DNSLint: Programa que identifica e corrige problemas em nomes de domínios

DNSLint e um aplicativo criado para o sistema operacional Windows e que tem como principal objetivo ajudar os usuários a detectar alguns problemas e corrigir as eventuais falhas em relação a nomes de domínios. O programa pode ser muito útil quando o sistema operacional acaba tendo algum problema para encontrar endereços IPs que sejam correspondentes a um determinado endereço.

Basicamente o aplicativo não possui uma interface utilizada pelos usuários, portanto ele é basicamente baseado em comandos que devem ser resolvidos para que os usuários possam fazer determinada operação.

Vale lembrar que este programa é destinado a pessoas que trabalhem com criação e manutenção de redes, sendo que para o melhor aproveitamento da ferramenta é importante que as pessoas tenham algum conhecimento básico.

Utilizando o programa

O programa não precisa ser instalado para que os usuários tenham acesso a todas suas funcionalidades. Basicamente ele precisa apenas ser descompactado na máquina que estiver sendo utilizada para detecção dos problemas relacionados a rede.

DNSLint

Confira as principais funcionalidades do programa:

A primeira delas é o comando “dnslint /d”, que serve para solucionar problemas de delegação inválida e outras dificuldades relacionadas ao sistema de nomes de domínios. Para que a função seja válida é necessário, também, especificar um domínio para testar.

Para solicitar testes de uma lista de registros de DNS (em vários servidores), você pode utilizar o “dnslint /ql”. Já o “dnslint /ad” serve para verificar registros especificamente no Active Directory. No caso da última alternativa, o LDAP do sistema local é utilizado, mas também há a possibilidade de indicar um remoto.

O programa conta com uma série de chaves opcionais para complementar os testes. Ele pode ser utilizado para verificar portas SMTP, POP e IMAP, por exemplo, por meio do “/c”. Há como especificar nomes para relatórios criados, solicitar uma cópia no formato de texto ou requisitar uma saída detalhada na tela (com “/v”).

Licença: Freeware
Sistemas: Windows XP/Vista/7/8
Download: download.microsoft.com/download/2/7/2/27252452-e530..