Crie Programas Portáteis com o Portabilizer!

O Portabilizer é um software capaz de criar programas portáteis de forma muito simples e descomplicada.

Portabilizer

É cada vez mais comum portabilizar programas para usa-los fora de casa no pen drive ou mesmo para diminuir seu tamanho.

Para usar este software basta criar uma pasta com o programa a ser “portabilizado”, abrir o Portabilizer e seguir a imagem acima.Note que ícone deve estar em formato “.ico”, use o convertico.com para converter imagens .png para .ico.

Licença: Freeware
Sistemas: Windows 98/NT/2000/XP/Vista
Download: Portabilizer_v1.0.zip [800 KB]
HomePage: www.mystercrowley.com

55 comments on “Crie Programas Portáteis com o Portabilizer!
  1. TOBIAS

    TENHO O PORTABILIZER MAIS Ñ SEI O QUE ACONTECE POIS NUNCA DEU CERTO. SIGO AS DICAS DIREITINHO MAIS NUNCA FUNCIONOU. ELE TRANSFORMA O PROGRAMA EM POTATIL MAIS Ñ RODA.

  2. Luma

    Exatamente como disse o Tobias, comigo acontece a mesmíssima coisa, segui as instruções, no meu caso chega a funcionar, mas obrigatoriamente a pasta precisa estar na área de trabalho após a criação da versão portátil para funcionar (assim não me interessa, só enche HD), além de o pen drive não rodar em outro computador o programa portabilizado.

    • diogo

      Use o wirar e fasil e siples Como criar um programa portátil com WinRAR Nível de Dificuldade 3 Alguns de nossos amigos leitores costumam sempre enviar e-mails para nós solicitando um tutorial sobre como criar um aplicativo portátil de seus softwares favoritos. Isso é útil caso você queira usar o aplicativo em um outro PC, sem a necessidade de instalá-lo. Você pode carregá-lo em um dispositivo removível, como pen drive, por exemplo, e usá-lo em qualquer computador alheio. Bem, após inúmeras tentativas, sem sucesso, com diversos programas, descobri uma forma bem simples de fazer isso com o próprio WinRAR. Requisitos WinRAR O programa que será transformado em portátil deverá estar instalado em seu micro Então, mãos à obra… Criando aplicativos portables ATENÇÃO : Antes de começar, tenha em mente que isso não funciona com todos os programas. . 1. Vá até a pasta do programa que você deseja tornar portátil. Geralmente fica em Arquivos de Programas ou Arquivos de Programas (x86) . 2. Selecione todos os arquivos da pasta pressionando as teclas Ctrl + A do teclado. Logo após isto, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer um dos arquivos selecionados e escolha a opção Adicionar para o arquivo. 3. Primeiramente, clique no botão Procurar e selecione a Área de Trabalho como pasta de destino. Após isto, ainda na guia Geral , marque a opção Criar arquivo SFX e em Método de compressão selecione Armazenar. 4. Clique na guia Avançado, marque a opção Comprimir em segundo plano e clique no botão Opções SFX . 5. Agora na guia Geral , marque a opção Criar na pasta atual . Depois desça um pouco e no campo Executar após a extração , digite o exato nome do arquivo .exe responsável pelo programa. No meu exemplo usei o Firefox, então o .exe dele é o firefox.exe . Muita atenção aqui: tem que ser o exato nome do exe que abre o programa. Senão não vai funcionar. 6. Clique na guia Métodos e selecione as opções ” Descomprimir para a pasta temporária” e ” Ocultar tudo “. Depois clique em OK nas duas janelas. 7. Pronto! O arquivo portátil será criado no em seu desktop (área de trabalho). Execute-o e veja se a interface do aplicativo será iniciada normalmente. Se sim, tudo deu certo!

  3. jorge

    comigo a mesma coisa, é gerado um arquipo tipo atalho mas não roda…

  4. danilo

    Comigo acontece o msm. boto td q e informado para configurar. Ms quando boto em outro pc ele n executa.

  5. Anderson

    Ai galera… é o seguinte… O programa Portabilizer é muito bom, mas tem algumas restrições. * Vcs só vão conseguir portabilizar programas que não necessitam de senha ou chave para instalação. * Programas que usam a pasta do Windows como referencia de biblioteca, ou que armazenam algum arquivo nesta pasta, tambem não poderam ser portabilizados. * O executavél que é gerado pelo programa tem que estar junto com os arquivos que vc copiou daquele programa, sozinho, esse arquivo exe nao roda. * Se vc copiar o conteudo do programa para a sua area de trabalho, portabilizar esse programa e depois remove-lo para o CD ou DVD ou pendrive, tambem não vai funcionar. É preciso indicar diretamente o caminho de onde o programa portabilizado irá rodar. * Portabilizei 20 programas que estavam instalados no meu computador com sucesso, e estou rodando eles diretamente do pen drive… Segue ai alguns deles: - Skype - Msn - Bootvis - Everesty - Romeo - Partition magic - DVD-cloner - Format Factory - LimeWire - Leitores de PDF - Driver Max e etc… Espero ter ajudado Abraços

  6. Pingback: Sites com Programas Portáteis Gratuitos | Guia do Windows

  7. Thomas Costa

    Olá, naum sei se minha pergunta é tola, mas como eu sei q um arquivo é png? É que eu estou tantando portabilizar um programa chamado Active Desktop Calendar 7.49 mas naum consigo converter esse icone. mto obrigado.

  8. italo

    Ele cria apenas um atalho.exe , mais com thinstall deve funcionar a fusão dos dois no Package.ini quando é direcionado um comendo dentro desse ini ! Programas que tem crack que é substituir um executável modificado e colocar em cima do original é perfeito para thinstall , pois keygen e crack são diferentes pois tem keygen’s simples e complexos (que envolvem programação) crack ainda não sei fazer

  9. Berigi Nasguetti

    Vocês estão com uma idéia meio errada do poder do programa. Ele não irá compactar o programa em um único arquivo.exe não. E também não irá registrar seus programas. ======A Lógica do programa===== Ele irá criar um executável (atalho) do executável (principal) do programa em questão. Não entendeu???? É o seguinte: Um programa portátil é um programa que pode ser executado da sua pasta de instalação. Ou seja. Se você quiser realmente testar, faça o seguinte teste: Instale um programa, ache a pasta dele no diretório Arquivos de programas e a copie. Cole no seu Pen drive e execute o programa. Se ele não for dependente de chaves no registro ele irá rodar sem restrições. Mas se for irá rodar com um pouco de debilidade. Então vamos lá… Abra o Portabilizer. Digite “UM” nome qualquer, ou “O” nome do programa a ser portabilizado no campo Enter program name. E vamos em frente. 1- No campo: “Enter launch target” Você deverá digitar o nome exatamente iglual ao do executável principal da pasta do programa que você quer portabilizar. Exemplo: Se o executável principal, que está na pasta se chamar “Nero.exe”, você irá colocar no campo exatamente igual. 2- No campo: “Target parameters” Você irá colocar o endereço da pasta do programa que você quer portabilizar. Exemplo: Se a pasta do “Nero.exe” estiver no diretório “Arquivos de programas” e se o nome da pasta for “Nero”, então você irá digitar: “C:\Arquivos de programas\Nero”. O resto é resto… Você já sabem como é.

  10. Giseli

    Horrivel!! Não recomendo a ninguem. Não da pra criar programas portateis não. Ele só cria um programa para vc usar em um pc apenas, no seu. nao da pra levar onde quiser e abrir. NÃO RECOMENDO ESSE PORTABILIZER

  11. Diablo

    Programa muito bom e simples de se usar. Era o que eu precisava pra ter mais um pouco de espaço no meu HD Valew!!

  12. André

    Muito bom! Inclusive meu grupo fizemos um trabalho sobre este aplicativo na escola tecnica. Funciona, testado e aprovado.

  13. fabio

    opa! pessoal finalmente eu descobrir o segredo que tanto me atormentava… eu estava com o mesmo problema da maioria, não conseguia portabilizar e só criava uma atalho, estão veio a descoberta! basta vc configurar na barra ferramentas do explore opções de pasta/modo de exibição/ mostra caminho dos arquivos conhecidos… dai siga o mesmo procedimento do portabilize Digite “UM” nome qualquer, ou “O” nome do programa a ser portabilizado no campo Enter program name. E vamos em frente. 1- No campo: “Enter launch target” Você deverá digitar o nome exatamente iglual ao do executável principal da pasta do programa que você quer portabilizar. Exemplo: Se o executável principal, que está na pasta se chamar “Nero.exe”, você irá colocar no campo exatamente igual. 2- No campo: “Target parameters” Você irá colocar o endereço da pasta do programa que você quer portabilizar. Exemplo: Se a pasta do “Nero.exe” estiver no diretório “Arquivos de programas” e se o nome da pasta for “Nero”, então você irá digitar: “C:\Arquivos de programas\Nero”. com certeza dará certo. comigo deu! abraço…

  14. Inhõnho

    Esta programa é um farsa. Não portabiliza p* nenhuma. Ele apenas cria um atalho do executável. Fiz todos os testes. Se vc desisntalar o programa principal, o atalho criado não roda mais, assim como também não roda em outro PC.

  15. Ununurio

    Portabilizer é um software pequeno e de aparência simples, mas que pode ter uma enorme utilidade. Com ele, é possível criar uma versão portátil de qualquer programa existente em seu computador de maneira descomplicada. Isto elimina alguns incômodos, como o fato de ter que instalar seu navegador favorito ou qualquer outro software nas máquinas que utiliza, ou ainda ser obrigado a usar os programas padrões instalados em computadores públicos. Portabilize seus programas favoritos O processo de criação das versões portáteis é muito simples. A primeira coisa a ser feita é criar uma pasta na área de trabalho com o nome do programa que você deseja portabilizar. Feito isso, encontre o diretório de instalação do programa em seu computador e copie todo o seu conteúdo para a pasta criada no desktop. O próximo passo é abrir o Portabilizer para configurar a versão portátil. No campo “Enter program name”, digite o nome do programa. No campo “Enter launch target”, copie o endereço completo do inicializador do programa contido na pasta criada na área de trabalho (por exemplo: C:\Desktop\Flock\flock.exe) É preciso ainda selecionar um ícone para a versão a ser criada. Esta imagem deve estar em formato ICO para ser utilizada. Finalizada a escolha da imagem, selecione a pasta de saída (“Output Folder”), que deve ser a mesma criada em seu desktop. Após toda esta configuração, clique em “Start” e aguarde. Depois de concluído o processo pelo programa, copie a pasta que você criou para o seu pen drive e então seus programas poderão ser usados em qualquer computador, sem instalação.

  16. MAX

    É o seguinte ele faz um link da unidade de dico que esta instalado o programa se vc fazer em um pc que sua pendrive está como F: e usar em um pc que está com G: ou outra letra, não irá funcionar. Não adianta pra nada.

  17. Alex

    Valeu Fábio! Finalmente consegui!

  18. Pietro

    Muito fraco… Thinstall zilhoes de vezes melhor… Esse programa não faz nada… Programas que se instalam somente na pasta dele próprio (que não necessitam de bibliotecas do windows ou similares) executam diretamente do pendrive sem esse programa! Perder tempo tentando fazer um executavel ou simplesmente copiar a pasta dele pro pendrive dá no mesmo… Thinstall é o verdadeiro!

  19. Anon...

    ISSO É UMA mer** nao funciona afs -.-’ q nubice……. isso praticamente so criar um atalho do programa -.-’, se vc trocar ele de lugar tipo, desktop para Meus Documentos ja nao vai mais funfar afs…

  20. Adriano

    Olha, eu não sei não, mas eu consegui portabilizar um programa aqui. Ficou bom pra cara***. Tá rodando do pen drive.

  21. caio

    Baixei o portabilizer, mas até agora nao consegui nada queria saber se realmente dá para usar o programa portabilizado em outros computadores ou nao ?

  22. AUTO MAP

    Este programa não serve mesmo. Eu fiz os teste e Copiando a pasta do programa que eu ia efetuar a portabilidade ele vai ocupar o mesmo espaço no HD e no pen drive, sendo que o programa em questão dessa forma já roda sem precisar de instalação pois na pasta existe tudo de que ele necessite. O arquivo que VC consegue gerar não passa de atalho pois não substitui os outros arquivos mas depende deles diretamente. Sendo assim não existe esta portabilidade pois os a maioria dos programas hoje em dia depois da primeira instalação podem ser transferidos para outro lugar e rodam perfeitamente e quando eles dependem de outros arquivos externos é só leva-los também. Eu reprovo este programa pois tem vários portáteis na web que é um unico arquivo executável.

  23. Tedtage.Net

    Oi Galera blz? Hoje vou explicar a vçs como esse progama Portabilizer 1.0 é na verdade um progama que cria um atalho do (executavel) ou (progama) que vç escolheu e adiciona um ícone. Se vçs quiserem confirmar podem escolher um progama que querem fazer o portable e depois disso vai na pasta de intalaçao do progama original tipo: c:\arquivos de progamas\……… e renomear o arquivo principal ex:dj.exe para dj2.exe ou excluilo, ai vç vera que seu portable que vç criou com esse progama nao funciona mais. Por isso, se vç fazer no seu pc e for passar pro pc de alguem nao ira funcionar ao menos que a pessoa tenha o progama original intalado em sua maquina. Espero ter ajudado vçs a entenderem melhor. Eu sou o tipo de cara que quer ajudar as pessoas e tambem gosto de ser ajudado. E galera, nao é que eu sou puxa saco nao mas nao chinguem o cara que fez esse progama, ele so queria ajudar. ele fez o progama e vio que funcionava no pc dele e pode ser que achou que dava serto em tudo. e mesmo se for por qualquer outro motivo, deve ter dado um trabalhao compilar esse progama, nao é qualquer um que sabe fazer um progama com um visual tipo com botaosinhos….. Inves de ficar chingando de uma sujestao para melhorar o progama ou coisa parecida. Vamos fazer da internet um lugar melhor. Meu e-mail é tedtage.net@hotmail.com epesso por favor que nao mandem virus ou trojans ou qualquer outra coisa parecida e nem bug na minha caixa de mensagem. Quem gosta de computaçao e quer aprender mais como eu e passar pra outras pessoas podem me add ae blz.. Valeu galera.

  24. Bruno

    bruno_dicas_ps2@hotmail.com resumindo!!!! [e melhor vc`s irem na unidade c/ e no programa e copiar tido para um pend. a maioria funciona!!!

  25. RON

    Essa minsera de programa não presta para P#$@% nenhuma não percão seu tempo como eu perdi com essa desgraça afff.

  26. Marcio

    Olha, esse programinha não esta com nada, não consegui portabilzar nada aqui.

  27. Laaaaaah

    Não apareceu nada dentro da pasta…

  28. Raphael

    Cara como eu faço pra deixar meu ragnarok portable? eu coloco ele certinho lá mas não aparece nada depois de clicado em start… Ajuda ae….

  29. FRanco PSy

    programa mais inutil kkkk´para noob nao presta esse portabilizer!

  30. Will

    Aé agora não entendi o objetivo do programa, criar arquivos portáteis é q não é. Uma dica…. botão direito/enviar para area de trabalho(criar atalho), é o q essa porcaria faz, não perca seu tempo pra baixar essa bos**

  31. Will

    Eu achei um negócio mais decente aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=423108 , testem aê galera !

  32. ktm

    Boas. Criei o programa portátil de uma pen de internet da tmn e o mesmo não funciona correcto. Ele abre direitinho e quando faço ligar ele diz que não tem nenhum equipamento ligao. Precisava de ajuda, porque o que eu pretendo é com esta pen de internet e com o programa portátil tenho acesso á net em qualquer pc sem ter de fazer a instalação. Obrigado.

  33. Daniel Carlos

    Galera fiz com o Format Factory seguindo a receitinha postada por outro colega (grato!) adaptando o exemplo. Copiei a pasta do format factory que foi instalada no meu CPU inteira e colei no pendrive. Depois segui os procedimentos abaixo na risca e funfou. Qualquer outro procedimento postado aqui, diferente deste, não funciona, é balela. Boa sorte! Procedimento que usei: Abra o Portabilizer. Digite “UM” nome qualquer, ou “O” nome do programa a ser portabilizado no campo Enter program name. E vamos em frente. 1- No campo: “Enter launch target” Você deverá digitar o nome exatamente iglual ao do executável principal da pasta do programa que você quer portabilizar. Exemplo: Se o executável principal, que está na pasta se chamar “FormatFactory.exe”, você irá colocar no campo exatamente igual. 2- No campo: “Target parameters” Você irá colocar o endereço da pasta do programa que você quer portabilizar. Exemplo: Se a pasta do “FormatFactory.exe” estiver no diretório “E:” e se o nome da pasta for “\FormatFactoy”, então você irá digitar: “E:\FormatFactoy”. ( no meu caso usei a pasta do pendrive!) 3- o output folder foi o proprio caminho no pendrive: E:\FormatFactoy. Sopa no mel! Feliz 2010!

  34. Daniel Carlos

    RETIFICAÇÃO DO POST ANTERIOR: Galera fiz com o Format Factory seguindo a receitinha postada por outro colega (grato!) adaptando o exemplo. Copiei a pasta do format factory que foi instalada no meu CPU inteira e colei no pendrive. Depois segui os procedimentos abaixo na risca e funfou. Qualquer outro procedimento postado aqui, diferente deste, não funciona, é balela. Inclusive o meu post anterior…rs, kkk! Boa sorte! Procedimento que usei: Abra o Portabilizer. Digite “UM” nome qualquer, ou “O” nome do programa a ser portabilizado no campo Enter program name. E vamos em frente. 1- No campo: “Enter launch target” Você deverá digitar o nome exatamente iglual ao do executável principal da pasta do programa que você quer portabilizar. Exemplo: Se o executável principal, que está na pasta se chamar “FormatFactory.exe”, você irá colocar no campo exatamente igual. 2- No campo: “Target parameters” Você irá colocar o endereço da pasta do programa que você quer portabilizar. Exemplo: Se a pasta do “FormatFactory.exe” estiver no diretório “E:” e se o nome da pasta for “\FormatFactory”, então você irá digitar: “E:\FormatFactory\FormatFactory.exe”. ( no meu caso usei a pasta do pendrive!) 3- o output folder foi o proprio caminho no pendrive: E:\FormatFactory. Sopa no mel! Feliz 2010!

  35. Anonimo

    Isso ai nao funciona de jeito nenhum, tentei com varios programas, todos diferentes, fiz todos os jeitos que falaram e nao funciona.

  36. Alvaro

    Almas, Preciso portabilizar um programa chamado Juris Síntese, só que o referido necessita do cd para rodar… Ele “armazena” a unidade cd-rom e só após inserir o cd na unidade ele inicia. Verifiquei que a biblioteca dele fica no cd, enquanto todo o resto no pc, arquivo de programa. Alguma esperança?

  37. Topografo

    Desistam!!! O progama não serve. Se tentou, bem. Se não, desistam deste K#@!@#@.

  38. Anonymus

    Simples. Consegui portabilizar dois programas: Game Maker 8 Windows Live messenger este tutorial é para quem já tem mais experiência.

  39. Jorge Santos

    Ola Ando doido para arranjar em versao portable o programa Filemaker pro para windows e nao estou a encontrar. Ja tentei eu mesmo o criar utilizando este tao falado Portabilizer mas nao estou a conseguir. Algum dos amigos consegue arranjar, ou estaria disposto a ajudar-me a cria-lo? contacte-me via msn para mircolas@hotmail.com Abraçoe muito obrigado

  40. PARDAL

    Ola pessoal,acabo de ler tudo oque voces escreveram e tambem outros foruns sobre portabilizacao de programas a unica forma simples sem usar esses programas mais complexos é o winrar ,isso mesmo winrar veja o tutorial no orkut ou youtube ,funciona de forma muito simples .Nao perca tempo com esse portabilizer o usuario tem que ser avancado para amarrar as dlls chaves e outros …blablabla..falei demais.

  41. dj.ck

    o melhor programa para converter todo tipo de arkivo é o format factory!!!! blz??? acesse djck.webnode.com.br

  42. Hacker Demolitation!

    pra que faze programa portatil se pode fazer um Bom e normal como o Prorat 1.9v ;D Portabilizer é mais velho q minha avó e se diz hacker ainda ^^

  43. Bruxo

    Cambada de idiotas. Esta mer** de programa só cria um atalho pro programa principal, e não portabiliza o mesmo. Pra esses lammers que dizem ter dado certo, coloquem o atalho do programa criado num pendrive e testem em outra maquina que não tenha o programa que foi portabilizado já instalado nela e vejam se o mesmo roda. Depois digam se realmente dá certo… Adoro ler comentarios só pra contar o absurdo de retardados que pensam saber alguma coisa de informática…

  44. CAOS42

    O problema é a opção de selecionar ícone,se ele não tiver no formato ico não funcionará o processo.Tomara que ajude…..

  45. CRISTIANO LIPPMÃ BRITO

    DÁ PRA POR FAVOR COLOCAREM INFORMAÇÕES ALTERNATIVAS, COMO POR EXEMPLO NOME DE OUTROS PROGRAMAS QUE TAMBÉM PORTABILIZEM E NÃO SOMENTE ESTE ÚNICO! MEU CONTATO É CRISTIANOBRITO.PRODUCAO@YAHOO.COM.BR

  46. amarildo

    Nossa e deprimente ver o quantos os brasileiros são ignorantes…se bastante pessoas aqui conseguirão e por que souberam ler e interpretar o que foi inscrito acima. o passa a passo de como fazer. ja os ignorantes que alem de não saberem ler e muito menos interpretar um texto da nisso…muitas pessoas dizendo que o “PROGRAMA” não presta, quando na verdade o erro e deles por faltarem as aulas de interpretação de texto. como tudo as pessoas leem tudo por sima e ja saem criticando.

  47. Samuel

    Olá a todos! Achei interessante essa ferramenta, mas o jeito mais fácil de se criar um programa portátil é instala-lo em sua máquina e depois ir na pasta onde o programa está instado e copia-la para um pendrive ou outro local do disco. Clique no executável e veja se o programa roda, se funcionar é quase 100% garantido que rode em outra máquina. O ideal mesmo é copiar a pasta do programa em um pendrive e testar em outro pc, pois existem alguns programas que não podem ser portáteis.

  48. Anônimo

    programas que criam portables: thin app 4.6, tambem podem usar o cameyo. só uma ressalva:nem todos programa podem ser portabilizados. aalguns criaods no xp não rodam no seven ou vice e versa, mas a maioria dos programas que uso aqui são portateis que eu criei principalmente com o thinn app 4.6. É bom ver uns tutoriais, pois é em ingles, e pode ser baixado no 4shared ou filecrop.

  49. Marcio

    Funciona sim. Em máquina que não tem nada instalado além do windows, executa muito bem os portabilizados. O que ocorre é que o usuário inexperiente erra em alguma etapa e depois mete o pau no programa dizendo que não presta.Criei versões para programas que não existem pra baixar como portáteis.Só isso ja vale.E é de graça.O desenvolvedor teve trabalho pra dar de graça!!!Aí vem uma galera que pensa que computador é só apertar botão e faz a propaganda que não funciona.Pros leigos que não tem paciência de tentar até conseguir, o certo é pagar mesmo. Para os determinados, o sucesso…

  50. Jhonny Costa

    Obrigado pela contribuição Anderson!

  51. Jhonny Costa

    Clica com o botão direito do mouse em cima do arquivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>