Firefox é alvo de Scareware

Chester Wisniewski, consultor de segurança sênior da empresa de segurança Sophos do Canadá, publicou através do blog da empresa que uma praga virtual conhecida como Scareware está fazendo diversas vítimas entre os usuários do navegador Mozilla Firefox.

A fraude consiste em fingir ser uma página de segurança do Firefox (similar aquela vermelha que aparece quando tentamos acessar um site tido como perigoso) que está protegendo o usuário de uma ameaça.

Assim que o usuário clica em “Start Protection” um programa malicioso é instalado e simula detectar vírus durante a verificação. Para se livrar das ameaças que na verdade não existem, o usuário deve desembolsar cerca de US$80,00.

Firefox é alvo de Scareware

A recomendação para todos aqueles que encontrarem qualquer mensagem do tipo é simplesmente fechar o navegador sem clicar em nenhum botão ou link.

Vale ressaltar que o Mozilla Firefox é apenas navegador gratuito e de código aberto que nunca trouxe um antivírus integrado e muito menos cobra algo por qualquer serviço.

Fonte: nakedsecurity.sophos.com/2011/…

3 comments on “Firefox é alvo de Scareware
  1. Luiz Souza

    Assunto serissimo, mesmo porque alguns desses fake AV baixam automaticamente, valeu a dica!

  2. Virus

    O Firefox é um navegador e não um antivírus, então quem clica nisso é no mínimo idiota…

  3. Mara

    Odeio mensagens do tipo: “Clique aqui agora!!!” Sério… Existem pessoas que clicam em tudo… Os criminosos virtuais estão aí roubando dinheiro, transferindo bens, cancelando dívidas, etc.. etc… Guiadowindows continua de parabéns… Agradeço pelo informe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>