EXIF ReName: Organizador de imagens

Organizar as imagens que estão armazenadas dentro do computador pode ser uma tarefa muito agradável para algumas pessoas. O problema é que nem todo mundo consegue tempo para manter tudo em ordem, especialmente quando existe uma grande quantidade de fotos armazenadas no HD todos os dias.

O EXIF ReName pode ser um programa muito útil para quem deseja ter uma ajudinha na hora de organizar as imagens que estão armazenadas no HD da sua máquina. Um dos recursos mais interessantes é que substitui automaticamente os nomes que muitos dispositivos acabam dando para as fotos, que geralmente são compostos por números e letras formando um código.

EXIF ReName

O que a maioria dos usuários não sabem é que este código acaba revelando uma série de informações relacionadas ao modelo e a marca da câmera que foi utilizada. Mas na prática ele não ajuda em nada para conseguir identificar e organizar as fotos.

Funcionalidades do EXIF ReName

O programa basicamente conta com as seguintes funcionalidades:

  • Copy: no lugar de renomear a foto, esta opção cria uma cópia da imagem, sendo que ela já vem com o nome alterado pelo EXIF ReName;
  • Preserve original file name: mantém o nome original do arquivo, apenas adicionando a data da captura ao começo ou fim do nome;
  • Insert new file name: troca o nome do arquivo por completo, substituindo-o pela data da captura. Se quiser, também há como adicionar um novo nome para o arquivo através do campo de texto logo abaixo da opção.

Tudo pode ser feito dentro de uma interface que pode parecer um pouco antiquada, mas que se mostra bastante efetiva e intuitiva.

Licença: Freeware
Sistemas: Windows XP/Vista/7/8/8.1
Download: www.qdev.de/?location=mac/exifrenamer