Gackup: Backups no Google Drive

O Google Drive é uma ferramenta muito interessante de armazenamento de arquivos na nuvem. Este tipo de serviço está cada vez mais presente na vida dos usuários como um todo, que estão aos poucos descobrindo que realmente vale a pena manter seus arquivos salvos em um servidor externa, que é o caso do Google Drive, ao invés de contar apenas com as cópias dos arquivos em HD.

Além de permitir com que os arquivos sejam acessados de qualquer computador, bastando ele estar conectado na internet, os usuários também podem utilizar o Google Drive como um servidor de backup, que permite com que as pessoas façam cópias de segurança dos arquivos que estão salvos no HD propriamente dito.

Gackup é uma ferramenta muito interessante que trabalha em conjunto com o Google Drive e que permite com que as pessoas programem backups dos arquivos diretamente na conta do Google Drive dos usuários.

Utilizando o Gackup

O aplicativo é muito simples de ser utilizado. Antes de mais nada, será necessário instalar o programa. No primeiro acesso, será preciso que os usuários forneçam as credenciais da conta do Google Drive que será utilizada para o backup na nuvem.

Gackup

A interface do programa é dividida em três aba: “Google Drive”, “Local Files” e “Backup”. Na primeira, você pode conferir quanto do espaço de armazenamento já foi usado e qual o status da conexão.  Clique em “Open Drive” e o software vai abrir uma nova aba no navegador contendo todos os dados enviados para o Google Drive.

Os usuários poderão as pastas que serão enviadas para o Google Drive. A partir desta sincronização, todos os documentos que foram adicionados nesta pasta serão automaticamente enviados para o Google Drive. Além disso, o programa permite que os usuários enviem diversas pastas para o serviço na nuvem ao mesmo tempo.

Licença: Freeware
Sistemas: Windows XP/Vista/7/8/8.1
Download: www.gackup.com/downloads/gackup_install