gBurner Virtual Drive: Software para montar discos virtuais

Criar discos virtuais é um procedimento que acaba se tornando rotineiro na vida de muitos usuários. É uma das formas mais seguras e simples de gravar uma grande quantidade de arquivos em apenas um só, permitindo que ele mantenha a sua estrutura. Desta forma é possível fazer um backup de um DVD, por exemplo, mantendo toda sua estrutura, e não apenas guardando os arquivos. O mesmo pode ser feito com um HD inteiro.

gBurner Virtual Drive é um programa que permite aos usuários criar os chamados drives virtuais. Estes drivers vão funcionar da mesma forma que os drivers de CD e de DVD convencionais. A grande diferença é que eles não vão fazer a leitura da mídia física, e sim apenas de um arquivo de imagem que represente o disco como um todo.

A partir deste procedimento os usuários poderão realizar uma série de atividades no seu computador, como executar aplicativos, rodar games e também ouvir músicas.

Utilizando o gBurner Virtual Drive

Este programa é muito simples de ser utilizado e aceita diversos arquivos diferentes de imagem. Normalmente os programas acabam aceitando o formato ISO, que é o mais tradicional. Mas os usuários também podem criar imagens com outras extensões, como ASHDISC, DAA, DMG, IMG, NRG, dentre outros.

gBurner Virtual Drive

Depois que o processo de instalação do programa estiver finalizado, ele vai ficar ativo na bandeja do sistema, ao lado do relógio do Windows. Basta clicar ali com o botão direito do mouse para ter acesso a todas as suas opções.

É possível criar até 16 unidades virtuais ao mesmo tempo, o que permite ao usuário rodar 16 imagens juntas, sem qualquer tipo de problema. O programa oferece ainda algumas outras opções interessantes, como se a pessoa deseja que os drivers iniciem a leitura automaticamente dos arquivos ou não.

Licença: Freeware
Sistemas: Windows XP/Vista/7/8/8.1
Download: www.gburner.com/download