Google Chrome OS (Operating System)

O Google está com a corda toda, e logo depois de tirar seus serviços web da “fase Beta”, anunciou que na metade de 2010 planeja lançar o sistema operacional Google Chrome OS baseado no kernel do Linux.

Google Chrome OS

O diretor de comunicações do Google Brasil se pronunciou aos principais sites de tecnologia do país e comunicou que o sistema está alinhado à estratégia de computação em nuvens, uma forma de utilizá-lo em máquinas mais modestas e aproveitar o máximo do poder de computação da rede.

Foi frisado ainda que os principais aspectos do sistema deverão ser a velocidade, simplicidade e segurança, e apesar do Google Chrome OS ser inicialmente voltado para computadores portáteis de baixo custo, poderá ser utilizado em qualquer computador baseado na arquitetura X86 com chips da Intel ou AMD.

Será que o Google Chrome OS deverá acabar com o reinado da Microsoft??

* A imagem do sistema encontrei aqui e provavelmente é fictícia. Mais informações no The Oficial Google Blog.

38 comments on “Google Chrome OS (Operating System)
  1. ricardo

    axo dificil,o Windows 7 supero até o Mac da Apple q só ñ é mais usado por ser caro,Pra superar a Microsoft a Google vai ter q evoluir muito seu sitema,pode até ser q passe o Ubuntu mas o Windows axo dificil. Afinal até o Site da Microsoft ja esta ganhando bastante usuarios,o Bing só ñ esta mais famoso,pq só esta disponivel completamente nos EUA,a Microsoft esta evoluindo bastante,agora lança um antivirus totalmente gratuito e leve,eu testei e realmente tem potençial pra ser o melhor gratuito.

    • Anônimo

      a google vai superar a microsoft facil pois esse sistema oparacional pesa 500mb e vai ser distribido de grassa pela google .

  2. Tadeu

    Agora uma coisa é certa, se não for o Google não será mais ninguém.

  3. Carlos

    Será que o Google Chrome OS deverá acabar com o reinado da Microsoft?? Bom, tem o Linux, que é grátis, na praça e mesmo assim o reinado da Lixosoft ainda continua. Então, acho meio díficil responder a esta questão….

  4. oO

    Tanto o império Romano quanto Napoleão em suas respectivas épocas também pareciam imbatíveis, mas perderam exatamente por se julgarem invencíveis… Vamos ver se a Microsoft terá o mesmo destino.

  5. Jr

    Olha gente, pretem atenção, quem está batendo de frente com a Microsoft é o Google, os kras tem bala na agulha e eu digo que este sistema vai desbancar a Microsoft pelo simples fato de ser gratuito.

  6. tiago

    ñ sei,pode ser q supere o Linux,mas o Windows axo dificil,afinal sitema da Google for igual ao linux,vai ser dificil conquistar a maioria dos usuarios da net afinal a maiorias dos softwares são feitos pra Windows. Eu testei a versão beta do Windows 7 e esta muito bom,A Microsoft esta investindo bastante para passar os concorrentes em cada setor. A Microsoft lanço o Bing q esta ganhando bastante espaço no mercado,é claro q o Google ainda é mais usado,porem o Bing só esta disponivel nos Estados Unidos,nós demais paises ainda é o Live Searsh apenas como o nome e visual diferente,mas testei o Bing americano e adorei,tem grandes chançes de ser o melhor. O Orkut da Google ja perdeu o reinado faz tempo,hj os mais usados são Facebook em segundo vem o Myspace e em terceiro o Twitter. Em Sistemas a Google tbm vai ter q encarar a Apple q é o segundo mais usado perdendo apenas para o Windows. Talves se o Linux fosse pago a empresa teria mais dinheiro para investir. Agora é só esperar para ver,agora para o novo sistema do Google ganhar do windows,ñ adianta só ser gratuito,mas tbm superior. o Windows 8 ja esta sendo desenvolvido e ele tbm vai ser bem semelhante ao Mac e Linux só q com um visual bem mais legal ainda e totalmente compativel com qualquer software pra windows.

  7. Silmar

    Não se deixem enganar por qualquer comentario,mas este é o principio da derrota da Microsoft ,o Linux sozinho nao teve força,mas com grande apoio da Goggle…Certamente nao vai ser com esta versão ,muitas deverão ser lançadas ainda .O tempo dira..

  8. Andrius

    isso parece ter ligação com o investimento pesado que a google deu ao wine..

  9. Cleiton

    Não sou favorável a esta ou aquela empresa apenas explícito os fatos. Se a Microsoft fosse tão má, tão lixo como muitos pregam, não existiria mais. Se existe é por que existem usuários para seus produtos. Cito outors exemplos. Mc donald´s e semelhantes redes de fast-food, são comprovadamente prejudiciais a saúde e nem por isso fecharam as portas. Então se a Microsoft sobrevive deve ter seus méritos e o know how conta muito.

  10. Versuri

    Totalmente tendenciosa a PC World prevê que o Google OS não dará certo, vejam porque: http://pcworld.uol.com.br/reviews/2009/07/08/cinco-motivos-que-podem-fazer-o-google-chrome-os-nao-dar-certo/ Abraços Versuri

  11. Pingback: Tema Chrome O.S para o Windows XP ou Vista

  12. Antonio CAser

    Tomara que o Google Chrome OS, acabe com o reinado da microsoft. A própria microsoft incentiva a pirataria aqui no Brasil, porque vende seu software a peso de ouro. Eles tem que saber que no brasil a moeda é (ir)Real R$, não é dolar U$, e o salário mínimo aqui é a miséria de R$ 465,00. Eu calculo que quase 80% dos softwares doméstico é pirata. E teje dito!

  13. Antonio Souza

    O mundo precisa de uma empresa de peso como a Google que envista em um sistema operacional livre como o Linux. Quem sabe assim, empresas de software e drivers para hadwares se animem e passam a olhar mais para o Linux. Assim o SO Linux pode bater de frente com outros SOs. Pois a concorrência só nos faz bem. E particularmente uso Linux (Mandriva, SUSE e Ubuntu). Mas, sou a favor de mais de um tipo de SO. Tem lugar para todos. Só não podemos ficar fazendo apologia a nada neste mundo. O importante que sejamos felizes com o que usamos.

  14. Rodrigo Itachi

    Olha nunca fui com a cara da Microsoft, depois q ela lançou akele lixo chamado VISTA eu realmente desisti dela… ficava no dual-boot do ubuntu com XP Mes passado resolvi testar o Win 7… cara q diferenca… o RC ja era absurdamente melhor em tudo q o vista… chagava a ser mais rapido q o XP… Resumindo: tenho fe no chrome… mas tem q estar muito bom pra superar o win 7…..

  15. White_hats

    para quem quizer fazer o download da ISO beta teste ai vai o link http://www.downarchive.com/software/operating/48854-chrome-os-04220-beta-x86-iso.html

  16. Carlos

    Brigas a parte a verdade é que a computação vai mudar muito nos próximos anos. Exemplo o Iphone que já substitui quase 70% do uso de um notebook em campo. A verdade é que o uso geral de computadores vai ser substituido por TVs digitais conectadas na internet e as empresas estão vislumbrando isso e adaptando seus sistemas. O Chrome OS se visto apenas para PCs pode não ser tão interessante mas se vocês vislumbrarem ele em outros tipos de dispositivos a coisa muda de figura. Ainterface dele lembra mesmo é o bom e velho MSX… que a gente usava com TVs…

  17. Fabiano

    Caras. se o google conseguir desenvolvier um sistema, rápido… estável… seguro… e que rode a maioria dos softwares que utilizamos no windows.. ai sim… tô dentro…

  18. Marcus

    Olha, sinceramente, não acho que a Microsoft vai ser desbancada tão fácil, se o Linux não conseguiu ainda, muito difícil esse sistema da Google conseguir, como alguns falaram aqui, a Microsoft ta investindo muito, o bing é muito bom, não tanto quanto o Google, mas existem várias funções lá que não achei no Google. Os serviços que o Google oferece, como o Orkut não á mais o mesmo, Twitter, Facebook são muito mais usados hoje, foi até lançado esse novo orkut, que pra mim é uma opção desesperadora do Google chamar seus usuários de volta. O Google bate de frente com a Microsoft mas ainda não está ao nível de derrubá-la, falta muito ainda, mas não é impossível, já que o mercado tecnológico é surpreendente, tantos programas e funções surgem do nada, de meros estudantes de informática, mas igual foi dito, muitos se julgam invencíveis e são esses que acabam levam um tombo maior…

  19. edson

    Quem ganha esse reinado ninguem pode prever ! Por exemplo, o MacOS e’ considerado por muitos o melhor sistema operacional da atualidade, mas e’ atrelado a um hardware extremamente caro e inflexivel, com vida util baixa, e o pior de tudo, nao tem software para ele, pra se ter uma ideia, a empresa que trabalho, gastou para desenvolver o sistema de gestao deles (da SAP), custou a bagatela de de um milhao de reais, pra rodar no windows, pra se ter esse dinheiro de volta a empresa precisa usar o software no minimo 15 anos, se nao fica no preju !! issso acontece com milhoes de empresas no mundo, se irao adotar outro sistema operacional, tem que mudar o coracao do sistema operacional, e esse coracao chama-se SOFTWARE. O Linux, e’ bom seguro, gratuito, mas sofre do mesmo mal de um sistema novato, nao tem software, ninguem que, ou pode reinvestir milhoes pra colocar seus softwares pra trabalhar em outro sistema operacional, pq saiu algo novo no mercado e aquilo e’ o bummm do momento, Lembre-se dos BANCOS brasileiros, 80% deles ainda rodam sistema feitos em COBOL, desenvolvidos na decada de 70, ou 80, imagina os custos para converter isso ai pra outra linguagem, ou sistema operacional. Tudo isso conta, pode ser que o Chrome-OS, com a ajuda do Google, que tem muita influencia no mundo corporativo mude essa historio. Masss esperar pra ver, pq tudo pode acontecer, quem nao lembra q alguns anos atras a IBM, LOTUS,CA,ALDUS,CLARIS, etc.. etc.. iriam perder os seus tronos em seus segmentos de softeware, Alguem lembra da historia do cara que inventou o DOS ?, quando a IBM procurou ele, disse q qualquer q fosse a proposta, nao taria interessado, e nao pode conversar com a IBM naquele dia pq iria passear com a mulher no seu novo aviao !!, na epoca 90% dos computadores do mundo rodava seu OS, o famigerado DR-DOS, Entao, mesmo a Microsoft dominando o mercado, nao deve dormir no ponto. Vamos aguardar, eu gosto de novidades, quem ganha com isso sao os usuarios !

  20. Jeferson Ribeiro

    Sera realmente que o Google vai conseguir superar a Microsoft? jefersonriebiro.iasd@yahoo.com.br

  21. Tiago Neves

    A microsoft nao é a lider do seguimento OS ja faz tempo, o que acontece é a comparação de usuário desde de quando nao existia linux, se comprar quantas pessoas migraram para linux depois de Ubuntu a relativa as pessoas que estavam disposta a mudar é muito! O lance do google é que eles vão acertar na mosca, todo mundo usa o computador para internet hoje, 90% das vezes. E é óbvio que o primeiro sistema operacional que for a propria internet ganhou a aposta.

  22. ******

    cara….é tão obvio que linux é melhor que microsoft..TÂO obvio..que acho que esse sistema da google não vai ficar para tras…windows é um lixo..eu uso suse e ubuntu aqui…(nem estou aoresentando argumentos direito aq mas dane-se eu fiquei me quebrando a semana toda defendendo o linux que estou sem folego)..mas o que eu quero dizer é que o moyivo pelo qual a google vai ter chances de creecer nesse ramo é pq a microsoft não presta..ela da a vitoria cara

  23. Douglasm

    Bem devemos levar uma coisa em questão. Que a linux é gratuíta, no entanto as empresas de jogos, de programas privativos, não se interessam em abrir seus códigos fontes justamente porque não as interessa, deixar de ganhar. É este o motivo que a microsoft não foi ainda ameaçada, não obstante a google, sem querer fazer partido ou defende-la, a muito tempo deixou de ser um simples site de busca, ela está voltada para tanto as pessoas quanto para as empresas, com seus programas de email, música, desktop, entre outros. Porque vocês acham que a google tira exatamente o que o usuário necessita?! É graças ao seu navegador, que aquilo uma grande quantidade de usuários procuram, eles vão e fazem. Fato que a própria microsoft investiu pesadamente milhões no fracassado Bing, procura trazer o Gazelle aos palcos ciberneticos, ou seja correndo atrás da google. A microsoft está exatamente onde a google queria, 10 passos atrás. Enquanto a microsoft insiste em criar OS, com licença, sendo que o ‘bam’ do momento é criar OS livres e prestar suporte, isso vemos o crescimento da linux, a google se antepos a esta tendência e cria o Google chrome os, leve, simples e dinâmico, voltado apenas para a internet, o que todos procuram… É por estes e outros fatos que a Google está sim a passos de conquistar o mercado e retirar o trono da Microsoft. Quem viver verá!!! Douglas de Aquino Mendes.

  24. Eduardo

    E de rir a opiniao de certas pessoas que dizem que o Windows 7 pode ser melhor que o Mac OS… so fala isso quem nunca usou o Mac OS…a maioria das melhorias e efeitos que a Microsoft tem usado nos seus ultimos sistemas tem sido uma copia barata do Mac OS… Acho que a Google pode incomandar sim ( e vai.. ) a Microsoft … desde que ele ja nao apresente tela azul sera um grande avanço.. Enquando as pessoas ficam achando o Windows 7 uma maravilha…comprem um Mac e usem o Mac OS … ate pq o sistema e mais barato do que essa nojeira do windows que a gente tem que conviver… E salve o Linux , Mac Os , Google Chrome e td mais que vier por ai pra bater essa vergonah da Microsoft que cobra 700,00 por um sistema que ao instalar ja tem um update de quase 400MB e varias telas azuis de plus.. que nem diria nosso amigo Boris Cassoy , Isso e uma Vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. Leandro Sciola

    Sou usuário de Linux e estou muito satisfeito… Mais o Mac OS é o melhor sistema operacional existente… Segue abaixo os 3 melhores sistemas opercionais do mundo… 1-) Mac OS 2-) Windows 3-) Linux

  26. Marcos

    Discussão interessantíssima ! Acho que a briga acirrada entre empresas produtoras de SO’s tende a ser uma ENORME vantagem para todos da área de TI e usuários finais. Quanto a VESTIR A CAMISA de um sistema operacional acho isso interessante … mas meus amigos nesse mundo capitalista isso definitivamente NÃO PAGA AS CONTAS o sistema operacional/linguagem de programação/etc etc de melhor qualidade é o que PAGA SUAS CONTAS …. ficar defendendo uma tecnologia ou outra deve ser algo consciente …. quando você tem um projeto nas mãos e pessoas que dependem de suas decisões questões como produtividade e manutenção são importantíssimas, mais do que defender uma bandeira de uma causa simplesmente POR ORGULHO ….

  27. Rildo

    O Chrome nao vem para disputar o DEKTOP da Microsoft. Se pesquisarem mais, vão descobrir que o Chrome irá explorar o Cloud Computing ou seja a computação em nuvem. É um sistema simples de cófigo aberto. O que poderá atingir de fato a Microsoft é que o Chrome é código aberto e aí idéias poderão surgir…

  28. João Comedor

    Vcs estão loucos? Nunca que o Windows superou o Mac OS… Utilizem o Mac apenas uma vez e veja a diferença… quem fala que é tudo igual é por que nunca tocou em 1 mac. Agora, o Google pode não ganhar mercado, mas que vai ser melhor que o windows, com certeza será… O Windows copia as ideías da Apple, é caro, e não funciona, ou vocês acham que um sistema como o XP que ficou bom depois de 10 anos é o ideal? olhem o vista, cópia do Tiger… e horrível para se trabalhar, se não fossem o monopólio de softwares, utilizaria apenas linux, que é muito mais decente. Agora, só faltam alguém postar aqui que o Windows é melhor que o Ubuntu…

  29. Mike Firckson

    Só corrigindo um post do EDSON, o sistema operacional da estação de trabalho não tem nada a ver com o SAP, temos SAP rodando em MAC OS e LINUX da mesma forma como em Windows. http://www.sap.com/platform/soa/index.epx http://www.sap.com/brazil/platform/netweaver/index.epx

  30. Alan Araujo

    Essa discução está ótima, e não consegui ficar só lendo. Bom, trabalho com computadores desde 1986, e tive a oportunidade de ver a evolução dos sistemas operacionais desde então. Na minha opinião, o Linux foi o sistema operacional que mais evoluiu. No início, era quase impossível um usuário comum (que não fosse ao menos programador) instalar, dava incompatibilidade com tudo por não ter drivers, e funcionava muito mal. Isso “queimou o filme” do Linux. Hoje em dia, temos várias distribuições diferentes, e com todos os drivers e programas pré instalados que se possa imaginar. Eu utilizo o Ubuntu e estou muito satisfeito, pois não preciso colocar HDs gigantes nem aumentar muito minha memória para ter um computador rápido. Já o Windows, é um engolidor de recursos. Ele precisa cada vez mais de memória, processamento gráfico e de CPU. Tem deficiências já apontadas aqui por muitos, mas infelizmente é o sistema operacional mais usado, portanto o mais popular, e com mais softwares disponívels. Lamento muito o sistema operacional da IBM, o OS/2 (quem lembra dele?) não ter vingado, pois naquela época, já era melhor do que o Windows. MAC OS é o melhor sistema operacional existente, mas é covardia compará-lo aos outros, pois é um programa fechado para rodar numa plataforma fechada. Aí fica fácil, pois todo o sistema operacional, desde seu núcelo até seus drivers e efeitos de imagens são próprios para a plataforma. Cloud computing (computação de nuvem) é o futuro da tecnologia que usamos. Por enquanto, faz todo o sentido reclamarmos que os aplicativos de internet não têm todas as funções dos “stand-alone”, mas isso abre uma discução ainda mais acirrada. Realmente, eu não preciso gastar espaço em HD para aplicativos gigantes (como MS Office, Photoshop), se eu só uso 10% das funções. Já repararam o quanto a CPU fica sem utilização enquanto digitamos um texto ou uma planilha? Para que então um computador mais rápido? O Google OS, ao contrário do que estão falando, não serve somente para netbooks, mas para cada usuário de computador que não precisa de funções específicas de algum software. Já existe, inclusive, projetos de cloud computing “interno”. Ajudei a instalar um sistema, baseado em Linux, no qual fica um servidor dedicado de boot, um servidor não dedicado de sistema operacional (Ubuntu) e 5 máquinas (inicialmente) dando boot remoto e usando os aplicativos instalados no servidor de sistema operacional. Como os terminais burros não precisam de muito hardware, usamos 5 Pentium I com 128mb RAM sem HD que, inicialmente, iria para o lixo ou para alguma doação para órgãos como CDI, por exemplo. É isso amigos, espero ter colocado mais informação e pimenta nessa questão infinita sobre sistema operacional e o futuro da computação.

  31. Guilherme

    Caríssimos, é necessário uma revolução na informática, assim como o Amiga inc fez na dec 80. Precisamos de um Sistema Operacional para uma plataforma realmente multimídia, 3d e interconectada. Precisamos de um desktop do OS que trabalhe em 3 dimensões e um mouse que corresponda. Precisamos de tablets, óculos ou lentes, que sejam verdadeiras estações, que possam ir onde nós vamos. Onde possamos ter receptores e emisores digital e de ondas eletromagnéticas (no mínimo AM a TV no mínimo) de modo que amplie a gama de possibilidade de interação do usuário, devemos dar um fim neste modelo de janelas estáticas. O computador tem que passar a ser uma extensão do corpo humano e da mente humana. A revolução informática!

  32. Julio

    MICROSOFT É O CARVALHO VIVA O SOFTWARE LIVRE!!!!!

  33. ZiTO

    Linux é terrível, cópia barata do Windows ;D Prefiro meu Windows 7 pirata com um Office totalmente funcional e ágil;

  34. douglasm

    Antes de questionar a sua afirmação Zito o0. Vamos remontar a própria Microsoft, concebeu através de truques e enganações o windows na década de 70. Vale a pena citar aquela frase do Bill Gates, no filme “Piratas do vale do Silicio”, onde ele chegando à Apple, na época já uma grande corporação com milhões girando, ele fala ao Paul Alen: “Os Bons artistas copiam, os grandes artistas roubam”. Onde ele se infiltra na apple, consegue a confiança do Steve e consegue o código fonte da Apple 1, ai ele faz com que aquele programa DOS, lixo, vire um programa com interação gráfica. Portanto, mencionar que o linux é uma cópia barata do windows, tudo bem pode até ser, em partes – porque o windows não é nem aos pés do Linux, mas é feito tudo isso, porque as pessoas estão viciadas, alienada, à interface windows e o linux tenta se aproximar o máximo possível, para captar usuários sem experiencia. A idéia tem dado certo, para se ver os adeptos do Ubuntu, que já é uma grande comunidade. A em relação ao Seu programa pirata, onde você tem que se esconder da Microsoft. Baixa o Ubuntu 10.0 e seus skins, é totalmente free e tem mais funcionalidades do que o Seven, e não dá pau não tem virus e atualizações são para todos os bolsos, não para aqueles que pagam mais. E lhe garanto que é muito mais ágil que a mistura de XP com Vista(seven). Douglas de Aquino Mendes.

  35. Douglas

    Imaginem se o windows vira código aberto, creio que vai aparecer muito vira casaca se isso acontecer

  36. synbiose

    sim o windows é o melhor…. conseguem por um windows server numa boxzita (486) com 16 ram, 500mg disco? pois, com linux dá, seja ele slack ou outra mini distro qualquer!! (sem ambiente gráfico com apache, php, ftp, ainda fico com 4megas livres..) ;)) a box la de casa ta sempre a rular, junto ao media center com 5 teras a partilhar na rede!! sim sem duvida o windows é o melhor….

  37. Anônimo

    Baixar o Navegador Google Chrome por favor.

Comments are closed.