Consumo de memória do Windows 8

A Microsoft parece que realmente aprendeu a lição, afinal, um dos motivos do sucesso do Windows 7 foram o menor consumo de recursos (memória) se comparado ao fracassado Windows Vista. Ontem, um artigo publicado no blog oficial, revelou que a versão final do Windows 8 deverá consumir menos memória que o Windows 7.

Para confirmar que o “Windows Eight” será verdadeiramente leve, Steve, autor do artigo, publicou as screenshots de comparação:

Consumo de memória do Windows 7

Consumo de memória do Windows 8

Como você pode notar, realmente houve uma diminuição considerável do consumo de memória: nos testes, o Windows 7 consumiu 404 MB enquanto o Windows 8, 281 MB.

Ainda segundo o artigo, o maior responsável por tal redução são os ajustes combinados e a sofisticação do controle de memória do sistema que identifica blocos duplicados. Além disso, o novo sistema faz com que alguns serviços sejam acionados quando realmente seja necessário como é o caso do “plug and play”, Windows Update e WDDM. Nas versões anteriores do Windows alguns serviços são executados o tempo todo, mesmo sem necessidade. No Windows 8, 13 desses serviços iniciam manualmente ou como demanda.

A nova arquitetura de memória também prioriza rotinas, por exemplo, o sistema reconhece que o Word está sendo usado e dá a ele maior prioridade que outro aplicativo em execução rodando em Background.

Outras melhorias foram na reengenharia do core do sistema que agora faz com que as páginas sendo reescritas sejam separadas por blocos de memória. A interface Metro é outro fator que contribui para a economia de RAM pois o desktop clássico é ativado só no caso de necessidade.

6 comments on “Consumo de memória do Windows 8
  1. Marcos J

    Bom! Até que enfim a Microsoft está dando mais esta folga na exigência de hardware. Já estava cansado de ficar comprando memórias que quase sempre são insuficientes para o windows. Quem sabe o Windows 8 não tenha uma vida tão longa quanto a do XP!

  2. Jairo

    Baixei e estou querendo instalar. Só gostaria de saber se já tem algum pack de liguagem em português para ele.

    • Jhonny Costa

      Ainda não amigo. Abraço

    • Danilo

      Com certeza vc não baixou esse windows aí do post, pq esse ainda não tempra download, vc deve ter baixado o Windows 8 developer preview.

      • Tem sim

        Eu acho que já tem sim, por que já está faltando apenas 12 dias para terminar o ano de 2011.

  3. Danilo

    Pessoal o windows 8 que vai consumir 280 de MB de memória não é esse liberado atualmente não! Essa projeção é pro Windows 8 FINAL! Ok???????? Não baixem o windows 8 developer preview achando que vão consumir somente 280 MB de memória pq vão quebrar a cara. A versão atual está com vantagens para o Windows 7 como a inicialização que é muito rápida, etc. Mas não confundam com a projeção aí de cima que não é para o developer preview.

Comments are closed.