Mozilla Firefox 11 Nightly

Esta semana saiu a versão final do Firefox 8 e agora já temos o primeiro Alpha (Nightly) da décima segunda versão do seu popular navegador. Conheça agora mesmo o Mozilla Firefox 11 Nightly.

Esta nova versão deverá contar com muitas melhorias e novas funcionalidades, dentre elas, suporte para o protocolo SPDY do Google e melhoria no mecanismo de JavaScript, aliás, esta melhoria poderá ser notada já no Firefox 9. O JavaScript geralmente é a principal causa de retardar a velocidade dos navegadores e, antes do motor V8 do Google nenhum desenvolvedor tinha dado a merecida atenção a isto.

Firefox 11

Já faz algum tempo que a Mozilla anunciou o JaegerMonkey, um novo compilador para o seu motor JavaScript SpiderMonkey. O JaegerMonkey foi introduzido no Firefox 4 e usa uma abordagem semelhante a do motor WebKit. Segundo alguns sites especializados no assunto, a nova melhoria deve tornar o navegador cerca de 30% mais rápido neste quesito.

Principais características

* Fácil de personalizar.
* Vários recursos que o tornam muito rápido como a Aceleração de Hardware.
* Diversas tecnologias que o tornam um dos mais seguros.

Num primeiro momento não é possível detectar (pelo menos visualmente) nenhuma mudança, obviamente que isto poderá mudar quando for lançada a versão final.

Firefox 11

Nunca é demais lembrar que essas Builds (Nightly e Aurora) são versões de testes, incompletas e que possivelmente podem conter alguns bugs ou falhas. Caso você já tenha o Firefox Nightly instalado em sua máquina poderá atualizar a versão do próprio navegador, caso contrário é preciso baixar o instalador através do link abaixo.

A data prevista para o lançamento da versão Final do Firefox 11 é dia 13 de março de 2012.

Licença: Open Source (Grátis)
Sistemas: Windows XP/Vista/7
Download: ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-mozilla-central