GData AntiVirus 2010 (Review)

Qual é o melhor antivírus da atualidade? Esta é uma pergunta que gera muita discussão, mas segundo os últimos relatórios dos mais conceituados testes de antivírus do mercado, o melhor antivírus da atualidade é o Gdata, mas será que ele é bom mesmo?

GData

Com tantas pessoas perguntando sobre este programa seria impossível não fazer pelo menos um “mini-review” sobre ele, então vamos lá!

Apresentação

O GData AntiVirus é desenvolvido por alemães e ficou conhecido após aparecer como primeiro colocado em diversos testes como o último do AV-Comparatives e do AV-Test.org no qual além de ter a maior taxa de detecção de todos, removeu 100% dos arquivos e mudanças, acabou com todos os rootkits inativos e teve a menor taxa de falso alertas nos testes heurísticos deixando de fora apenas 1 dos 5 mil arquivos testados.

O grande diferencial do G-Data é que ele utiliza uma combinação das engines do antivírus Avast e do BitDefender além de uma engine para detecção de pishing exclusiva da empresa.

Instalação

O tamanho do instalador assusta, afinal o GData AntiVirus 2010 não tem nada mais, nada menos que 257 MB.

Instalador do GData AntiVirus 2010

Depois de executar a instalador a instalação ocorre de forma tranquila e como de praxe.

Interface e Update

A interface do programa é bastante simples e agradável, o usuário conta com pouca funções sendo possível apenas fazer funções básicas como “Escaneamento”, “Update”, Ativar ou desativar as opções de “Both Engines” (duas engines de detecção), proteção web, pishing e e-mail.

Update do GData AntiVirus 2010

Uma coisa interessante do programa é que no primeiro Update ele exige que o usuário faça um pequeno cadastro na própria janela do programa para se conectar ao servidor, contudo o cadastro é bastante rápido e não exige nenhum tipo de confirmação ou algo assim.

O primeiro Update é muito demorado, mas os demais seguem o padrão dos concorrentes além de serem constantes.

Um coisa que você sentirá falta na interface é da informação referente a licença, sendo que você fica sabendo os dias restantes apenas quando o programa inicializa.

Escaneamento e peso no sistema

Com um instalador de mais de 250 MB era de se esperar um programa extremamente pesado, quem sabe a máquina nem ao menos conseguisse inicializar não é?

Mas o GData AntiVirus por incrível que parece se mostrou muito leve e mesmo escaneando o sistema não consumiu muitos recursos.

GData AntiVirus 2010

GData AntiVirus 2010

O escaneamento com as duas engines não é dos mais rápidos, mas é aceitável, detectado o problema ele oferece ao usuário a possibilidade de mover o arquivo para quarentena, remover infecção ou remover o arquivo:

Detecção do GData AntiVirus 2010

O interessante é que tudo ocorre sem muita “barulheira” como alguns antivírus que mostram telas “chamativas” quando encontram alguma infecção.

Filtro de internet

No Internet Explorer e no Firefox o GData instala uma extensão para filtrar o tráfego de dados, tenha cuidado para configurar seu firewall para não bloquear a extensão (AvkWeb), caso contrário você não conseguirá nem ao menos navegar.

GData WebFilter

Configurando a gosto do freguês

Aqueles que contam com computadores modestos poderão deixar apenas um engine do programa trabalhando em tempo real e utilizar as duas apenas para verificar arquivos, para isto basta clicar em “Enable (Both Engines)-> Enhaced” e selecionar em “Use engines” a(s) que deseja. Utilizando apenas a “Engine B” é possível obter a melhor performance possível.

Configuração do GData AntiVirus 2010

As demais opções oferecem ainda a possibilidade de configurar o programa para tomar decisões ao encontrar infecções no sistema, mas o melhor mesmo é deixar em “Query desired action” para você decidir o que deve ser feito.

Requerimentos

Segundo o desenvolvedor o GData AntiVirus 2010 roda no Windows XP, Vista e 7 com pelo menos 512MB de RAM.

Mais uma vez o Brasil ficou de fora

Como é de costume, a versão 2010 do programa não está disponível em português visto que o site do programa no Brasil está estagnado ainda na versão 2008.

No site do programa em Portugal também só é oferecida a versão 2009 do programa.

Conclusão

Apesar de relativamente novo e pouco conhecido, o GData AntiVirus 2010 se mostrou um excelente programa antivírus: não é pesado, não é “intrusivo” e não é complicado de ser manuseado.

O único problema apresentado até o momento é o fato dele ser pago (US$ 24.95 para 1 computador durante 1 ano) e como é pouco conhecido dificilmente veremos promoções dele..

Caso queira, poderá fazer o download da versão trial (testes) por 30 dias nesta página.

29 comments on “GData AntiVirus 2010 (Review)
  1. Agnaldo

    Parabéns! Review muito bom. Eu até criei um tópico no fórum para ver se conseguia alguma licensa gratuita dele. Mesmo sem a instalação do disco de recuperação ainda ele ocupa bastante espaço.

    • Eduardo

      Só se for no lixo do seu computado seu favelado. Odeio miseravel

  2. rafaelsct

    Realmente ele está liderando enquanto os outros antivirus pioram (caso do kaspersky) este só melhora! É uma pena não ser muito divulgado, sendo assim não tem promoções como citado. Você não citou mas as engines de scaneamente que ele usa são a do Avast e a do Bitdefender. Acho que é um Antivirus que compensa comprar =p,

  3. Jian

    Pelos testes realizados o G-Data tá ganhando disparado mesmo… Achei o preço excelente por tudo q oferece, enquanto outros AVs q fizeram muita fama aproveitam para cobrar caro e nem sempre protegem tanto, o maior problema atualmente acho q são os falsos positivos q podem levar a perdas irreparáveis… Abraço!

  4. João Carlos

    Comprei a licença dele no site no mês passado. Realmente é muito leve e não atrapalha em nada o desempenho do PC (a não ser é claro quando se está fazendo um scan). Vale à pena adquirir a licença http://www.gdata-software.com/online-shop/anti-virus-produkte/shop/46-private-users/966-g-data-antivirus-2010.html . Um abraço.

  5. Décio

    No site da Gdata constam apenas as versões 2008 do produto em português. No entanto, no site da NetOfficer é possível baixar a versão 2010 do produto em PORTUGUÊS-BR. http://www.netofficer.com.br/downloads.shtml

  6. Rogéio

    Nossa….. podia sair um promo com a “party” do WIn7

  7. Erickson Klayne

    Rapaz eu tenho 4 pcs. Ele pode ser o bixo mais é muito pesado deixa o sistema lento.já usei como teste o pc trava.so rodou legal em uma maquina,mais também se no rodasse com 4 gb de memoria,dual core t3400,e placa de 1 gb de placa de video.eu continuo com o kaspersky.

  8. jack

    engine do avast com o bitdefender pode até ser interessante, mas a questão é a seguinte, com a nova engine do avast 5 (atualmente em beta test) será que o Gdata vai utilizar essa nova engine também? pq senão daqui a um tempo esse antivírus já não vai ser tão bom assim, e a outra dúvida é a seguinte se ele utiliza a engine do avast que ja é meio pesada, e ainda junto com ela utiliza o bitdefender, aposto que não é tão leve assim não abçs

  9. Tiago Lopes 11

    boa johnny! agora é so esperar que o teu contrato com a gdata acabe 😛 tou a brincar

  10. Ti@go

    Realmente é um bom antivirus,ele tem uma otima detecção,porem é pesado,talves seja uma boa opção pra quem tem um pc com mais de 2GB e ñ curte muito ficar jogando ou executar softwares pesados. Fiz apenas um teste,quem sabe se fosse mais leve,talves seria uma boa opção,agora estou usando o Eset Smart Security 4 e estou gostando,realmente é muito bom,leve e rapido

  11. Credibilidade

    e olhem a ruína do GDATA http://www.av-comparatives.org/images/stories/test/removal/avc_removal_2009.pdf

  12. Tiago Lopes 11

    hihihi nesse teste o eset ta igual ao avg e o antivirus práticamente do brasil, AVIRA! hahahahaha “e o burro sou eu? o ruim ruim sou eu é que sou ruim ruim” hieeeeeeeen hieeeeeeeeen” http://www.youtube.com/watch?v=Qn9w4HgeQc8

  13. Filipe

    Jonny, acho engraçado esses usuários: Usam Pentium III com 256mb de memoria e vem falar que o antivirus é pesado, é cada uma :) Vao colocar um core 2 duo, x2 2 quad e etc, uns 2 gb no minimo pra usar softwares que sejam compativeis com que usam. Vao julgar o sofware porque é pesado?

  14. Erickson Klayne

    Amigo Felipe e pesado. mais use o f-secure internet security 2010 que vc vai ver tem o mesmo tamanho e muito mais leve. agora faço manutenção em pcs top modernos.Estes micros que vc falou estão em extinção. pentium III raridade quem tem. Recomendo e use o Kaspersky,Norton,Nod,Avira. Quem puder compre não vai se arrepeder.

  15. André

    esse antivírus, segundo testes da AV comparatives, tem a melhor detectação de vírus, juntamente com o avira, pouca a mais que outros como Kaspersky, McAfee, Norton, etc… só que em compensação, esses dois (G-Data e Avira) tem o maior índice de falso positivo, deletando muita coisa que não é vírus, o que não compensa no sentido de, que ele detecta pouquíssima coisa a mais que os outros, porém faz também um “estrago” no computador. Eu tenho um pc triple core AMD Phenon X3 2,1ghz com 4 GB RAM, e uso o norton internet security, onde eu tinha o 2009 e já comprei o 2010, e não me arrependo, nunca passou nada, e isso que eu faço teste periódicos em sites de antivírus com scan on line…

  16. Juarez

    Eu uso a versao 2010 em portugues ele e otimo detecta mesmo, ja usei todos os antivirus do mercado so gostei deste.

  17. Mizael

    Usava o Avast Ed Pro, mesmo nao gostando dele, agora uso o G Data AntiVirus 2010, + o problema eh axar a ativaçao pela internet; axei um torrent com o serial dele, + no meu pc os programa para baixar torrents nao quer conectar, dar erro e mexo, mexo e nada!!! tentarei baixar no pc de conhecidos…

  18. Renato

    Uso o Norton 360 em 03 maquinas, chegam ate sair fumaça, estou satisfeito nao escapa nada, vou renovar.

  19. Wellington

    Eu usava o Kasperskay AV 2009 e em Dez fiz update para 2010. Há uns 30 dias começei a achar que ele já não me satisfazia no quesito segurança e funcionalidade. Pesquisei muito todos os AVs ditos bons do mercado. Depois de muito pesquisar cheguei a conclusão que o GDATA Total Care 2010 é disparadamente o melhor. Um pouco e muito pouco atrás está o AVIRA Premium Security Suite. O melhor de tudo é que os dois estão mantendo uma linha de crecimento ne qualidade dos seus produtos. Infelizmente como ex usuario de kasperskay eu posso afirmar que ele nem chega perto do G DATA. Quem quiser qualidade e segurança não tem nem o que escolher. G DATA ou AVIRA.

  20. Wellington

    Complementando as informações estou passando os links dos representantes no Brasil dos do G DATA e do AVIRA. Os softwares ja são em protugues e ja falei com os dois suportes e achei muito melhor que o suporte da Kaspreskay. As duas marcas já estão no Brasil e o suporte dos dois são muito bons. G DATA: http://www.netofficer.com.br AVIRA: http://www.avirabrasil.com.br

  21. SANDROIRONMAN

    Ao amigo Wellington vlw pela a intenção mas houve uma mudança de site para http://www.firstsecurity.com.br/ abraço e bons downloads.

  22. Vinnicius

    Usava o KIS 7. Era muito bom na época, fornecia uma segurança ótima mas, com versões novas foi piorando bastante. Troquei pelo AVIRA e não me arrependi, ele era bastante rápido, mas algum tempo atrás veio uma atualização que bloqueava tudo, qualquer site, como o Google, Twitter, até o Guia do Windows. Decidi trocar de novo pelo o GData, e sua instalação apesar de ter quase 300MB é muito rápida e simples. O computador ficou rapidíssimo com o GData TotalCare 2010, e com a versão 2011 ficou melhor ainda. Hoje, não troco por nada. Que continue sendo o melhor antivírus do mercado.

  23. Airton

    É bom lembrar que as Versões 2010 do G Data já estão disponíveis em Português. Muito bom. Após o uso da Versão Teste (G DataTotalCare), por 30 dias gratúito, já estou comprando o mesmo ao Preço de R$ 105,90.

  24. Jorge H Santos

    Muito bom mesmo esse antivirus. Estou usando-o em um PC “bem” modesto: um Celron 2.66 GHZ, 512 de RAM numa placa-mãe bem ‘Fulé’ com p Win7. Só demora um pouco na inicialização do Windows, depois consome bem pouco recursos do PC.

  25. Unihost Brasil - Servidores de hospedagem

    Já utilizamos este antivírus nas estações da empresa, porém, o substituímos pelo AVIRA há cerca de dois anos, que funciona muito bem! Recomendo: http://www.avira.com Abraços, Eduardo A. – Infraestrutura

  26. Jose Julio Pereira

    Realmente o G Data é um soberbo Anti Virus. Funciona muito bem, não é pesado e atende ao que cada um necessita: Segurança. Porem…e aqui está o busilos da questão. Não tente desinstalar a fera. Ele tomou conta de todo o seu PC, é como um polvo, tem tentaculos para todo lado. É pior que o Norton. Faz um mês que estou usando o Avançado Sistema Care, o Triturador e outros e ainda não consegui retirar toda a porcaria que o G Data instalou. E pensar que ainda paguei por este FDP. Estou afim de fazer uma Limpeza definitiva no disco. Mas não será que o Miseravel se instalou nas entrelinhas? Que loucura. Deviam respeitar um pouco mais os Clientes.

  27. Anônimo

    gostaria, se possível, e como proceder para revalidar meu certificado de compra, por três anos do gdata 2013, deixei de usar tendo em duas formatações quase que simultâneas do meu notebook. podem me ajudar?

  28. Waldemar

    já paguei 114,00 reais até o ano de 2016, gostaria de não perder esse dinheiro vejam (suportes) o que os senhores podem fazer estou sem antivírus.

Comments are closed.