Inicialização do Windows 8 será até 70% mais rápida que do Windows 7

Através de uma publicação no blog oficial, a Microsoft revelou que o Windows 8 terá o chamado “modo de inicialização híbrido” que resulta em uma inicialização até 70% mais rápida se comparado ao Windows 7 e seus antecessores.

Na publicação, o engenheiro da empresa revela ter feito uma pesquisa e chegado a conclusão que a maioria dos usuários prefere desligar completamente seus computadores ao invés de hiberná-los visando principalmente um menor consumo energético, consumo este necessário nos modos Sleep e Hibernar. Dos entrevistados, 57% dos usuários de desktops e 45% dos usuários de notebooks revelaram que desligam totalmente o computador após o uso.

Com o novo “modo de inicialização híbrido” ou “boot híbrido”, o Windows 8 terá as principais vantagens do desligamento com o sistema de hibernação. No novo sistema, serão encerrados apenas as sessões de usuário e os dados do kernel serão escritos no disco rígido através da tecnologia Extensible Firmware. Isto fará com que seja muito mais ágil o processo de retomada de todo o sistema evitando que o Windows seja obrigado a se “reconstruir” do zero.

Com o avanço das tecnologias utilizadas em hardwares era de se esperar que o Windows 8 acompanhasse isso. A Microsoft afirma que o novo modo de inicialização rápida trará benefícios em quase todos os computadores, seja ele com SSD ou HD, mas as pessoas que vão conseguir extrair o máximo do novo recurso são aqueles que utilizam discos sólidos.

No vídeo acima, o notebook que está rodando o Windows 8 possui um processador multi core e disco SSD, aliás, discos SSD por si sós já ajudam a diminuir o boot de qualquer sistema.

5 comments on “Inicialização do Windows 8 será até 70% mais rápida que do Windows 7
  1. Lucas ^^

    Já era hora disso acontecer com Windows, que apesar da sua versão Seven ter melhorado (e muito) o tempo de encerramento, o tempo de inicialização é bastante demorado. Claro, se a promessa se cumprir.

  2. Marcos J

    Tomara que seja mesmo verdade e não mais uma estratégia de marketing, pois o linux, diferente do windows, só costuma liberar o desktop após todos os processos estarem carregados. O windows até libera “rapidamente” o desktop, mas temos que aguardar o carregamento de outros programas essenciais como antivírus e tweakers entre outros. Provavelmente este teste foi feito levando em consideração que não há nenhum antivírus instalado e após uma instalação limpa do windows sem nenhum uso posterior!!!

    • Euclides

      É isso mesmo, fora que os discos ssd são caríssimos.Já que a MIcrosoft é tão grande, bem que podia inverstir em pesquisa para poder baratear eles, já esta na hora.

  3. Bruno Tarenta

    A hibernação já é bem antiga, quem utiliza sabe que é bem mais rápida a retomada do sistema… …E que os discos SSD também são muito mais rápidos que os discos comuns é outra coisa sabida há bastante tempo… – É no mínimo engraçado a Microsoft fazer propaganda de um boot mais rápido utilizando hibernação em um disco SSD…

  4. Adriano

    Não tendo aquela demora com o windows update ta bom, pois as vezes a gente quer desligar o pc rapido e tem que esperar concluir as atualizações. E eu acho que nao é tão rapido como mostra no video.

Comments are closed.