Disk Defragmenter no Windows 8

Uma série de mecanismos para melhorar o funcionamento do computador recebe diversas melhorias com o passar do tempo e este é o caso da ferramenta de bulit-in Disk Defragmenter no Windows 8.

Este utilitário é basicamente um desfragmentador de disco que surgiu com o Windows Vista e na atualidade conta com um desempenho de suas funções bem melhor já que funciona somente quando o computador estiver sem funcionamento e em segundo plano evitando quedas no uso normal de seus programas.

Disk Defragmenter no Windows 8

Para que você compreenda como funciona o Disk Defragmenter de maneira completa vamos mostrar a seguir neste artigo os seus detalhes, funções e benefícios para seu uso em equipamentos que contenham o Windows 8.

Como é o Disk Defragmenter no Windows 8

Para evitar que grandes arquivos incluindo documentos de texto e também de mídias variadas fosses processados a sua desfragmentação ocorre de forma automática somente em arquivos que contenham até 64 MB os quais chegam a possuir cerca de 16.000 clusters de informações unidos.

Um benefício proporcionado já no Windows 7 e que continua em sua versão no 8.0 se refere à maior abrangência da desfragmentação com a criação de diferentes metadados NTFS em arquivos móveis que podem também ser realocados fazendo com que o volume de informações diminua de maneira importante.

A funcionalidade de desfragmentar os discos em estado sólido que estava inativada no Windows 7 volta a ser possível na versão desta ferramenta no Windows 8 por meio da otimização dos discos podendo este instrumento ser realizado por meio do padrão SSD.

Modo de funcionamento do Disk Defragmenter no Windows 8

O início da atuação deste desfragmentador de disco vai depender da programação prévia que você realizar podendo ser aberto clicando com o botão direito no ícone de uma unidade qualquer.

Em seguida é preciso selecionar na janela que surgir em “Propriedades” escolhendo logo depois a alternativa “Ferramentas”. Uma vez neste local você pode alterar as configurações determinadas para a otimização de drives por meio do botão “Mudar configurações” executando com isso as verificações com periodicidades variadas.

Mas se você quiser desfragmentar no momento escolhido basta clicar em um dos ícones “Analisar” – para os arquivos que quiser verificar a necessidade de otimização – ou “Otimizar” nos casos em que já desejar que a desfragmentação aconteça.

Arquivos que não são afetados pelo Disk Defragmenter no Windows 8

Antes de iniciar toda esta otimização desejada é preciso saber que existem alguns tipos de arquivos que não são abrangidos por este tipo de ferramenta como os seguintes:

– Arquivos na Lixeira: os quais devem inicialmente ser limpos pelo Disk Cleaner sendo que a desfragmentação deve ocorrer depois que esta pasta estiver vazia.

– Tipos específicos de arquivos: neste caso os arquivos do tipo Memory dmp, Safeboot fs, Bootsect DOS, Hiberfil sys e arquivos de paginação do Windows.

– Arquivos em uso: como ele funciona somente quando o computador está ocioso é preciso antes de começar a desfragmentação fechar todos os processos e arquivos abertos para que tenha sucesso.

Conclusão

Portanto, o Disk Defragmenter no Windows 8 consiste em uma ferramenta de grande utilidade para melhorar a organização e desempenho de seu computador tendo diversos avanços com relação às versões anteriores.

One comment on “Disk Defragmenter no Windows 8
  1. jefferson

    Na minha opinião prefiro utilizar um software especializado na desfragmentação de arquivos e discos em todas as versões do windows. A eficiência dele e bem maior e melhor que o desfragmentador do windows, e também ele tem mais utilidades como uma desfragmentação mais profissional.

Comments are closed.