Sistema, você pode dar início ao processo de backup. Já para uma nova instalação sem que você fique sem os seus arquivos, escolha Solução de Problemas e Atualizar computador.

Por fim, a opção mais drástica é a de reinstalar por completo o Windows, o que equivale a uma formatação, uma vez que todos os seus arquivos sumirão da sua máquina sem deixar rastros. Para isso, acesse Solução de Problemas e, então, Restaurar o PC.

Sempre que estiver diante de um problema, e não souber como lidar, o ideal é que procure uma assistência especializada. Mas, diante de certo grau de conhecimento, o WinRE é o auxiliar perfeito para que você reconfigure com excelência o seu sistema.