Idec convoca internautas para pressionar Anatel

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor criou uma página convocando todos os usuários de internet do país à pressionar a Anatel para que melhore a qualidade da banda larga.

A ideia é que todas as quintas-feiras os participantes encaminhem o manifesto para a Agência para exigindo abatimento na conta proporcional do internauta que não recebe a velocidade total contratada. Atualmente as operadoras garantem apenas 10% da velocidade contratada e apesar das inúmeras reclamações, não há regulação que garantir o que pagamos.

Internet lenta

O IDEC reivindica também novas regras de qualidade de atendimento ao consumidor, prazos máximos para reparo, instalação e resolução das reclamações e ferramenta certificada pelo consumidor para medição da qualidade e velocidade da conexão. Além disso, a proposta prevê que cidades com mais de 50 mil assinantes deverão entregar aos consumidores pelo menos 60% da velocidade contratada.

Segundo a entidade, os provedores de banda larga fazem uma enorme pressão para que a regulação seja fraca e vaga. Os consumidores precisam se manifestar para que a Anatel atenda não apenas os interesses das empresas.

15 comments on “Idec convoca internautas para pressionar Anatel
  1. Eusebio

    Olá Jhonny! Parabéns pelo artigo amigo! Por gentileza, me esclareça esta dúvida: Recentemente eu contratei um plano de 2 megas da Oi Velox (pelo menos foi a velocidade máxima que disponibilizaram para mim) e a taxa de download máxima de acordo com a minha velocidade contratada chega à 237 kbps. De acordo com este artigo, a taxa de download deve ser a mesma da velocidade contratada por cada usuário (no meu caso, 2 megas)?

    • Bruno Guimarães

      Olá Eusebio, Existe uma diferença nos termos de velocidade contratada e taxa de download. No caso, sua velocidade contratada é medida em Kbps = Kilobit e Mbps = Megabit. No seu caso 2Mbps ou 2048Kbps. A taxa de download (a velocidade mostrada no download) por sua vez é medida em KBps ou Kilobytes por segundo. A conversão de bit para byte é 1byte = 8bit. Logo 2048 kilobit / 8 = 256 Kilobytes (taxa de download maxima). Se a velocidade que você informou (237kbps) for a velocidade de download (a que é vista durante o download), então tá tranquilo, mas se for a velocidade de contrato, então tá mal. Uma dica, teste sua velocidade usando o http://www.speedtest.net ou outro site de testes, lá irá informar sua velocidade atual em Mbps (que é a unidade de medida do contrato), confirá e veja se bate com a velocidade contratada (deve oscilar entre -10% ou 1.8Mbps e +10% 2.2Mbps) valores muito abaixo, indicam problemas ou má qualidade no serviço. Já passei por N operadoras, algumas extremamente ruins como o caso da Oi, que lhe engana e ainda tem um pessimo atendimento. e por algumas excelentes como a GVT e a NET, que mesmo tendo alguns problemas, possuem um otimo atendimento.

      • Eusebio

        Bruno, muito obrigado por sua ajuda em me esclarecer esta dúvida, amigo!

  2. valney ba

    temos que nos mobilizar e se unir para mudar e garantir o nosso direto…pagamos uma velocidade e recebemos 1/3 =um terço..vms ver se eles vão aceitar receber um terço do que contratamos??? principalmente a tal (( Oi )) da qual sou cliente insastifeito…que pena que a GVT não pega aki…boa noite… vms lutar pelos nossos direitos e não deixa os empresarios dominar tudo…

  3. Luciano

    Ok, vale a pena… Talvez. OAB deveria mover AÇÃO PUBLICA contra essas regras de contrato, isso sim! E, de quebra, Ministério Público (que por incrível que pareça, não aceita “reclamações” cadastradas online – idem ocorre com PROCON – já percebeu que… “coincidência”?) deveria receber essas reclamações.

  4. Antonio

    Mutio justo isto eu aprovo valeu

    • rejanysilva

      valeu mesmo.

  5. Thomazini

    Assim quem sabe a telefônica resolve me disponibilizar o speed e Eu parar de usar esta coisa arcaica da discada.

  6. Lucas ^^

    Toda quinta vou está batendo ponto nesse site. Bela informação Jhonny.

    • rejanysilva

      vc e outro menino conhce o jonnhy

  7. Denker

    Apoiado. Essa causa diz respeitos a todos. É de nosso interesse. Valeu pela dica, Jhonny.

  8. Danilo

    Já fiz a minha parte e sempre que puder indicarei o link pra mais alguém!

  9. Hainar Zahar

    Eu negocio diretamente com a minha operadora de serviço de inernet( No caso a GVT) em todas a minhas solicitações dui atendido prontamente, e sempre recebi o desconto pertinente a eventuais problemas de interrupção do serviço ou má qualidade quanto a velociade abaixo do contratado. Para citar um exemplo, recebi um desconto de R$ 690,00 , em conta, quando constatei que nao recebia o sinal de 15Mb contratados. agora estou tentando receber a multa contratual de R$ 300,00 reais incidente no cancelamento do plano recebido. Neste caso a operadora vendeu um serviço que nao tinha condições técnicas de entregar, e ja assumiu a culpa pelo inconveniente. Informo ainda que durante o processo de negociação que levou uma semana, tive total apoio da ANATEL, que cumpriu com seu papel de forma exemplar. Entendo a importância de uma mobilização como a proposta aqui, mas, creio que essa pressão deve ser exercida em cima das prestadoras de serviço de internet que ainda não dispensam ao usuário o devido respeito, condicionadas que estão aos velhos moldes da sociedae atrasada em que vivemos até a década de 80, onde a lógoca do mercado era comprar o que estava sendo vendido, e não o que se queria. Estes tempos fazem parte de um passado recente e não podem ser esquecidos, apartir deles podemos exigir acesso digno e compatível àquilo que pagamos.

  10. jota andrade

    gostaria de saber se existe a possibilidade de na caixa de conexões telefônica de edificios pode ser inserido algum dispositivo nocivo para acessar clandestinamente meu sinal como programas espiãs ou furto do sinal e se é possivel através do meu pc detecta-la, outrossim, minha velocidade esta incompatível com os 15 megas contratados, devido ao grande nr de reclamações resolvi checar, espero que a gvt rio sane o problema. bom ano á todos…..

  11. rejanysilva

    olha vc sao legais pra mim

Comments are closed.