Mozilla Firefox 12 Nightly

Mesmo com a reclamação de muitos usuários em todo o mundo, a Mozilla deve continuar lançando em curto espaço de tempo novas versões do seu navegador. Nesse últimos dias saiu a versão final do Firefox 9, o Beta da décima versão, o Aurora da décima primeira versão e o Nightly (equivalente a um pré-Alpha) da décima segunda versão.

Todas essas últimas versões do navegador possuem melhor suporte aos novos padrões web e, inclusive para o SPDY, um novo protocolo de transporte projetado pelo Google para substituir eventualmente o HTTP. Esse novo protocolo possui uma série de vantagens se comparado ao velho HTTP já que realiza as conexões de maneira similar ao SSL, mas com carga reduzida e baixa latência.

Nessa primeira versão de testes não é possível notar nenhuma grande diferença visual entre o Mozilla Firefox 12 e a última versão estável do navegador.

Mozilla Firefox 12 Nightly

Segundo a Mozilla, as principais características e mudanças da versão são as seguintes:
* Novo visual do Editor de Estilo. Pressione “Shift + F7″ para abrir.
* Suporte para o estilo da barra de rolagem do Mac OS X 10,7.
* Suporte ao WebSocket IETF especificação (RFC 6455).
* Menor consumo de CPU se comparado as versões anteriores.
* Processa imagens com fundo cinza e centraliza.

Obviamente que pelo fato do Firefox 12 Nightly se encontrar no canal Nightly, uma série de mudanças acontecerão até a versão final que deverá ser lançada dia 24 de abril de 2012. Nunca é demais lembrar que essas versões de testes não devem substituir a versão estável do navegador por possivelmente conterem falhas e/ou bugs.

Licença: Open Source (Grátis)
Sistemas: Windows XP/Vista/7
Download: nightly.mozilla.org