Intel anuncia a Marca Intel® Atom™


Processador Intel® Atom™ será o nome da nova família de processadores de baixo consumo projetados especificamente para dispositivos móveis para a Internet (MIDs) e para uma nova classe de computadores simples e de baixo custo, orientado para a Internet, que chegarão ao mercado ainda esse ano. Juntos, esses novos segmentos de mercado representam uma nova e significativa oportunidade para ampliar o mercado geral para o silício da Intel, utilizando o processador Intel Atom como base. A empresa também anunciou a tecnologia de processador Intel® Centrino® Atom™ para plataformas MID, formada por múltiplos chips que oferecem a melhor experiência de Internet em um dispositivo de bolso.
O processador Intel Atom é baseado em uma micro-arquitetura totalmente nova, projetada especificamente para dispositivos pequenos e de baixo consumo, ao mesmo tempo em que mantém o conjunto de instruções de compatibilidade do Intel® Core™ 2 Duo que os consumidores se acostumaram ao utilizar um PC padrão e a Internet. O design conta com suporte para múltiplos threads para um melhor desempenho e uma melhor capacidade de resposta do sistema. Tudo isso em um chip que mede menos de 25 mm, o que o torna o menor processador da Intel.
Esses novos chips, anteriormente chamados pelo codinome Silverthorne e Diamondville, serão fabricados utilizando o processo de 45nm da Intel, líder da indústria, com a tecnologia hi-k metal gate. Os chips contam com uma especificação de dissipação de temperatura (TDP) na faixa de 0.6 a 2.5 watts e atingem velocidades de até 1.8 GHz, dependendo da necessidade do cliente. Em uma comparação, os atuais processadores móveis Core 2 Duo possuem uma TDP na faixa de 35 watts.
A Intel declarou que o processador Intel Atom também possui potencial para futuras oportunidades de geração de receita para dispositivos eletrônicos de consumo, aplicações embarcadas e thin clients.