Firefox faz 8 anos e ganha terceiro lugar de presente

A Fundação Mozilla, publicou uma nota em comemoração aos oito anos de existência do seu navegador de internet, o Firefox. Ele foi o primeiro a ganhar do Internet Explorer em número de usuários, mas vem perdendo espaço para o navegador do Google.

No post no Blog da Mozilla foi publicada a seguinte mensagem:

Oito anos atrás, lançamos a primeira versão do Firefox. Tivemos a ousadia de acreditar que poderíamos mudar as coisas. Nós acreditamos que uma comunidade de pessoas que entenderam o poder da Web, e que colocar as pessoas acima de lucros, poderia construir algo incrível.

Hoje, no aniversário de 8 anos do Firefox, temos orgulho de dizer que a nossa missão não mudou, mas a Web sim. Estes dias, centenas de milhões de pessoas tem a confiança do Firefox com suas vidas online e eles encorajam seus amigos e familiares a fazer o mesmo.

É um trabalho duro e no ano passado, o Firefox ficou mais rápido, mais seguro, mais amigável e mais divertido de personalizar. Nós também adicionamos mais velocidade e potência do Firefox para os usuários de smartphones.

O Firefox além de um ótimo produto, é uma expressão dos valores da Mozilla e sua visão. Essa visão nunca foi mais relevante para a Web quanto hoje e há um monte de trabalho a ser feito!

Apesar da celebração dos 8 anos de Firefox, é importante lembrar que a Mozilla tem mais história do que isso: há mais de 10 anos (Setembro de 2002), a fundação lançava seu primeiro navegador de internet, o Phoenix 0.1.

Queda de usuários

Logo depois do lançamento do Chrome, o Firefox começou a perder seu espaço sendo que o seu número de usuários foi ultrapassado no ano passado pelo Google Chrome.

De acordo com dados da StatCounter, hoje o Firefox tem apenas 22,35% do mercado mundial, contra 35,41% do navegador do Google e 31,5% do Internet Explorer.

Em algumas partes do mundo a liderança do navegador do Google é ainda maior, como no Brasil, no qual o browser tem quase 55% de participação.

6 comments on “Firefox faz 8 anos e ganha terceiro lugar de presente
  1. J. F. SOUSA

    Parabéns à Fundação Mozila pelo excelente produto desenvolvido (o Fire Fox) e pela luta em mantê-lo. Na minha modesta opinião, o melhor navegador de todos. Enfim, espero que o navegador da raposa torne ainda melhor e ainda mais competitivo.

  2. Douglas

    Também sempre usei o Mozilla Firefox e nunca tive nenhum tipo de problema. A última versão para mim melhorou 100%. Não confio no navegador do google, pela política de privacidade do mesmo. Espero que o firefox retome o lugar que sempre foi seu, um dos primeiros.

  3. Maurílio

    Só por ser raposa já valeu, vale e valerá sempre mais e mais. Parabéns moçada.

  4. Xico

    …cruzeirense detect…rsrsrs…é isso ae, uso a 5 anos e não vejo razão para troca-lo.

  5. sat_#33

    Usava ele mas começou a ficar instável e troquei por outro (Maxthon) e para já não quero trocar por nenhum outro

  6. Mightor

    Uso FF desde 2004 e sempre fui fã. Mesmo com o Chrome – que uso desde 2008 – nunca deixe de usar o FF. Uso Chrome, Firefox e Opera, pois para mim são os 3 melhores. Vida longa aos melhores navegadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>